Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos, para minha primeira postagem aqui no site gostaria de retirar uma duvida antes de agir, tenho um computador com as seguintes configurações:
i5 7400 3.0hz + GTX 1060 3gb + 2x8gb ram. Recentemente pra ser mais preciso a 1 mês, fiz a troca do meu monitor que era um Acer 1600x900, para um da Pichau o Spro24 que tem a resolução nativa de 1920x1080 com 280hz, fiz essa mudança pois até então acreditava que meu monitor antigo não supria as minhas necessidades, após essa mudança meu computador começou a apresentar alguns problemas, sendo eles leves travamentos, queda de FPS em jogos que antes tinha um desempenho constante, alguns bugs de imagem tais como artefatos na tela (apresentou ontem pela primeira vez), conversando com alguns amigos e avaliando o desempenho pelo MSI Afterburner, vi que meu processador na maioria das vezes esta em 90-100% de uso enquanto a placa de vídeo fica em 50-80% porém a 80 Graus, gostaria de saber a opinião de vocês se devo mudar o processador apenas, já que minha placa-mãe é uma h110m vh pro, e suporta até um i7 7400, ou se deveria ir direto para um kit com placa-mãe + processador + memória RAM e manter apenas a placa de vídeo e qual kit vocês me indicariam, desde já agradeço a atenção de todos, muito obrigado!

Postado

Você joga com FPS destravado? que se for jogar com o fps do seu monitor nesse seu computador não da muito certo, ele não é pra isso.

esses artefatos na tela não é stuttering, uma linha de esquerda a direita '' vibrando''  ou artefatos mesmo colorido??

eu recomendo você instalar o hw monitor

https://www.cpuid.com/downloads/hwmonitor/hwmonitor_1.49.exe

instale, deixe ele aberto monitorando sua maquina e vá jogar, jogue uma meia hora pra mais, deixe dar esses '' artefatos'' que você diz, depois feche o jogo e vá ao programa que já está aberto.

Bata print da parte de frequência do processador, da porcentagem de uso do processador, da temperatura do processador, role a pagina do programa até em baixo e faça o mesmo com os detalhes ali mostrados da placa de vídeo e poste aqui.

Antes você tinha um monitor perfeito para o seu computador, agora você comprou um monitor que não é o ideal para a sua maquina, você vai ter que limitar a 60FPS, se deixar o fps solto vai tirar leite da sua maquina tentando alcançar o fps do monitor.

Postado

Com certeza, vai baixar temperatura, porcentagem de uso e a tendência é se ta dando Throtling resolver esse problema também.

mas faça o teste com o hwmonitor, recomendo pra gente saber o raiox da sua maquina.

Postado

@Mike Yorran jogar com FPS travado numa taxa que seu PC consegue lidar confortavelmente sempre vai proporcionar melhor experiência que deixar o FPS solto, a consistência é a chave. Por isso que muitos dizem que a experiência de jogar num console é melhor, isso porque lá geralmente há mais foco na consistência, o jogo é feito para manter uma taxa de FPS fixa (ou próxima disso). E dificilmente eles vão fazer o hardware do console trabalhar no talo, precisa haver uma folga para lidar também com partes mais pesadas do jogo e manter o bom desempenho.

Em jogos de campanha não vejo muito motivo para passar dos 60 FPS, se seu monitor tiver mais que 60Hz e seu hardware der conta de empurrar mais FPS, dá pra tentar travar em uma taxa mais alta dentro do que o monitor consegue entregar. A única vantagem de jogar com altas taxas de FPS, mesmo em monitor com baixa taxa de Hz, é em jogos multiplayer onde você teria tecnicamente menos input lag, mas nem sempre isso vai fazer tanta diferença na prática. Acho que se você aprender a jogar numa taxa de FPS estável com input lag estável, você ficará até melhor no jogo.

• Amei 1
Postado

repara que o seu processador está no limite.

image.png.aab49a540a155ff86d6871338b13404c.png

beirando os 100% de uso, se não fez, limita o fps pra ver se te ajuda, se não te ajudar eu diria que só fazendo um upgrade.

são duas coisas ai que você alterou com a troca de monitor, a resolução que vai usar bem mais processador e os hertz que puxa bem mais fps da placa de vídeo e consequentemente o processador trabalha pra entregar isso tudo.

Postado

@Mike Yorran se você for fazer upgrade de processador agora ou mais pra frente para ter mais tranquilidade, não compensa pegar Core i7 de 7ª geração não, um i7 desses hj perde para qualquer Core i3 mais atual. O pessoal tem coragem de vender Core i7 7700 (provavelmente usado) entre R$1.000 e R$2.000, um Core i3 10100F novo custa menos de R$500 e tem o mesmo desempenho.

Com R$1.150 você pega um Core i5 12400F que deixa esse Core i7 no chinelo. Para usar um processador mais recente a troca de placa-mãe será obrigatória, e você também precisará de RAM DDR4 de boa frequência, tudo iss ainda deve sair menos de R$2.000.

Veja abaixo no teste sintético, Geekbench 6, o i5 12400 consegue o dobro de desempenho multi-core e 60% mais single-core que o i7 7700. Também vou deixar de bônus o Core i3 10100 pra você ver que ele faz basicamente a mesma pontuação do i7 custando menos da metade.

https://browser.geekbench.com/processors/intel-core-i7-7700

https://browser.geekbench.com/processors/intel-core-i3-10100

https://browser.geekbench.com/processors/intel-core-i5-12400

• Amei 1
Postado

@Eduardo @GuilhermeGB Muito obrigado gente pela atenção de vocês, por hora vou ter que estar avaliando o que sera mais util, pois gastei uma boa parte do orçamento neste monitor, então ou deixarei ele de lado e usarei o meu antigo, ou irei ver o que posso fazer com um kit de upgrade, pois terei de mudar tudo radicalmente!

@GuilhermeGB @Eduardo Estava analisando os kits aqui na internet, o que acham dessa opção do Core i5-12400F, H610M DDR4, na qual eu poderia estar reutilizando minhas memórias ram que são DDR4 2133, para não sair muito caro o kit, pois somente esses dois já esta saindo a R$1.800 ! Se tiverem alguma outra opção para indicar também estarei olhando!

• Curtir 1
Postado

Eu gosto dos Intel décima segunda geração pra frente, os modelos não tão ruim, pesquisa bem os preços, talvez você consiga melhorar.

As tuas memórias, lembrando que as frequências delas são bem baixas, vai perder um pouco de desempenho com o processador novo, independente se for amd ou intel, de começo pra quebrar um galho dá,  mas já vai pensando em um futuro um kit de 32GB de frequência maior.

Postado

@Eduardo @GuilhermeGB Estive avaliando os valores e pelo orçamento para não pesar muito resolvi fazer a troca apenas do kit placa-mãe + processador, e então surgiu a duvida do que poderia ser mais útil a longo prazo, tenho tanto a possibilidade de um i5 12400f + B660M DS3H DDR4, que esta um pouco mais cara, ou um i5 12400f + ASUS Prime H610M-E D4, em ambas as configurações iria mantar e minhas memórias DDR4 2133mhz, a fonte de alimentação e a placa de vídeo, quero montar um kit básico mas que me possibilite futuros upgrade tanto de frequência de memória quanto de quantidade igual o colega falou ali em cima, se tiverem algumas opções mais "custo beneficio" podem estar mandando aqui ou até mesmo privado, não sou da área e estou a procura do que pode ser melhor!

Postado

Desce um pouco o processador, você vai ter um processador melhor que u I7 de sétima geração e pega uma placa-mãe decente priorizando o futuro, que podes colocar um i7 ou i9 grande futuralmente ai depois.

Processador Intel Core i3-12100F, 4-Core, 8-Threads, 3.3GHz ( 4.3GHz Turbo), Cache 12MB, LGA1700, BX8071512100F 669,00

https://www.pichau.com.br/processador-intel-core-i3-12100f-4-core-8-threads-3-3ghz-4-3ghz-turbo-cache-12mb-lga1700-bx8071512100f?gclid=Cj0KCQiA6fafBhC1ARIsAIJjL8m1dLMh2OinD68yDjEk1OAs9j7H8lFBlTPjws2cf_rvJwQxoiEiTUEaArccEALw_wcB

placa-mãe ASUS TUF Gaming B660M-PLUS D4, DDR4, Socket LGA1700, M-ATX, Chipset Intel B660, TUF GAMING B660M-PLUS D4 1089,90
https://www.pichau.com.br/placa-mãe-ASUS-tuf-gaming-b660m-plus-d4-DDR4-socket-lga1700-m-atx-chipset-intel-b660-tuf-gaming-b660m-plus-d4

Alias, você comentou da sua fonte, qual é o modelo mesmo?

Postado

A ideia de pegar um i3 agora pensando em upgrade para algo melhor na 13ª geração (ou 14ª geração se os rumores de confirmarem) é boa, e o 12100F já será um salto enorme em comparação com seu i5 7400, sendo ainda mais rápido que o i7 7700 também.

Para próximo upgrade sugiro um Core i5 de 13ª geração ou 14ª geração (se a Intel mantiver a compatibilidade). Os Core i5 de 13ª geração possuem uma alta contagem de threads e isso deve continuar ou melhorar na 14ª geração. Então é certo que vão conseguir se dar bem nos futuros jogos quando começarem a usar efetivamente maiores quantidade de threads, e mesmo nos atuais possuem um desempenho muito bom.

Postado

@Mike Yorran todas as placas 600 da Intel vão dar suporte para a 13ª geração. A sua fonte não é muito legal, a Gamemax está entre as marcas que nós aqui no fórum não recomendamos. Até servem como "quebra-galho", mas a médio e longo prazo elas podem começar a ter problemas, o que é arriscado para a vida útil do seu PC.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!