Ir ao conteúdo

Suporte a processadores 1000, 2000, 3000, 4000 e 5000 am4 b450m aorus

Ir à solução Resolvido por HenriqueV5,

Posts recomendados

Postado

Salve pessoal, primeiro post e duvida aqui no clube.

Tenho uma b450m da gigabyte aorus: https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/B450-AORUS-M-rev-1x#kf

Uso nela o Ryzen 5 1600af e gostaria de fazer uma atualizaçao de BIOS, mas  to com medo que perca suporte dos ryzens antigos no caso o 1600af atual meu, ouvi que as atualizaçoes mais recentes da BIOS corrigem algumas questoes de desempenho dos ryzens am4 então fiquei em duvida.

Minha BIOS é a F50 AGESA Combo 1.0.0.4.

então preciso que alguém se possível me informe com certeza sobre esse suporte, pois estou confuso entre aquelas noticias da AMD sobre deletar suporte a antigos processadores pra rodas os novos 5000 e etc, preciso saber se eu atualizar pra BIOS mais atual f64a ou alguma das f60 eu perderia o suporte a esses antigos ryzens, porque caso eu atualize meu pc não iria funcionar até eu comprar um Ryzen 5000.

Mas é isso, preciso saber se alguém tem a resposta pra isso se a b450m aorus consegue suportar a ultima BIOS sem perda de suporte aos ryzens antigos, ou seja atualiza e mantem os 1xxx, 2xxx, 3xxx, 4xxx e 5xxx

Postado
4 minutos atrás, willzeiraz disse:

gostaria de fazer uma atualizaçao de BIOS

@willzeiraz Não há necessidade de fazer isso se não estiver tendo problemas, atualizar a BIOS de uma placa-mãe tem alguns riscos que não vale a pena correr assim à toa.

Mas sim, ele perde suporte dos Ryzen 3000G aos 1000 (só os 3000, 4000/G e 5000/G ficam com suporte) ao atualizar a BIOS para a mais recente.

• Confuso 1
Postado
7 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

@willzeiraz Não há necessidade de fazer isso se não estiver tendo problemas, atualizar a BIOS de uma placa-mãe tem alguns riscos que não vale a pena correr assim à toa.

Mas sim, ele perde suporte dos Ryzen 3000G aos 1000 (só os 3000, 4000/G e 5000/G ficam com suporte) ao atualizar a BIOS para a mais recente.

estranho mano, pois vi um vídeo de um carinha que usa a mesma placa-mãe que a minha com uma BIOS f63 rodando Ryzen da serie 2000, a placa-mãe era a b450m aorus, voce tem certeza do que voce esta falando? eu perguntei aqui pra tirar uma base de informaçoes sobre o assunto.

Nesse vídeo do cara ele informa que a BIOS da b450m aorus tem 128mb de espaço então sim suporta todos os ryzens, mas mesmo assim estou com o pé atras sabe? eu quero comprar um Ryzen 5000 mas ja que corrige alguns problemas de desempenho atualizando a BIOS estou pensando em fazer, mas pra isso preciso de alguém com informaçoes bem solidas sobre o assunto

Postado

@willzeiraz

voce tem certeza do que voce esta falando? eu perguntei aqui pra tirar uma base de informaçoes sobre o assunto

Quase 100%, a informação que não tenho certeza é se todas as B450 seguem esse modelo, mas ao menos a maioria perde o suporte para esses processadores que citei.

eu quero comprar um Ryzen 5000 mas ja que corrige alguns problemas de desempenho atualizando a BIOS estou pensando em fazer,

Mas você está tendo esses problemas? Eu recomendo esperar comprar o seu Ryzen 5000 antes de atualizar a BIOS.

Postado
6 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

@willzeiraz

Quase 100%, a informação que não tenho certeza é se todas as B450 seguem esse modelo, mas ao menos a maioria perde o suporte para esses processadores que citei.

Só modelos de entrada.

• Curtir 1
Postado

@PlayerUzumaki Pois é mano, pelo que eu pesquisei a gigabyte na serie b450m aorus ta suportando, ja que vi o vídeo desse carinha eu precisaria de alguém que domine esse tema, ja que a AMD causou confusao nisso, o que eu tenho conhecimento é que series mais antigas am4 tipo A320 perde o suporte ja que é uma placa bem basica e de entrada, mas uma b450m aorus ja fico em duvida, precisaria de alguma santa alma aqui no forum pra falar sobre, porque ta muito confunso, no vídeo mostra o cara rodando um 2600 numa BIOS f63

2 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

@willzeiraz

Mas você está tendo esses problemas? Eu recomendo esperar comprar o seu Ryzen 5000 antes de atualizar a BIOS.

42 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

@willzeiraz

Problemas não, eu só curto deixar tudo possivelmente atualizado(claro mantendo o bom senso de não sair atualizando tudo pra versões super recentes) mas desde que comprei essa placa-mãe ela esta com a mesma BIOS, então se pelo que falam tem melhorias de estabilidade e de certa forma o pc fica mais "refinado" entre mil aspas ne kkk, acho que vale a pena atualizar a BIOS se é pra ter um ganho a mais, ja que é algo gratuito e eu sei fazer então ne... kkkkkk, mas ainda to com duvida nisso em especifico porque ninguem fala, nenhum youtuber tech dos grandes explica sobre isso, sempre deixam no ar a resposta, eu precisaria de um vídeo de alguém com essa placa-mãe com uma BIOS recente testando os processadores 1xxx, 2xxx, 3xxx, 4xxx e 5xxx sabe? pra sanar a duvida de compatibilidades, ja que é um assunto que pelo visto é bem "turvo" ou ninguem sabe responder, talvez quando eu comprar o Ryzen 5000 eu faça um vídeo sobre e sanando a duvida de geral

• Solução
Postado

Manter a BIOS atualizada é importante por conta das melhorias de estabilidade e segurança. Mas se o sujeito for iniciante, eu não recomendo de jeito algum fuçar nisso. 

No site da Gigabyte não diz nada, eu recomendo você entrar em contato com eles para tirar essa dúvida e evitar dor de cabeça. No site tem um e-mail para contato.

Não se esqueça de retornar ao tópico com o resultado. :thumbsup:

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, HenriqueV5 disse:

Manter a BIOS atualizada é importante por conta das melhorias de estabilidade e segurança. Mas se o sujeito for iniciante, eu não recomendo de jeito algum fuçar nisso. 

No site da Gigabyte não diz nada, eu recomendo você entrar em contato com eles para tirar essa dúvida e evitar dor de cabeça. No site tem um e-mail para contato.

Não se esqueça de retornar ao tópico com o resultado. :thumbsup:

Voltando aqui pois entrei em contato com um técnico da propria gigabyte no site oficial como você falou, fiz o contato dia 27/02/2023 e obtive a resposta.

Nessa serie b450 aorus M pode atualizar pois não deleta nenhum suporte a antigos processadores Ryzen, ou seja, FUNCIONA TODOS DO HISTORICO Ryzen isso em especifico do modelo GIGABYTE B450 AORUS M. Podem atualizar tranquilos que não vai perder nenhum suporte.

Abaixo fica o print da resposta oficial vinda da Gigabyte por um técnico deles

imagem_2023-02-28_235051589.png

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...