Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Suporte a processadores 1000, 2000, 3000, 4000 e 5000 am4 b450m aorus


wills_s_
Ir à solução Resolvido por HenriqueV5,

Posts recomendados

Salve pessoal, primeiro post e duvida aqui no clube.

 

Tenho uma b450m da gigabyte aorus: https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/B450-AORUS-M-rev-1x#kf

Uso nela o Ryzen 5 1600af e gostaria de fazer uma atualizaçao de BIOS, mas  to com medo que perca suporte dos ryzens antigos no caso o 1600af atual meu, ouvi que as atualizaçoes mais recentes da BIOS corrigem algumas questoes de desempenho dos ryzens am4 então fiquei em duvida.

 

Minha BIOS é a F50 AGESA Combo 1.0.0.4.

então preciso que alguém se possível me informe com certeza sobre esse suporte, pois estou confuso entre aquelas noticias da AMD sobre deletar suporte a antigos processadores pra rodas os novos 5000 e etc, preciso saber se eu atualizar pra BIOS mais atual f64a ou alguma das f60 eu perderia o suporte a esses antigos ryzens, porque caso eu atualize meu pc não iria funcionar até eu comprar um Ryzen 5000.

 

Mas é isso, preciso saber se alguém tem a resposta pra isso se a b450m aorus consegue suportar a ultima BIOS sem perda de suporte aos ryzens antigos, ou seja atualiza e mantem os 1xxx, 2xxx, 3xxx, 4xxx e 5xxx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, willzeiraz disse:

gostaria de fazer uma atualizaçao de BIOS

@willzeiraz Não há necessidade de fazer isso se não estiver tendo problemas, atualizar a BIOS de uma placa-mãe tem alguns riscos que não vale a pena correr assim à toa.

Mas sim, ele perde suporte dos Ryzen 3000G aos 1000 (só os 3000, 4000/G e 5000/G ficam com suporte) ao atualizar a BIOS para a mais recente.

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

@willzeiraz Não há necessidade de fazer isso se não estiver tendo problemas, atualizar a BIOS de uma placa-mãe tem alguns riscos que não vale a pena correr assim à toa.

Mas sim, ele perde suporte dos Ryzen 3000G aos 1000 (só os 3000, 4000/G e 5000/G ficam com suporte) ao atualizar a BIOS para a mais recente.

estranho mano, pois vi um vídeo de um carinha que usa a mesma placa-mãe que a minha com uma BIOS f63 rodando Ryzen da serie 2000, a placa-mãe era a b450m aorus, voce tem certeza do que voce esta falando? eu perguntei aqui pra tirar uma base de informaçoes sobre o assunto.

 

Nesse vídeo do cara ele informa que a BIOS da b450m aorus tem 128mb de espaço então sim suporta todos os ryzens, mas mesmo assim estou com o pé atras sabe? eu quero comprar um Ryzen 5000 mas ja que corrige alguns problemas de desempenho atualizando a BIOS estou pensando em fazer, mas pra isso preciso de alguém com informaçoes bem solidas sobre o assunto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@willzeiraz

4 minutos atrás, willzeiraz disse:

voce tem certeza do que voce esta falando? eu perguntei aqui pra tirar uma base de informaçoes sobre o assunto

Quase 100%, a informação que não tenho certeza é se todas as B450 seguem esse modelo, mas ao menos a maioria perde o suporte para esses processadores que citei.

 

4 minutos atrás, willzeiraz disse:

eu quero comprar um Ryzen 5000 mas ja que corrige alguns problemas de desempenho atualizando a BIOS estou pensando em fazer,

Mas você está tendo esses problemas? Eu recomendo esperar comprar o seu Ryzen 5000 antes de atualizar a BIOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PlayerUzumaki Pois é mano, pelo que eu pesquisei a gigabyte na serie b450m aorus ta suportando, ja que vi o vídeo desse carinha eu precisaria de alguém que domine esse tema, ja que a AMD causou confusao nisso, o que eu tenho conhecimento é que series mais antigas am4 tipo A320 perde o suporte ja que é uma placa bem basica e de entrada, mas uma b450m aorus ja fico em duvida, precisaria de alguma santa alma aqui no forum pra falar sobre, porque ta muito confunso, no vídeo mostra o cara rodando um 2600 numa BIOS f63

 

2 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

@willzeiraz

Quase 100%, a informação que não tenho certeza é se todas as B450 seguem esse modelo, mas ao menos a maioria perde o suporte para esses processadores que citei.

 

Mas você está tendo esses problemas? Eu recomendo esperar comprar o seu Ryzen 5000 antes de atualizar a BIOS.

 

42 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

@willzeiraz

Quase 100%, a informação que não tenho certeza é se todas as B450 seguem esse modelo, mas ao menos a maioria perde o suporte para esses processadores que citei.

 

Mas você está tendo esses problemas? Eu recomendo esperar comprar o seu Ryzen 5000 antes de atualizar a BIOS.

Problemas não, eu só curto deixar tudo possivelmente atualizado(claro mantendo o bom senso de não sair atualizando tudo pra versões super recentes) mas desde que comprei essa placa-mãe ela esta com a mesma BIOS, então se pelo que falam tem melhorias de estabilidade e de certa forma o pc fica mais "refinado" entre mil aspas ne kkk, acho que vale a pena atualizar a BIOS se é pra ter um ganho a mais, ja que é algo gratuito e eu sei fazer então ne... kkkkkk, mas ainda to com duvida nisso em especifico porque ninguem fala, nenhum youtuber tech dos grandes explica sobre isso, sempre deixam no ar a resposta, eu precisaria de um vídeo de alguém com essa placa-mãe com uma BIOS recente testando os processadores 1xxx, 2xxx, 3xxx, 4xxx e 5xxx sabe? pra sanar a duvida de compatibilidades, ja que é um assunto que pelo visto é bem "turvo" ou ninguem sabe responder, talvez quando eu comprar o Ryzen 5000 eu faça um vídeo sobre e sanando a duvida de geral

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Manter a BIOS atualizada é importante por conta das melhorias de estabilidade e segurança. Mas se o sujeito for iniciante, eu não recomendo de jeito algum fuçar nisso. 

 

No site da Gigabyte não diz nada, eu recomendo você entrar em contato com eles para tirar essa dúvida e evitar dor de cabeça. No site tem um e-mail para contato.

 

Não se esqueça de retornar ao tópico com o resultado. :thumbsup:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, HenriqueV5 disse:

Manter a BIOS atualizada é importante por conta das melhorias de estabilidade e segurança. Mas se o sujeito for iniciante, eu não recomendo de jeito algum fuçar nisso. 

 

No site da Gigabyte não diz nada, eu recomendo você entrar em contato com eles para tirar essa dúvida e evitar dor de cabeça. No site tem um e-mail para contato.

 

Não se esqueça de retornar ao tópico com o resultado. :thumbsup:

Voltando aqui pois entrei em contato com um técnico da propria gigabyte no site oficial como você falou, fiz o contato dia 27/02/2023 e obtive a resposta.

 

Nessa serie b450 aorus M pode atualizar pois não deleta nenhum suporte a antigos processadores Ryzen, ou seja, FUNCIONA TODOS DO HISTORICO Ryzen isso em especifico do modelo GIGABYTE B450 AORUS M. Podem atualizar tranquilos que não vai perder nenhum suporte.

Abaixo fica o print da resposta oficial vinda da Gigabyte por um técnico deles

imagem_2023-02-28_235051589.png

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...