Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Instalei o cooler box da intel e percebi a temperatura muito alta, ja chegou até a 100 graus

eu acho que seja o cooler box estar mal encaixado, ja que na parte traseira da placa-mãe, 2 pinos do cooler não parecem 100% encaixados iguais aos outros, mas quando eu dou uma "sacudida" no cooler, ele parece bem encaixado

ja tirei ele e re-coloquei varias vezes e sempre fica esses 2 pinos

Postado
5 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Bom dia. Qual é o modelo do seu gabinete? Qual o restante da configuração do PC?

Bom Dia

esse é o meu gabinete:https://www.terabyteshop.com.br/produto/8819/gabinete-pcyes-vti-black-red-cjanela-mid-tower

uso 3 fans nesse gabinete, um na parte de cima e dois na frente
minha placa-mãe é uma tuf gaming b660 e minha placa de vídeo é uma GTX 1050

Postado
4 minutos atrás, Tio_Nick disse:

Bom Dia

esse é o meu gabinete:https://www.terabyteshop.com.br/produto/8819/gabinete-pcyes-vti-black-red-cjanela-mid-tower

uso 3 fans nesse gabinete, um na parte de cima e dois na frente
minha placa-mãe é uma tuf gaming b660 e minha placa de vídeo é uma GTX 1050

O gabinete aparentemente não é do tipo de proporciona um fluxo de ar ruim, mas sugiro tentar abrir a tampa lateral dele e ver como fica a temperatura. Essa temperatura de 90-100ºC é ao executar alguma tarefa específica ou sem fazer nada no PC?

Postado

Qual é o seu gabinete?

Um modelo com airflow inadequado pode elevar a temperatura 5 graus ou mais.

Com o Cooler box seria normal temperatura na casa dos 70-80 graus.

Também pode ser devido ao empenamento típico dos LGA 1700, que faz com que o centro do cooler não tenha bom contato com o DIE. Retire o cooler e observe o espalhamento da pasta térmica, não pode ficar com falhas, como neste exemplo: 

image.png.89ecea3fea183c65347b73fc622df0fc.png

Neste vídeo o cara diz que teve esse problema de empenamento com um 12100F (o vídeo é sobre o 12400F, mas aos 3:25s ele fala do ocorrido com o 12100F), por isso usou o BCF (Bending Correction Frame) da Thermalright.

Postado
11 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

O gabinete aparentemente não é do tipo de proporciona um fluxo de ar ruim, mas sugiro tentar abrir a tampa lateral dele e ver como fica a temperatura. Essa temperatura de 90-100ºC é ao executar alguma tarefa específica ou sem fazer nada no PC?

ele fica nessa temperatura quando eu abro jogos que exigem muito dele, tipo minecraft com mods (+- uns 200 mods), atualmente estou com nenhum jogo aberto, apenas navegando na internet, e ele esta na casa dos 60 graus

6 minutos atrás, 1lokos disse:

Qual é o seu gabinete?

Um modelo com airflow inadequado pode elevar a temperatura 5 graus ou mais.

Com o Cooler box seria normal temperatura na casa dos 70-80 graus.

Também pode ser devido ao empenamento típico dos LGA 1700, que faz com que o centro do cooler não tenha bom contato com o DIE. Retire o cooler e observe o espalhamento da pasta térmica, não pode ficar com falhas, como neste exemplo: 

image.png.89ecea3fea183c65347b73fc622df0fc.png

Neste vídeo o cara diz que teve esse problema de empenamento com um 12100F (o vídeo é sobre o 12400F, mas aos 3:25s ele fala do ocorrido com o 12100F), por isso usou o BCF (Bending Correction Frame) da Thermalright.

quando eu estava recolocando o cooler, eu dei uma olhada na pasta térmica e esta perfeita, não tem esse "buraco" no meio, essa pasta é a que vem pré-aplicada no cooler

Postado
2 minutos atrás, Tio_Nick disse:

ele fica nessa temperatura quando eu abro jogos que exigem muito dele, tipo minecraft com mods (+- uns 200 mods)

Entendi. Realmente não parece normal esse comportamento. Verifique o que o colega 1lokos disse no post acima.

Postado
4 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Entendi. Realmente não parece normal esse comportamento. Verifique o que o colega 1lokos disse no post acima.

quando eu estava recolocando o cooler, eu vi a pasta termina e não esta com esse "buraco"

Postado

atualização:
rodei um teste de stress do cinebench e ele pegou uma máxima de 93 graus, ficando entre 88/93 na maior parte do tempo, ficou nessa média de temperatura após eu ter conseguido encaixar todos os pinos corretamente do stock cooler, tenho a suspeita de que seja por que o lugar em que meu gabinete esta não tem ventilação o suficiente e porque coloquei o fan traseiro do gabinete na parte de cima jogando o ar de dentro para fora

Postado
42 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Tio_Nick o fluxo de ar mais eficiente pro gabinete é assim, ar frio entra pela frente e por baixo, ar quente sai por trás e por cima:

master.thumb.png.01ff308918f9ffb636d7463efc0f389a.png

é basicamente essa minha configuração de fans, exceto que, por causa da placa-mãe, tive que tirar um fan da parte de trás e colocar em cima, no lugar do primeiro fan da direita para esquerda nessa foto

Postado
1 minuto atrás, Tio_Nick disse:

é basicamente essa minha configuração de fans, exceto que, por causa da placa-mãe, tive que tirar um fan da parte de trás e colocar em cima, no lugar do primeiro fan da direita para esquerda nessa foto

Bom, pode ser que um cooler decente ajude a melhorar as temperaturas, mas o cooler box deveria segurar uma temperatura razoável nos jogos, abaixo dos 70ºC, pelo menos, já que uma boa parte deles (incluindo Minecraft) não terá potencial para estressar tanto o processador.

No review feito pelo TechSpot, o 12100F com cooler box não passou dos 78ºC no teste de estresse, só que a temperatura ambiente deles era de 21ºC, pode ser que no clima aqui do Brasil ele aqueceria um pouquinho mais. Mas ainda assim deveria ter uma temperatura OK em jogos e atividades mais leves.

Postado
19 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Bom, pode ser que um cooler decente ajude a melhorar as temperaturas, mas o cooler box deveria segurar uma temperatura razoável nos jogos, abaixo dos 70ºC, pelo menos, já que uma boa parte deles (incluindo Minecraft) não terá potencial para estressar tanto o processador.

No review feito pelo TechSpot, o 12100F com cooler box não passou dos 78ºC no teste de estresse, só que a temperatura ambiente deles era de 21ºC, pode ser que no clima aqui do Brasil ele aqueceria um pouquinho mais. Mas ainda assim deveria ter uma temperatura OK em jogos e atividades mais leves.

a temperatura atual onde estou é 23ºC, sem contar que meu pc ta num lugar meio fechado, não sei se essas duas coisas podem dar uma diferença alta, mas como você falou, não acho que seja motivo suficiente para dar muita diferença de temperatura, se quiser posso mandar uma foto do lugar onde meu pc esta

Postado
4 minutos atrás, Tio_Nick disse:

a temperatura atual onde estou é 23ºC, sem contar que meu pc ta num lugar meio fechado, não sei se essas duas coisas podem dar uma diferença alta, mas como você falou, não acho que seja motivo suficiente para dar muita diferença de temperatura, se quiser posso mandar uma foto do lugar onde meu pc esta

Você fez um teste com o gabinete aberto na lateral? Se tiver algum problema com ele, abrir a tampa pode dar alguma diferença.

Postado
1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

Você fez um teste com o gabinete aberto na lateral? Se tiver algum problema com ele, abrir a tampa pode dar alguma diferença.

fiz esse teste, e deu uma maxima de 90°C, com uma média de 88/90°C

Postado
3 horas atrás, Tio_Nick disse:

fiz esse teste, e deu uma maxima de 90°C, com uma média de 88/90°C

Acho que a alternativa que resta seria tentar um cooler melhor mesmo e torcer para as temperaturas melhorarem. Os modelos DeepCool AK400 e AG400 são os melhores custo-benefício para usar com processadores intermediários.

Postado
16 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Acho que a alternativa que resta seria tentar um cooler melhor mesmo e torcer para as temperaturas melhorarem. Os modelos DeepCool AK400 e AG400 são os melhores custo-benefício para usar com processadores intermediários.

estou pensando em comprar uma pasta termica e trocar a que ja esta aplicada para ver se melhora, caso não melhore, vou comprar outro air cooler, igual você disse

Postado
42 minutos atrás, Tio_Nick disse:

estou pensando em comprar uma pasta termica e trocar a que ja esta aplicada para ver se melhora, caso não melhore, vou comprar outro air cooler, igual você disse

Acredito que não vai mudar muito, mas teste ai.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...