Ir ao conteúdo

Computador dá erro de POST ao ligar XMP

Ir à solução Resolvido por Del9125,

Posts recomendados

Postado

Tenho uma B450M gaming br, um R3 3200G e 2x8gb 3000mhz GEIL Super Luce. Segundo as especificações do processador, conseguiria usar a memória até 2933mhz, porém quando habilito o XMP e seto as memórias nessa frequência o computador desliga e liga umas 3 vezes e, quando finalmente liga dá um erro de POST, que pede pra eu mexer nas configs da BIOS e volta-las pro padrão.

Alguém sabe o que pode ser? To perdendo muita performance por conta das frequêmcias estarem em 2133mhz.

Postado
1 minuto atrás, rodrigo.dcvieira disse:

a BIOS da placa-mãe está atualizada para a ultima versão?

ja tentou com frequencias menores a essa 2933?

A BIOS está atualizada.

Tentei com a frequência em 2866. Ele até liga, mas depois de um tempo utilizando dá tela azul (mesma coisa com 2666)

agora, Goner disse:

Se você ativou o XMP não tem que alterar frequência nem timings manualmente, só salvar e reiniciar o PC

Mas no caso como o processador só funciona em 2933, eu não teria que diminuir o MHz?

Postado
1 minuto atrás, Del9125 disse:

A BIOS está atualizada.

Tentei com a frequência em 2866. Ele até liga, mas depois de um tempo utilizando dá tela azul (mesma coisa com 2666)

Mas no caso como o processador só funciona em 2933, eu não teria que diminuir o MHz?

Não, 2933 é o limite que ele aceita se nenhuma configuração necessária, meu processador por exemplo por padrão só funciona até 3200mhz, enquanto que consigo setar minhas memórias a 3900mhz sem nenhuma instabilidade

Postado
2 minutos atrás, Goner disse:

Não, 2933 é o limite que ele aceita se nenhuma configuração necessária, meu processador por exemplo por padrão só funciona até 3200mhz, enquanto que consigo setar minhas memórias a 3900mhz sem nenhuma instabilidade

Vou testar só habilitar o perfil então

20 minutos atrás, Goner disse:

Deu erro de POST.

• Solução
Postado

Pessoal consegui resolver.

Por algum motivo, minha placa-mãe só suporta frequências mais altas se as memórias estiverem nos slots 2 e 4. Como as minhas estavam nos slots 1 e 3, ela não estava conseguindo suportar as frequências. 

De qualquer modo, obrigado a todos que se disponibilizaram a ajudar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...