Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Salve glr!

montei um pc e estou querendo colocar uma tomada exclusiva para o meu pc, o quarto aqui só possui uma tomada q é distante dos cabos do pc, logo preciso usar uma extensão.

Assim irei colocar uma tomada dupla (monitor e pc) na parede, com um fio puxando lá para fora e fixado no solo cm uma haste de cobre, minha duvida é o seguinte:

--Posso deixar a haste cm a cabeça para fora igual na imagem pegando chuva ou será necessário colocar em um pote de plástico e tudo?

--A parede do quarto é de adobo(barro) só fixar um prego ou algo de cobre nela já serviria?

minha casa só tem aterramento na caixa do contador da concessionária (220V) e não tem quadro de distribuição 

servico-aterramento-eletrico-01.jpg

Postado
6 minutos atrás, Normad disse:

--Posso deixar a haste cm a cabeça para fora igual na imagem pegando chuva ou será necessário colocar em um pote de plástico e tudo?

sim, eu falo pela instalacao da minha, deixei exposta, tá ok ate hj.. é obvio q com o tempo vai oxidar, mas uma capinha ou pote de plastico não vai evitar isso.. e nem vai interferir em nada..

7 minutos atrás, Normad disse:

--A parede do quarto é de adobo(barro) só fixar um prego ou algo de cobre nela já serviria?

não entendi 

• Curtir 1
Postado

O ideal é usar uma caixa de inspeção (aqui chamamos de balde de aterramento). Isso ajuda aumentar o tempo em que vai ocorrer a oxidação. Sobre a parede, use um tarugo de madeira e nele fixe com parafuso. O prego tem tendência a sair por ser liso. 

688db5f48c.jpg

Postado

@rodrigo.dcvieira 

52 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

sim, eu falo pela instalacao da minha, deixei exposta, tá ok ate hj.. é obvio q com o tempo vai oxidar, mas uma capinha ou pote de plastico não vai evitar isso.. e nem vai interferir em nada..

não entendi 

Que vi uma glr pegando o fio terra e colocando no prego depois fixando na parede, como aqui o material do tijolo é adobe acho q deve servir como terra tmb não? kk

Postado
54 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

não entendi 

Rodrigo, é feito de barro, mais ecológico, baixo custo, ajuda no clima interno mantendo a temperatura mais estável. Chama-se adobe.

https://www.pensamentoverde.com.br/arquitetura-verde/vantagens-desvantagens-tijolo-adobe/

5 minutos atrás, Normad disse:

pegando o fio terra e colocando no prego depois fixando na parede

5 minutos atrás, Normad disse:

acho q deve servir como terra tmb não?

Não acho que seja eficiente. Vai depender do assentamento e muitas outras variáveis. A própria haste da sua foto ainda pode apresentar falhas no conceito de eficiência. O correto é medir a resistência, mas acho desnecessário, dado a simplicidade da instalação.

1 hora atrás, Normad disse:

fixar um prego ou algo de cobre nela já serviria?

Entendi que é para fixar a tomada.

Postado
30 minutos atrás, Mega Blaster disse:

Rodrigo, é feito de barro, mais ecológico, baixo custo, ajuda no clima interno mantendo a temperatura mais estável. Chama-se adobe.

https://www.pensamentoverde.com.br/arquitetura-verde/vantagens-desvantagens-tijolo-adobe/

Não acho que seja eficiente. Vai depender do assentamento e muitas outras variáveis. A própria haste da sua foto ainda pode apresentar falhas no conceito de eficiência. O correto é medir a resistência, mas acho desnecessário, dado a simplicidade da instalação.

Entendi que é para fixar a tomada.

Mais ou menos desse jeito

Sem título.png

Postado
2 minutos atrás, Normad disse:

Mais ou menos desse jeito

Como disse, não sei se será eficiente. Teria que medir com um terrômetro para confirmar se é funcional.

Postado

Glr uma casa sem o quadro de distribuição, o disjuntor (16A) da concessionaria vai aguentar pc (fonte d 650W), televisão, geladeira (simples), maquina de lavar, ventilador e lâmpadas? a fiação é de 2.5mm

Postado

Com certeza não. Principalmente se usar tudo ao mesmo tempo e tem o chuveiro ainda. Cairá em minutos. Precisa de um DSJ de 50 A para mais, principalmente se a tensão monofásica for 127 V ou menos. Entretanto, o DSJ deve proteger o cabo. Não adianta trocar ele e o cabo não acompanhar.

EDIT:

Para esse cabo de 2,5 mm² pode aumentar o DSJ para 20 A, pois cabo suporta até 21 A. É a única melhora que pode fazer. Interessante é medir a corrente com tudo ligado ao mesmo tempo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...