Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom pessoal meu caso é o seguinte. 

Tenho um conhecimento básico/mediano de informática, vejo alguns tutoriais no YouTube e as vezes faço uma ou outra coisa. 

Meu notebook é bem simples ano 2012 da Positivo com i3 e 6gb ram, comprei usado e utilizo apenas para coisas básicas mesmo. 

Dado esses detalhes, vamos ao caso:

Ano passado eu estava notando meu notebook um tanto lento, resolvi fazer aquela formatação que o proprio windows 10 possui no sistema onde o usuário pode escolher manter os arquivos ou não. Já havia utilizado outra vez e funcionou. Porém, nessa vez houve uma queda de luz no meio do procedimento, resumindo não iniciava mais o windows, ficava em algum loop de inicialização. 

Pois bem, fui tentar entrar no BIOS para inicializar por lá e formatar pelo pendrive, mas pede uma senha, pior que eu 
criei aquela a senha (não me pergunte o porque, burrice) mas não tinha certeza se a senha que eu recordava era a correta, e pior que estava acontecendo o seguinte:* quando eu digitava a senha que achava que fosse a certa, ficava uma tela preta porém o BIOS não entrava; se eu digitasse qualquer outra coisa acusava senha incorreta (porém após 3 tentativas a caixa de senha sumia e ficava tela preta também).* Pensei, quer saber vou levar num técnico e azar. 

Tudo certo, o técnico ajeitou para mim instalou windows 10, tudo certinho. 

Porém, agora a uma semana atrás, me deu vontade de instalar uma participação Linux no meu notebook.

Vi vários tutoriais do procedimento, achei tranquilo, vou tentar.

Ao tentar entrar na BIOS, adivinhem? Sim, continua pedindo senha, e acontece do mesmo jeito igual escrito entre asteriscos ali a cima. 

Depois de muito pesquisar como formatar sem acessar a BIOS, não obtive sucesso. 

Também estou tendo dificuldade em resetar a BIOS, já retirei a bateria do note e a pilha/BIOS por umas 9 horas e ainda continua pedindo a senha. Acredito que algum capacitor esteja energizado e impedindo de resetar o BIOS.

Estava a lendo sobre o Curto de Hardman, mas achei arriscado de tentar, já que minha placa-mãe esta funcionando de boa. 

Mas achei interessante o conceito, alguém sabe algum outro método para descarregar totalmente a energia residual da placa-mãe? 

Outra coisa que fiquei pensando depois, como será que o técnico formatou o meu note sem conseguir acessar a BIOS? E porque raios ele não arrumou isso também? (bom, porque será né...). 

Enfim esse é meu caso pessoal, se alguém tiver alguma sugestão agradeço.

Postado
27 minutos atrás, igor035 disse:

Outra coisa que fiquei pensando depois, como será que o técnico formatou o meu note sem conseguir acessar a BIOS?

não ha nenhum impeditivo quanto a isso, já q se na sua BIOS estiver ativado o boot via pendrive, basta qualquer pessoa colocar um pendrive bootavel em qualquer porta usb e dar o boot

a senha não impede isso e sim q pessoas desautorizadas tentem mudar ou alterar alguma configuração.. mas se essa configuração ja estiver pre-estabelecida não há motivos para acessar a BIOS

provavelmente ele nem soubesse q havia senha, ou se soube, obviamente não iria violar a mesma e deixar no estado anterior a intervencao.. pelo menos não o tecnico q trabalha de forma certa

agora se ele tivesse tido algum problema e precisasse realmente acessar a BIOS ai teria entrado em contato com você para q fosse informada a senha

32 minutos atrás, igor035 disse:

E porque raios ele não arrumou isso também?

e porque supostamente mexeria em algo sem sua previa autorizacao? eu sendo tecnico, jamais faria qualquer intervencao nesse aspecto se não fosse devidamente solicitado e autorizado 

• Curtir 1
Postado
9 horas atrás, rodrigo.dcvieira disse:

não ha nenhum impeditivo quanto a isso, já q se na sua BIOS estiver ativado o boot via pendrive, basta qualquer pessoa colocar um pendrive bootavel em qualquer porta usb e dar o boot

Então Rodrigo, na verdade eu já tentei via pendrive bootavel, retirei o SSD, pluguei apenas o pendrive porém acusa o BIOS Security e depois a senha

Até tentei outro método de criar uma partição do HD em formato FAT32, adicionar a ISO do SO nele e utilizá-lo como se fosse um pendrive bootavel. Isso quase deu certo, mas novamente aciona o modo segurança da BIOS, senha,  e não deixa eu prosseguir a inicialização. 

E referente ao caso com o técnico, na verdade foi a primeira coisa que eu falei quando levei o note para ele. Disse que havia uma senha no BIOS da qual eu não lembrava e não estava conseguindo alterar as configurações, e também que ficava tela preta (realmente não solicitei à ele que retirasse a senha, achei que ele fosse tirar e deixar zerado mesmo. Talvez erro meu então, enfim). 

Lembro ele comentar algo sobre tentar por um dvd e que ele daria um jeito. Realmente de alguma forma ele conseguiu.

Tentei também pela minha leitora de DVD, comprei dvd virgem e tudo, mas acontece que a leitora desse meu note nem esta lendo nada. 

Por fim, eu estava lendo no fórum que é possível formatar através de outro computador, estou mais inclinado a acreditar que ele tenha feito isso.

Postado
2 horas atrás, igor035 disse:

Por fim, eu estava lendo no fórum que é possível formatar através de outro computador, estou mais inclinado a acreditar que ele tenha feito isso.

sim, de fato é.. hj em dia você tem programas como o rufus q permite q você instale o windows em qualquer dispositivo estando com ele plugado em qualquer outro pc, sem dificuldades.. então pode ter sido isso  q aconteceu

2 horas atrás, igor035 disse:

E referente ao caso com o técnico, na verdade foi a primeira coisa que eu falei quando levei o note para ele. Disse que havia uma senha no BIOS da qual eu não lembrava e não estava conseguindo alterar as configurações, e também que ficava tela preta (realmente não solicitei à ele que retirasse a senha, achei que ele fosse tirar e deixar zerado mesmo. Talvez erro meu então, enfim). 

então ele pode não ter conseguido resolver essa questão em particular por não ter conhecimento tecnico o suficiente

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!