Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, gostaria de compartilhar um problema e buscar alguma ajuda. Meu setup tem me deixado na mão em jogos que eu considero “leves” como csgo e valorant, caindo em vários momentos abaixo de 165 fps (frequência do meu monitor), com gráficos no mínimo.

Gostaria de saber se alguém sabe alguma parte do setup que possa estar atrapalhando, pois sinto que tem algo errado.

Meu setup é

Placa-mãe ASRock A320m-HD

Placa de Vídeo: RTX 3070 Zotac

Processador Ryzen 5 3500x

16gb de ram 2666hz

Fonte corsair Ax650 (bem antiga mas pouco usada)

Pensei que pudesse ser o processador, mas ao ver alguns vídeos de desempenho, sigo em dúvida. Não acredito que esse setup deveria apresentar problemas de fps nesses jogos, pois amigos que possuem 3060 com r5 5600 estão pegando o dobro do fps.

Serei grato pela atenção, de quem puder tentar me ajudar.

Postado

Um 5600 tem o dobro de performance comparado ao seu 3500X mas de fato essas quedas abaixo dos 200 frames são estranhas, creio que possam ser por conta de suas memórias com frequência baixa.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

O Valorant é um jogo muito leve pra GPUs, uma RTX 3060 já é suficiente pra "empurrar" muito mais que 360 quadros, por exemplo, nesse jogo na resolução full HD,então a GPU não é relevante nesse caso em específico, e o Ryzen 5 5600 tem uma vantagem de desempenho respeitável sobre o 3500x.

• Curtir 1
Postado

@KoGoo um amigo tem um setup muito parecido, onde tinha o 3600x e os mesmos problemas que eu. Ele fez a troca do processador, e agora está com uma b450m e um Ryzen 7 5700g, porém não sentiu quase nada de diferença. Seria pelo processador ter o vídeo integrado e perder alguma propriedade? Sou leigo no assunto.

@Pedroou tem algum modo de monitorar? O processador em si sempre se manteve em temperaturas boas, 57 graus no máximo.

Postado

@tguilherme19 ta até bem óbvio mano esse conjunto de Ryzen 5 com final X mais uma 3070 numa placa-mãe a320m a conta não bate a320 é muito de entrada esse processador nem está sendo totalmente utilizado nessa placa. Se for pensar em um UP comece pela placa-mãe 

@tguilherme19 em multitread o Ryzen 7 vai trabalhar melhor q o 5 porém por ser final g ele tem menos performance em jogos q não trabalham bem muitos núcleos 

• Membro VIP
Postado
Em 25/04/2023 às 09:13, tguilherme19 disse:

@KoGoo um amigo tem um setup muito parecido, onde tinha o 3600x e os mesmos problemas que eu. Ele fez a troca do processador, e agora está com uma b450m e um Ryzen 7 5700g, porém não sentiu quase nada de diferença. Seria pelo processador ter o vídeo integrado e perder alguma propriedade? Sou leigo no assunto.

Não tem nenhuma limitação por conta do 5700G ter vídeo integrado não, por mais que ele suporte apenas PCIE 3.0 ao contrário de muitos Ryzen 5000 sem vídeo integrado, que suportam 4.0, o impacto disso é irrisório.

Em 27/04/2023 às 01:33, Abel vieira disse:

@tguilherme19 ta até bem óbvio mano esse conjunto de Ryzen 5 com final X mais uma 3070 numa placa-mãe a320m a conta não bate a320 é muito de entrada esse p

O Ryzen 5 3500X tem 65W de TDP, é um Ryzen 5 3600 sem SMT, uma A320 já deve ser suficiente pra lidar com ele 

Observação que este processador Ryzen 5 3500 aparece com ou sem x no nome ou sem dependendo do país onde é comercializado.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!