Ir ao conteúdo

Processador limita a frequência da memória RAM?

Ir à solução Resolvido por Imakuni,

Posts recomendados

Postado

Pelo que sei, tanto a placa-mãe quanto o processador limitam a frequência (MHz) da memória, no meu caso como exemplo, a placa-mãe suporta até 3200mhz e o processador até 2666mhz, ou seja, mesmo comigo tendo 2 pentes de 3000mhz, só vai até 2666 por causa do processador, pelo menos era assim que eu pensava até ver esse vídeo, nele é usado uma placa-mãe B450M que suporta até 3600mhz, porém, o processador usado(Ryzen 5 pro 4650) só suporta até 3200mhz, ou seja, ele fez uma comparação com frequências que vão acima do que o processador suporta e mesmo assim tem diferença, não vi isso sendo falado em nenhum lugar, mas processador limita ou não a frequência memória RAM? Agradeceria a ajuda pois um amigo está montando um pc e ele está com essa dúvida 

• Solução
Postado

O processador em si não limita tentar fazer OC na RAM, quem limita é apenas a placa-mãe.

Dito isso, ignore o os números que aparecem na página da placa, ela pode muito bem passar disso. Aliás, quase sempre passa.

• Curtir 1
Postado
41 minutos atrás, Imakuni disse:

O processador em si não limita tentar fazer OC na RAM, quem limita é apenas a placa-mãe.

Dito isso, ignore o os números que aparecem na página da placa, ela pode muito bem passar disso. Aliás, quase sempre passa.

Obrigado pela resposta, então nesse caso gostaria de fazer uma pergunta, dessa vez é para o meu caso, minha placa-mãe é uma ASUS H510M-E que suporta até 3200mhz, eu tenho uma memória de 3200mhz e outra de 3000mhz, elas são de marcas diferentes, porém ambas de 16gb, porém no pc consta que está pegando apenas até 2666mhz que é o que o processador(i3 10100F) suporta, tem chance de rodar a 3200mhz se eu colocar outro pente igual? Além disso, no futuro pretendo pegar um i9 10900F ou KF, 3200mhz ainda seria possível?

Postado
13 minutos atrás, Kaique678 disse:

minha placa-mãe é uma ASUS H510M-E

Sua placa-mãe é capada e vai limitar com base no processador.

13 minutos atrás, Kaique678 disse:

porém no pc consta que está pegando apenas até 2666mhz que é o que o processador(i3 10100F

Fosse uma placa Z, o processador seria irrelevante. Mas como eu disse, sua placa-mãe é capada, então vai limitar a 2666.

O pente vai continuar funcionando, claro, mas vai ficar limitado na frequência porque Intel.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
3 horas atrás, Imakuni disse:

Sua placa-mãe é capada e vai limitar com base no processador.

Fosse uma placa Z, o processador seria irrelevante. Mas como eu disse, sua placa-mãe é capada, então vai limitar a 2666.

O pente vai continuar funcionando, claro, mas vai ficar limitado na frequência porque Intel.

Entendo, então tudo bem, placa B também deve ser suficiente então, já que no caso do vídeo não houve a limitação, certo?

Postado
9 horas atrás, Kaique678 disse:

Entendo, então tudo bem, placa B também deve ser suficiente então, já que no caso do vídeo não houve a limitação, certo?

B também limita porque Intel.

Quer dizer, as mais novas para 13a geração não limitam por causa da pressão da AMD, que todas as B são liberadas. Mas para a sua plataforma, ainda é do tempo que não tinha concorrência direito.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!