Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal uma dúvida aqui.

Notei nos últimos dias, não sei se foi atualização do Windows 11 22H2, mas aleatoriamente meu discos rígidos Externos atachados ao meu Desktop, estão sendo desligados, tipo, como se eu fosse lá e fizesse com que fossem desligados manualmente, mas eu não estou fazendo isto.

Eles até aparecem, as pastas, mas quando tento fazer uma operação neles, como deletar algo, copiar/mover algo, etc., aparecem erros inesperados do Windows.

Alguém já teve problema semelhante? Se sim, como resolveu?

Tirando mais uma dúvida, não sei se este seria o caso, existem formas e formas de economizar energia dando controle para o windows certo (o que nem sempre é muito bom)?

Outra dúvida, agora que me veio a cabeça, também é - o hardware pode adormecer um HD externo, tipo Sleep Mode (dormência/soneca), ou é o Windows que também controla isto?

Lembro que quando usava o Windows 10 e a tempos atrás, agora o Windows 11, alguns dos meus HD externos, mais novos, entravam em estado de soneca/sleep mode, porém ao clicar numa pasta deles, ou qualquer operação de leitura/gravação eles voltavam a ativa/despertar, e isto que vem ocorrendo agora não é o que estava acontecendo, porque ele simplesmente esta desligando alguns HDs, não todos, e aconteceu aqui de forma aleatória, e ainda considerando o agravante que tenho HD USB 2.0 (antigos), portáteis de 2.5", HD USB 3.0 (mais novos) de 3.5", e também um Dock Station Infokit para discos rígidos Sata 2.5" e 3.5", até a capacidade de 10TB.

Um dos discos rígidos que vem mais frequentemente desligando é um Seagate Barracuda de 4TB espetado no Dock Station Infokit, porém já ocorreu com outros, enfim NÃO SEI O QUE ESTÁ ACONTECENDO AQUI 🤔!

Agradeço antecipadamente qualquer resposta a minha dúvida 😉 .

Att.

Druid®.

P.S. Não sei se estou no fórum/tópico certo, mas eu acho que não seja em hardware e sim em Windows mesmo, já que antes não ocorria este problema 😉.

Postado

Grande, @Druid Te conheço do Fórum Adrenaline. Como vai?

Quanto a sua dúvida, sim, o Windows possúi uma diretiva de economia de energia que se extende também as portas USBs e, consequentemente, a quaisquer periféricos nelas conectados. O que causa estranheza é o fato, bem observado por você, de o dispositivo não retornar do "sleep state" quando acionado. No entanto, você pode tentar contornar esta situação desativando a opção "Configuração de suspensão seletiva USB"

Para tal, vá em:

Painel de Controle -> Opções de energia -> Alterar configurações do plano (referente ao plano de energia que você está utilizando) -> Alterar configurações de energia avançadas -> Configurações USB

Caso não resolva, verifique no manual de sua placa-mãe, se opções semelhantes a esta citada acima não estão disponíveis no seu BIOS e as desative para realizar testes adicionais. ATENÇÃO, caso não tenha conhecimento para mexer no BIOS e/ou encontre dificuldade em determinadas áreas, não altere nada, isto poderá causar mau funcionamento em seu PC.

E, se considerar eate problema como um "bug" presente no Windows 11, de acordo com seus conhecimentos, faça um relatório descrevendo o mesmo e o envie através do Hub de Comentários do Windows. Você poderá utilizar o atalho tecla win + f para abrir o Hub de Comentários e prosseguir com seu relato.

Grande abraço! Espero de algúm modo ter lhe ajudado com sua dúvida/problema.

Cordialmente, CarlosFalcon

• Amei 1
Postado

@CarlosFalcon opa, fala ai meu amigo Carlos, vou verificar suas observações e testar aqui,

Obrigado por responder, fico agradecido por seu tempo dispensado em responder ao meu problema 🤗👍😉.

Att.

Druid®.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!