Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

E ai pessoal beleza... quero compartilhar um pouco da minha experiência com vocês.

Sou fotógrafo desde novembro de 2017... investi uma pancada em câmeras, lentes, drones, cartões de memórias e outros equipamentos.

Mas não investi em PC porque tinha um notebook i7 de terceira geração e um PC Dell também i7 de terceira geração(i7-3770).

Então em agosto de 2021 decidi que montaria um PC... entrou um trabalho grande que daria uma boa grana, então optei por um i9-9900k + GTX 760 + fonte cooler master 600W + 1 NVMe WD black 256GB pra SO + HDD 2TB que eu já tinha

Fiz maus investimentos por economia burra...

1- Gabinete, comprei um cooler master B511, era bonito mas eu não tinha ideia do que era um bom gabinete, mudei pra Full Tower.

2 - Fonte, ficava olhando nos fóruns a galera falando que 600W era top e coisa e tal... então fui no embalo, tive 3 fontes antes da definitiva. 

3 - Processador, como eu vinha de i7-3770K "achei" que seria um baita evolução entrar num i9, na época ia lançar o i9-12900K... mas na minha concepção o 9900k daria conta do recado, mas não parei nele.

4 - Placa de vídeo, hoje entendo o termo "investir mal é investir 2 vezes" ou até 3 ou 4. 

Pra resumir, hoje meu setup Gabinete LianLi 011 ROG XL + i7-13700KF + Aorus RTX3080 + NVMe WD Black SN850 1TB + 3HDDs 2TB e 1 de 4TB + 64GB de RAM + PSU Silverston Hela 2050W 13 fans Bora Digital LianLi 

Invistam no melhor gabinete e fonte que vocês podem... certamente esses 2 itens te acompanharão por bastante tempo, mesmo após vários upgrades. 

Postado
9 minutos atrás, DiRocha disse:

PSU Silverston Hela 2050W

Caramba... Uma fonte destas é uns 3.000,00. Claro que é uma fonte top, mas 99,9% não vai usar nem 1/3 dela. Aliás, sua configuração não usa 1/3 dela. Concordo que devemos investir em fonte de alimentação. No seu caso, uma boa fonte (tie rA) de 750w atenderia a demanda. 1.000w para ficar com sobras. Tipo uma Corsair RM 1000x ou XPG Cybercore 1000. Mas, que bom que você teve $$$ pra comprar ela. A grande maioria não tem. Por isto a recomendação deve levar em conta o preço e a capacidade financeira de quem compra. Eu não teria $$$ nem pra uma RM 1000x. Nisso, a CX 450 vai dando conta do recado. 

16 minutos atrás, DiRocha disse:

Placa de vídeo, hoje entendo o termo "investir mal é investir 2 vezes" ou até 3 ou 4. 

Sim, você tem que ajustar o equipamento ao seu uso. A 760 realmente não te atenderia, principalmente considerando o restante do equipamento. Um processador high end com uma fonte com desempenho de entry level. Teria que ter pego pelo menos uma 3060 já de cara, mas a 3080 é top. Excelente placa. 

• Curtir 3
Postado

Rapaz essa questão que você mencionou do meu setup não usa 1/3 está errado. Uso em torno de 800 a 870W...

Uso GPU e CPU em OC, coloco o plano de energia em alto desempenho quando estou trabalhando e jogando, só modifico isso quando vou assistir uma série ou filme.

Acompanho o pessoal da TecLab, o Ronaldo sempre comenta que a fonte tem que estar entre 30 e 60%, algo além disso full timer sobrecarrega a PSU e diminui o tempo de vida útil. Inclusive ele relata que um i7-12700K + uma 3090ti chega a consumir fácil 1100W. Pensando num futuro upgrade(4090ti) que comprei essa fonte, senão compraria uma de 1000W e mais pra frente teria que trocar novamente!

Postado
14 horas atrás, DiRocha disse:

Uso em torno de 800 a 870W...

Não... Seu PC consome perto da metade disso, considerando uso máximo produzido artificialmente (CPU e GPU em 100%). Pode conferir usando um wattimetro. Na maior parte do tempo, mesmo jogando algum jogo exigente por exemplo, ainda deve ficar abaixo de 500 W.

Uso GPU e CPU em OC

O que pro seu uso não faz a mínima diferença.

coloco o plano de energia em alto desempenho quando estou trabalhando e jogando

Mais uma vez, não faz diferença alguma. Pode rodar benchmarks e verificar isso na prática também.

Inclusive ele relata que um i7-12700K + uma 3090ti chega a consumir fácil 1100W.

Ronaldo as vezes manda bem, as vezes fala muita merd... Se realmente falou isso aí, é o caso. A 3090Ti consome 500 W no FurMark, que impõe uma exigência maior que qualquer jogo. O 12700k fica na casa dos 160 W de consumo no Blender.

Pensando num futuro upgrade(4090ti) que comprei essa fonte, senão compraria uma de 1000W e mais pra frente teria que trocar novamente!

Até você trocar, vai ter uma placa com o mesmo desempenho que a 4090Ti (ou superior) e metade do consumo. Uma fonte de 1000 W, a não ser que você seja entusiasta fazendo absurdos na máquina pra fins de benchmark, não precisaria mexer nunca por falta de potência.

Em 05/05/2023 às 12:29, DiRocha disse:

Invistam no melhor gabinete e fonte que vocês podem... certamente esses 2 itens te acompanharão por bastante tempo, mesmo após vários upgrades. 

Eu concordo com as afirmações, mas na minha opinião você errou a mão... Poderia ter um PC com desempenho praticamente equivalente pras tuas necessidades gastando metade do que gastou, talvez até menos. PC desvaloriza muito rápido, se quiser se manter sempre "atualizado", a cada 2, 3 anos vai ter que revender suas peças pela metade do preço, pra recomprar novas que tem 30% mais desempenho, mas custam o dobro...

Postado

Você de fato é uma cara que manja heim... to assustado com seu nível de "achismo", caras assim a gente acaba concordando senão ele começa a chorar!!! kkk

Achar que conhece de hardware não quer dizer que viva o meu dia a dia.... não sabe quais minhas expectativas e de perto minha necessidades.

Acertadamente fiz o nvestimento ideal após muitas cabeçadas... aquela coisa... tentei economizar de começo e me arrependi.

Certamente a NVidia irá lançar a 4090TI esse ano ainda... e vou comprá-la logo no lançamento, pois alem de ter gostado desse mundo de hardware... 80% do uso é pra trabalho, logo o investimento se paga em questão de 2 ou 3 meses. E mais uma vez acertadamente investi 2k numa fonte de 2050W... que é uma das mais conceituadas... pra não ficar comprando porcaria.

Não entendo como um "membro pleno" consegue argumentos tão rasos a respeito de tudo!

• Haha 1
Postado
8 horas atrás, DiRocha disse:

não sabe quais minhas expectativas e de perto minha necessidades.

Mas você falou, editar foto e jogar joguinho... Até mesmo pontuou que até 2021 um notebook do tempo do Cabral te atendia.

E mais uma vez acertadamente investi 2k numa fonte de 2050W... que é uma das mais conceituadas... pra não ficar comprando porcaria.

Tem fonte de perto de metade ou até 1/4 desse preço que é conceituada (projeto moderno, excelentes componentes, eficiência gold ou platinum, garantia de 10 anos) e já seguraria sua configuração com folga.

Certamente a NVidia irá lançar a 4090TI esse ano ainda... e vou comprá-la

Obrigado, sem pessoas como você o mercado de hardware avançaria mais devagar 🤭

Não entendo como um "membro pleno" consegue argumentos tão rasos a respeito de tudo!

Não precisa ficar ofendido, "membro júnior", rs. Você abriu um tópico pra dar a sua opinião de como vale a pena gastar 2 mil reais numa fonte pra usar 1/4 da capacidade dela (não acredite em mim, meça com um wattímetro), eu respondi dizendo que considero que não vale. Nem entrei no mérito do gabinete, mas também tem modelos de menos de 1/4 do preço que são excelentes. A curva do custo-benefício funciona assim, tem uma hora que o preço dispara exponencialmente, pra 10%, ou algo que o valha, de 'ganho' em relação a outro produto muito mais barato. Com o valor que você investiu, daria pra manter uma configuração ainda topo de linha, com desempenho minimamente inferior, e ir fazendo upgrades por vários anos. Em 2 ou 3 anos estaria com uma máquina melhor que agora (e depois em 5 ou 6, melhor ainda), tendo gastado bem menos. Mais uma vez, não precisa ficar ofendido, é só minha opinião diferente da sua, ok? Bom dia!

• 2 semanas depois...
Postado

@Shaman93 de forma alguma me senti ofendido... só acho seus argumentos rasos e sem embasamento técnico. Só na base do "achismo próprio" sem valor pro meu dia a dia!

Você respondeu ali em cima que meu setup não consumia nem metada de 800W que mencionei... então vamos lá... tenho 13 fans da LianLi Bora Digital que cada uma consome pelo menos 5.6W para girar as fans + 1.8W para os Leds o que daria 7.4W por fan X 13 = 96,2W

Então esse seu argumento raso de que minha máquina não consome nem 500W vai por água abaixo já que 1/5 (96W) do consumo que você mencionou é usado só para as fans... rsrs percebe o quanto seu argumento raso é fraco.

Então vai as descrição novamente do meu PC pra você repensar seus achismos. 

Gabinete LianLi 011 ROG XL + i7-13700KF + Aorus RTX3080 + NVMe WD Black SN850 1TB + 3HDDs 2TB e 1 de 4TB + 64GB de RAM + PSU Silverston Hela 2050W 13 fans Bora Digital LianLi 

Postado
2 horas atrás, DiRocha disse:

pelo menos 5.6W para girar as fans

Não conheço esses fans aí, mas essa potência aí deve ser a máxima, e não 'pelo menos'... 13 fans consumindo 5,6 W cada deve competir com o barulho de uma moto. Eu poderia te informar que a diferença de 4 ou 5 fans pra qualquer número maior que isso é irrelevante e, em muitos casos, há piora da performance térmica com mais fans (ou seja, mais dinheiro mal gasto). Dá pra explicar com mecânica de fluidos ou empiricamente com os muitos testes que tem disponíveis da internet. Mas como tu é o sabidão e meus argumentos são 'rasos', fica só comentário... E mesmo com os fans e toda a parafernália, você continua não usando nem metade da fonte. Enfim cara, tu já esgotou minha paciência, é extremamente cabeça dura, tá profundamente convicto de que investiu maravilhosamente bem teu dinheiro e nada vai mudar tua opinião. De qualquer forma fica a dica aí, bota um wattímetro (tem de 30 reais na China) e constata por conta própria o consumo. Depois nos dá um retorno... Ou não.

Postado
6 horas atrás, Shaman93 disse:

Não conheço esses fans aí, mas essa potência aí deve ser a máxima, e não 'pelo menos'... 13 fans consumindo 5,6 W cada deve competir com o barulho de uma moto. Eu poderia te informar que a diferença de 4 ou 5 fans pra qualquer número maior que isso é irrelevante e, em muitos casos, há piora da performance térmica com mais fans (ou seja, mais dinheiro mal gasto). Dá pra explicar com mecânica de fluidos ou empiricamente com os muitos testes que tem disponíveis da internet. Mas como tu é o sabidão e meus argumentos são 'rasos', fica só comentário... E mesmo com os fans e toda a parafernália, você continua não usando nem metade da fonte. Enfim cara, tu já esgotou minha paciência, é extremamente cabeça dura, tá profundamente convicto de que investiu maravilhosamente bem teu dinheiro e nada vai mudar tua opinião. De qualquer forma fica a dica aí, bota um wattímetro (tem de 30 reais na China) e constata por conta própria o consumo. Depois nos dá um retorno... Ou não.

É sempre assim... quando falta argumento, "não conheço essa fan ai"...kkkk 

Para um "expert" no assunto igual a você o modelo já deveria servir, pois as especificações técnicas dela estão em qualquer loja que as vende... trabalho com as 13 no talo... e não, não fazem o barulho de uma moto... sequer sobrepõe o barulhos de uma moto quando passa aqui na rua. Pra você vê o quanto entende... SQN... esse gabinete da LianLi, tem chapas grossas e vidros de 4mm de espessura, criando um isolamento acustico perfeito ao mesmo tempo que evita qualquer vibração no seu chassis. 

Já quanto ao número de fans ser irrelevante, ai sim está claro sua falta de conhecimento do assunto... eu assumo que me tornei um entusiasta, e passei acompanhar Der8auer, GamersNexus, Tom's Hardware entre outros nacionais para justamente evitar de falar as "neiras"... e logo toda a história que contei no meu relato, foi uma coisa vivenciada, fatos reais e não "meras suposições".

O que me intrigou de verdade nesse seu último comentário foi você dizer "E mesmo com os fans e toda a parafernália, você continua não usando nem metade da fonte" e o ***** foi que em momento algum eu falei que usava 1000W e sim entre 800 e 850W e que uma fonte de 850W não deu conta... e só comprei a HELA 2050W já pensando nos futuros upgrade, tanto que um deles eu fiz... passar do i9-9900k +Z390 para i7-13700KF + Z690... e provavelmente agora no final do ano eu vá fazer da 3080 para 4090ti. Mas voltando ao assunto que me intrigou... porque você se doeu tanto com meu post...???

FALTA DE CAPACIDADE OU VONTADE DE TER UM SETUP ASSIM???? Porque sinceramente não entendi seus comentários esdrúxulos!!! 

Postado

Amigo, não vou nem ler, essa bobajada não vale o meu tempo. Parabéns pelo setup com excelente custo-benefício, teu vasto conhecimento e toda a humildade, tu é o cara. Um abraço!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!