Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala pessoal,

Bom, estou fazendo upgrade no meu Setup e estava procurando algumas placas-mãe que fossem mais resistentes a umidade. Como moro no litoral, é comum ter esse tipo de problema (inclusive já aconteceu na minha placa-mãe atual).

Gostaria de saber se alguém tem uma sugestão de placa-mãe para processador Ryzen AM4 que seja resistente a umidade ou algo do tipo.

Me falaram sobre a X570 mas se alguém conhecer outras pra sugerir, eu agradeço!

Postado

@holtzz Acho muito difícil uma placa ter tratamento contra maresia, ela pode ter componentes de melhor qualidade que aguentem mais, mas cedo ou tarde vai dar problema. O que vejo pessoal fazendo é usar um spray anticorrosivo na placa, ele faz uma camada de proteção sobre os componentes, mas é preciso pesquisar sobre qual é utilizado, não lembro o nome ao certo.

Postado

Exceto em alguns notebook que dizem ter proteção contra umidade as placa-mãe não tem.

Quanto ao chipset da placa-mãe tanto faz, se bem que a uma "lenda de Internet" que diz que as placas mãe com chipset B450 são mais afetadas, não devido ao chipset em si, mas ao material de um determinado cristal de clock. 

As recomendações de um site gringo para minimizar o problema:

1. Coloque seu computador em uma área da casa ou do escritório que não sofra variações de temperatura, como acontece perto de portas e janela, pois a variação pode causar condensação da umidade do ar. Se possível use ar condicionado e mantenha a temperatura do ambiente em 24 graus.
  2. Mantenha o comprador afastado de paredes, seja de estante ou do ambiente, para que "respire".
  3. Se notar umidade no computador enxugue imediatamente com um material absorvente, ex. papel toalha.
  4. Instale um desumidificador no ambiente. No exterior são vendidos "desumidificadores para eletrônicos". Por exemplo da Eva-Dry. Provavelmente um que seja eficiente o necessário custara bem caro.

• 8 meses depois...
Postado

Olá@holtzz ,

Além das dicas acima do@1lokos , sobre melhorar o ambiente, o que é muito valido mesmo!

Temos fabricantes de Placas Mãe para AMD AM4 com tecnologias Anti-Umidade, seguem alguns:

ASUS / MSI / Gigabyte / ASRock

Lembrando que as Placas que normalmente contém essas features são de linhas intermediárias para cima, como as de chipset B450 e B550.

Se tiver alguma duvida, pode me chamar aqui, espero ter ajudado!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...