Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

(texto copiado de outro fórum, não obtive resposta lá)

bom dia amigos
bem, estou com essa placa de meu uso, que operou normalmente desde o primeiro até o último dia que mexi nela, o problema começou quando tirei as ram q usava (caso queiram saber uma era sk hynix hmt351u6cfr8c-pb e a outra g.skill f3-10600cl9s) pra vender e comprar 2 hyperx fury hx316c10fb/4, o pc ficou parado por uns 5 dias, e quando instalei a ram o problema já estava presente: ela liga mas não dá o bip de post, não sobe imagem, o teclado pisca mas não acende o numlock e ela só desliga segurando o botão (as vezes até reinicia)
o que eu acho estranho é que a placa-mãe não apresenta os sinais mais comuns de defeito, ela bipa se eu ligar sem ram, a gpu liga e o processador esquenta

queria ajuda em descobrir do que se trata e se teria solução, queria vender ela mas sem ligar fica difícil pedir até mesmo 10 reais

segue abaixo o template do fórum preenchido:

Placa-mãe: 15-R60-011002 (sem logo alguma, creio ser uma g41t-m7 oem)
CPU: core 2 quad q9500
Cooler: dex dx-2000
memória RAM: 8gb DDR3 (2x4gb, anteriormente uma 1333 e outra 1600)
Fonte: corsair vs400
Discos: 2 hdds
VGA: gt 710 2gb

Onde o PC está ligado: filtro de linha
Rede elétrica aterrada: não

Sistema operacional: windows 7/10
Drivers: todos ok
Versão BIOS: não verifiquei

Problema: Não dá vídeo

O problema começou depois de algum evento específico? Se sim, qual?: troca de ram

O que eu já fiz: testei as rams novas (estão ok), testei o pc com um pente genérico 1333mhz nos 2 slots de todos as maneiras possíveis, testei outros 2 processadores (core 2 e7400 e pentium dual e4500), com e sem gpu, com e sem placa de rede pci (a do pc estava com defeito), reset de BIOS por bateria e jumper (creio que funcionou pois o cooler da cpu mudou de velocidade), com e sem bateria (até coloquei outra), sem os hds, sem os conectores do painel frontal
testei também algumas linhas da fonte com a placa ligada e ao menos os 3.3, 5 e 12v estão normais

• Solução
Postado

Essas placas LGA 775 só aceitam RAM de 4Gb se estas forem dual rank, ou seja se o pente que foi testado for single rank(chip em apenas 1 lado) o computador não vai ligar...

Obs: memórias 2Gb funcionam tanto single rank quanto dual rank. Em relação a frequência, eu não sei dizer se não aceita 1600Mhz ou se aceita mas funciona em 1333Mhz.

• Curtir 1
Postado

bem, só agora que me liguei nisso, como essas mem tem dissipador fica meio difícil perceber, mas elas são 1rx8 mesmo, porém pelo o que disse o pente de 2gb q testei devia funcionar

mas ainda vou arrumar um 2rx8 pra testar, talvez seja isso mesmo (as q eu usava eram dual) 

os slots creio estarem ok fisicamente, já até dei uma boa limpada em td pra n ter mau contato, defeito poderia ter tlvz de não estar mandando tensão ou algo assim

mas em falar em slot, e ainda bem até, percebi que o pciex16 estava com o último pino (dos dois lados) torto, mas não encostando em nada, torto pra 'fora' na direção da trava, creio que até por causa dela mesmo

nesse caso eles não estariam encostando na gpu

até desentortei, mas não sei se ter ligado desse jeito pode ter causado algum dano

vou testar a gpu em outro pc e ver se arrumo uma ram dual rank, já atualizo dps dos testes

• Curtir 1
  • 3 semanas depois...
Postado

Boa tarde amigos

Então, a gpu consegui testar logo após e graças a Deus não aconteceu nada com ela, e funcionou normal

Porém a ram eu só pude testar hj por conta de ter comprado na internet, e sim, era incompatibilidade mesmo, está dando imagem tranquilamente aqui

Agradeço a quem se dispôs a ajudar, as vezes o raciocínio passa longe das coisas mais simples

Eu de fato tinha me preocupado, mesmo não sendo nada o que eu imaginava ser

Irei fechar o tópico pois já foi resolvido, e de novo muito obrigado pela ajuda

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!