Ir ao conteúdo

Core i7-10700F + ASUS Prime H510M-E funciona normalmente?

Ir à solução Resolvido por Marcelo_gs,

Posts recomendados

Postado

atualmente tenho um i3 10100F mas estava precisando de um cpu melhor, então comprei o i7 10700F, mas estou na duvida se é arriscado usar com minha placa-mãe, ela é uma ASUS PRIME H510M-E, eu terei algum problema com essa combinação? Não queria ter que gastar com outra placa por agora...

Postado

Provavelmente não, o i7-10700F tem TDP (nominal) de 65 watts, o mesmo de um i5-10400F.

Se ocorrer "power thermal throttling" - redução de clock por falta de alimentação; coloque um fan forte soprando sobre o circuito VRM para melhorar a sua eficiência.

• Curtir 1
Postado
7 horas atrás, Kaique678 disse:

atualmente tenho um i3 10100F mas estava precisando de um cpu melhor, então comprei o i7 10700F, mas estou na duvida se é arriscado usar com minha placa-mãe, ela é uma ASUS PRIME H510M-E, eu terei algum problema com essa combinação? Não queria ter que gastar com outra placa por agora...

Bem, o que você quer que a gente diga? Que foi uma péssima compra e você não deveria ter pegado esse processador, ou que foi excelente de sua parte e vai dar tudo bem?

Se você já comprou, então tá comprado, a essa altura do campeonato não adianta a gente te explicar que o dinheiro foi mal investido... É que nem chegar o policial já dando um tiro e depois que o cara está sangrando no chão dizer "se rende ou leva chumbo!". Paciência, que sirva de lição: pergunte ANTES de comprar, não depois.

Postado

@Kaique678 Não foi uma boa ideia só sair comprando esse i7, se queria um processador melhor para jogar, gastou dinheiro à toa.

Se tiver dentro dos 7 dias de devolução por arrependimento, recomendo que devolva e peça o reembolso.

Mas respondendo a sua pergunta, acredito que funcione se o seu gabinete for bem ventilado, mas tem chances de dar uma fritada nos VRM.

Qual sua fonte?

Postado
4 horas atrás, 1lokos disse:

Provavelmente não, o i7-10700F tem TDP (nominal) de 65 watts, o mesmo de um i5-10400F.

Se ocorrer "power thermal throttling" - redução de clock por falta de alimentação; coloque um fan forte soprando sobre o circuito VRM para melhorar a sua eficiência.

Eu vejo, pensei que não esquentaria muito por não ter placa integrada

4 horas atrás, Imakuni disse:

Bem, o que você quer que a gente diga? Que foi uma péssima compra e você não deveria ter pegado esse processador, ou que foi excelente de sua parte e vai dar tudo bem?

Se você já comprou, então tá comprado, a essa altura do campeonato não adianta a gente te explicar que o dinheiro foi mal investido... É que nem chegar o policial já dando um tiro e depois que o cara está sangrando no chão dizer "se rende ou leva chumbo!". Paciência, que sirva de lição: pergunte ANTES de comprar, não depois.

Eu entendo o seu ponto, mas eu simplesmente não manjava muito sobre a relevância da placa-mãe nesse quesito, imaginei que por ela ser compatível com 10° e 11° geração estaria tudo bem com qualquer processador, mas ontem fui ver alguns vídeos sobre o i7 e escutei falarem sobre ter uma boa placa-mãe, meio que aprendi tarde

3 horas atrás, Marcelo_gs disse:

@Kaique678 Não foi uma boa ideia só sair comprando esse i7, se queria um processador melhor para jogar, gastou dinheiro à toa.

Se tiver dentro dos 7 dias de devolução por arrependimento, recomendo que devolva e peça o reembolso.

Mas respondendo a sua pergunta, acredito que funcione se o seu gabinete for bem ventilado, mas tem chances de dar uma fritada nos VRM.

Qual sua fonte?

É porque eu tenho uma RTX 3060 e em alguns games o processador não dava conta, aí descobri que um i7 seria o mais recomendado pra gpu, então peguei sem nem saber dos problemas que uma placa-mãe pode trazer. Sobre meu gabinete, ele é um "Montech X3 GLASS (Branco) ATX Mid Tower", ele vem com 6 fans, 5 para puxar o ar e outro pra jogar o ar quente pra fora, minha fonte é uma da corsair 650W

Já que cheguei até aqui, qual seria a placa-mãe recomendada para essa configuração então? 

• Solução
Postado
1 hora atrás, Kaique678 disse:

aí descobri que um i7 seria o mais recomendado pra gpu

descobriu como exatamente?

Sobre meu gabinete, ele é um "Montech X3 GLASS (Branco) ATX Mid Tower", ele vem com 6 fans, 5 para puxar o ar e outro pra jogar o ar quente pra fora, minha fonte é uma da corsair 650W

Seu gabinete está bem refrigerado, só recomendaria deixar as duas fans de cima do gabinete para fazer a exaustão também, jogando o ar quente para fora, e somente as 3 fans frontais jogando o ar para dentro do gabinete

Sobre a fonte você sabe dizer o modelo?

Por ser Corsair vou presumir que seja uma de boa qualidade e vai aguentar o upgrade tranquilamente. 

qual seria a placa-mãe recomendada para essa configuração então?

Levando em conta tudo que falei acima, acredito que não seja necessário trocar sua placa-mãe, mas depois de instalar fique de olho nas temperaturas, principalmente do circuito VRM da placa-mãe. Utilize algum software como o HWmonitor para ter essas informações na ponta da língua. 

Postado

descobriu como exatamente?

Pedi auxilio de um YouTuber chamado Pcfacts no twitter, expliquei que o i3 não estava dando conta de alguns games(não citei placa-mãe, apenas a gpu então não o culpe kkk) e ele me recomendou o i7, vi vídeos sobre o i7 e ele emparelhado com a 3060 e fiquei satisfeito com o resultado

Seu gabinete está bem refrigerado, só recomendaria deixar as duas fans de cima do gabinete para fazer a exaustão também, jogando o ar quente para fora, e somente as 3 fans frontais jogando o ar para dentro do gabinete

Eu vejo, é porque as fans já vieram montadas então não fiz alterações, mas seguirei a dica

Sobre a fonte você sabe dizer o modelo?

Por ser Corsair vou presumir que seja uma de boa qualidade e vai aguentar o upgrade tranquilamente. 

O modelo é CV650, acredito que ela seja de boa qualidade sim, o mínimo recomendado para a 3060 é 550W então também acho que está tudo bem

Levando em conta tudo que falei acima, acredito que não seja necessário trocar sua placa-mãe, mas depois de instalar fique de olho nas temperaturas, principalmente do circuito VRM da placa-mãe. Utilize algum software como o HWmonitor para ter essas informações na ponta da língua. 

Certo, obrigado pelas dicas, você realmente me ajudou bastante kkkkkk perguntei em outros lugares e disseram que desde que não seja o K ou KF a minha placa-mãe aguentaria, então estou mais tranquilo

Postado

Pedi auxilio de um YouTuber chamado Pcfacts no twitter, expliquei que o i3 não estava dando conta de alguns games(não citei placa-mãe, apenas a gpu então não o culpe kkk) e ele me recomendou o i7, vi vídeos sobre o i7 e ele emparelhado com a 3060 e fiquei satisfeito com o resultado

Pois é, mas certamente quando ele sugeriu "i7" não estava se referindo a i7 da 10ª geração - e nem do abacaxi da 11ª geração; mas da 12/13ª. 😉 

Inclusive na época da 10ª geração ele "descia o *****" na Intel. 😛 

Postado
20 minutos atrás, 1lokos disse:

Pois é, mas certamente quando ele sugeriu "i7" não estava se referindo a i7 da 10ª geração - e nem do abacaxi da 11ª geração; mas da 12/13ª. 😉 

Inclusive na época da 10ª geração ele "descia o *****" na Intel. 😛 

Ele se referia ao i7 10700 ou 10700F mesmo kkkkk ele também fala muito mal da RTX 3060 que é a que eu tenho, mas ele está corretíssimo

Ele não recomendou esses da 12/13° geração porque ele sabe que o chipset da minha placa-mãe não é compatível, já que uso um i3 10100F

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...