Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

Navegando entre diversos posts sobre placas-mãe AM4 para Ryzen 5000, encontrei uma divergência quanto à escolha entre placas A520 e B450. Parte dos membros muito experientes (considero aqueles com alta reputação e muitos tópicos resolvidos) indica A520 por ser um projeto mais recente. Outra parte, igualmente experientes, recomendam B450 por ter mais recursos, como pelo menos um dissipador, mesmo que singelo, nos VRMs.

Então eu criei esse tópico para resumir os prós e contras desses dois chipsets e tentar entender o que realmente é melhor.

Também pesquisando aqui, eu sei que o ideal é uma B550 (que não seja biostar rsrs), mas eu, e acredito que alguns, não tenho orçamento para tal ainda rsrs

Desde já, obrigado

• Membro VIP
Postado

Acredito que dependa da demanda que vai ter, para um Ryzen 5 5600 uma A520M vai suporta tranquilo, se vai usar algum processador melhor (mais quente), um dissipador nos VRMs se torna necessário. Tem também a relação com valor, tem momentos que se acha B450M em promoção, o que torna mais interessante comprar uma dessas do que uma A520M.

Acredito que de modo geral, a B450M vai ser superior. Porém para alguns, o valor inviabiliza a compra.

1 hora atrás, baleh disse:

encontrei uma divergência quanto à escolha entre placas A520 e B450

Depende dos valores, da utilização e do orçamento de quem vai comprar.

Eu evito recomendar uma A320M, mas quando o oçamento total para montar uma configuração é R$ 2.000,00, acaba sendo díficil fugir dela.

1 hora atrás, baleh disse:

Parte dos membros muito experientes

Estou comentando, embora não me enquadre neste grupo.

• Curtir 1
  • Solução
Postado

São placas para segmentos diferentes, uma de entrada (A520 ou a anterior A320) e a outra intermediária (B450 ou a posterior B550), sendo "high end" a X470/X570.

Para micros coorporativos - típico "PC de escritório", a A520 atende bem.

Já para o usuário "Gamer", que quer "levar vantagem" fazendo overclock - para ganhar <5% de desempenho e uns 20 graus na temperatura; a B450/B550 tem mais apelo.

Sendo do segmento intermediário algumas tem construção melhor - leia-se VRM com mais fases e corrente , dissipadores, codec de audio melhor (ALC 1200). Mas tem A520 com estas características, como a ASUS TUF Gaming A520M Plus.

Novas tecnologias, como o PCI 4.0 não são suportadas nos modelos mais simples ou antigos - alguns fabricantes até implementaram nas B450 mas a AMD forçou a retirada, para não atrapalhar a venda do chipset B500, X570.

Se você é o típico "gamer" o ideal é uma B550, pois tem PCI 5.0 para a VGA e o NVMe, embora o ganho pratico disso só seja notado em benchmarks.

• Curtir 2
Postado
1 hora atrás, Pedroou disse:

Acredito que dependa da demanda que vai ter, para um Ryzen 5 5600 uma A520M vai suporta tranquilo

Sim, no meu caso é um desse, 5600G. E não vou fazer overclock. Quanto a jogos, vou no máximo, esporadicamente, jogar um CS.

Tem também a relação com valor

Agora, tem umas b450m da gigabyte praticamente no mesmo preço das A520 da ASUS e MSI. Então, nesse quesito, estão empates.

Estou comentando, embora não me enquadre neste grupo.

Eu considero :tw_sweat_smile:

45 minutos atrás, 1lokos disse:

Já para o usuário "Gamer", que quer "levar vantagem" fazendo overclock - para ganhar <5% de desempenho e uns 20 graus na temperatura; a B450/B550 tem mais apelo.

Pronto, já não me encaixo nessa categoria. Não vou fazer oveclock, ainda mais com esse "ganho" de eficiência rsrs

47 minutos atrás, 1lokos disse:

Mas tem A520 com estas características, como a ASUS TUF Gaming A520M Plus.

Entendo, essa realmente me chamou a atenção. Mas é verdade que essas TUF tem problema com umidade, que as vezes só liga depois de passar um secador?

56 minutos atrás, 1lokos disse:

pois tem PCI 5.0 para a VGA e o NVMe, embora o ganho pratico disso só seja notado em benchmarks.

Como não sou, como já disse, vou deixar b550 de lado por enquanto mesmo, até porque meu NVMe e meu processador são pci 3.0, então nem vale a pena por esse lado.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...