Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

BOm dia

Estou com uma msi z97m gaming , i5 4690k@4,2ghz e gskill ares 2x8gb 2400mhz, fonte seasonic 760w gold modular, SSD wd blue 500, SSD kingston hyperx 120gb e HD 500gb. Estou com uma ASUS phoenix 1050 2gb como VGA.

Normalmente costumo colocar o pc em suspensao hibrida quando vou ficar  1 hora ou mais longe do pc, costumava fazer isso ao menos 2x por dia, ia para o sofá buscar trabalho nos apps do celular e voltava, finalmente consegui um trabalho e as vezes esqueco pc estava em suspensao e tirava da tomada, fiz isso poucas vezes.

Infelizmente 1 semana atras pc não queria mais voltar da hibernacao, estava muito frio no dia e cansado simplesmente tirei da tomada enquanto suspenso, ficou assim por 2 dias, depois quando fui tentar ligar simplesmente não ligava, não lembrei de olhar os leds de erros para saber onde estava falhando.

O pc ligava e desligava na sequencia, foi assim durante 15 ciclos até eu decidir remover os cabos dos hds para não queimar, pc ligou na hora, porém solicitou para carregar a ultima profile valido com uma mensagem de erro de inicializacao, carrei um profile em stock fiz alguns ajustes liguei novamente os hds e prosseguiu normalmente o boot, tentei carregar o historico de confiabialidade e nada constava, foi assim durante o dia e depois de umas 6horas de uso pc congelou e voltou ao processo de liga e desliga, desta vez decidi ir dormir e larguei para um dia que tivesse tempo.

Tentei ligar algumas vezes no decorrer da semana e não coonsegui, pesquisei na internet sobre estes problemas com erro de retorno do s3 mas tudo voltado a windows, nada relacionado a hardware.DUrante a semana tentei dar clear cmos, apertar o botao oc genie e nada de ligar, hoje , removi todos os cabos novamente porém examinei todos os capacitores da placa-mãe para saber se estavam estufados ou algo queimado "visivel", porém cheguei a ver uns videos sobre apertar o botao de desligar antes de ligar o  computador, logo cheguei a pensar que fosse o dito cujo com problema, removi ele e liguei com o botaoo da placa, custou a ligar mas ligou porém não reconhecia os hds mecanicos e algumas usbs, reconfigurei tudo em stock depois subi o profile de "over", até então ok, porém não reconhecia algumas portas sata nem usbs, desta vez desliguei normalmente pelo windows verifiquei todos oos caboos e deixei o SSD de 120gb desligado, ligou normalmente e agora vos escrevo.

QUestão que não sei se o problema é relativo a placa-mãe ou fonte, a placa-mãe tem menos de 5 anos pois comprei numa liquidacao na terabyte, a fonte deve ter uns 8 anos.

Alguns videos e topicos pela web pessoal relatou quando pressiona o botao de desligar você "limpa" os capacitores referentes a inicializacao, enfim como eletrônico eu acredito ser algo na fonte que não abri ainda ou problema fisico do botao, porém foi algo realmente fora da curva.

Lembrei que minha placa possuiu um cabo de alimentacao adicional para chip de audio, meu antigo fone de 1600mw quebrou o cabo e agora uso um que não necessita desta alimentacao adicional, algo que não faz muito sentido poois e quando não estava usando os foones nunca usei toda a potencia enfim.

Obviamentee a idade dos componentes pesa, o preço dos atuais está incrivelmente alto e até um 4690k usado é caro, cheguei a pensar ser a cpu ou algo referente a condensação, mas de fato estou sem ideias para economizar, porém não sei qual fonte de robustez e qualidade comprar para poder reaproveitar no meu futuro upgrade no final do ano, algo provavelmente como uma 4070 e plataforma DDR5, pensei em comprar a 4070 estes dias mas apos estas falhas e o monitor ter quebrado decidi pegar o kit todo de uma vez no fim do ano.

Se puderem me ajudar a compreender o que houve agradeço.

*No periodo de 1 semana desligado o relogioo atrsou nem 3min, a pilha troquei deve ter 1 ano oou 2.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...