Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite turma. Recentemente montei um computador e até comprei as peças já (aguardando chegar). Primeiramente agradecer ao @Pedroou por tirar as dúvidas e indiretamente ao @Kohari porque vi um post dele ajudando outra pessoa e mudei algumas configurações do meu. 

Vou usar o computador para jogar dota 2 e uso diário normal. 

Meu computador ficou o seguinte:

Ryzen 5 5500

A520M-a Pro

Memória XPG Gammix D10 3200 (8gbx2)

Fonte MSI MAG A550BN

SSD 500 nv2 kingston

Gabinete Gamer Mancer Hexer, Rainbow, Mid-Tower, Lateral de Vidro, Com 3 Fans

Placa de Vídeo GTX 1650 4gb

Minhas dúvidas são as seguintes, vou precisar comprar algum aircooler ou o que vem no processador aguenta ?

Vou precisar adicionar algum fan ? ( vi alguns gabinetes com fan na traseira )

Sobre a BIOS da placa-mãe, aqui na cidade está na faixa de 350,00 a 400,00 para atualização dela, tem alguma maneira de eu saber se a placa que comprei tem suporte para o processador ou devo esperar chegar para ter alguma identificação e procurar sobre ?

Obrigado !!!

Postado

Boa noite amigo! 

Sobre o resfriamento do processador: O cooler que vem junto com o Ryzen 5 5500 é o Wraith Stealth, que é adequado para resfriar o processador em condições normais de uso. A menos que você planeje fazer overclock ou viver em uma região com temperaturas muito altas, o cooler incluído deve ser o suficiente para manter a temperatura do processador sob controle.

Adicionar fans extras: O gabinete que você mencionou, o Mancer Hexer, já vem com 3 fans, o que é uma quantidade razoável para a maioria dos sistemas. Se você achar que a temperatura interna está muito alta durante o uso intenso, você pode adicionar mais fans, especialmente na parte frontal, para melhorar o fluxo de ar. Mas é importante verificar a capacidade do gabinete para suportar fans adicionais.

Atualização da BIOS: A placa-mãe A520M-a Pro é compatível com os processadores Ryzen de 3ª geração (Zen 2) e 4ª geração (Zen 3), incluindo o Ryzen 5 5500. No entanto, pode ser necessário atualizar a BIOS para garantir a compatibilidade com o seu processador específico. Antes de gastar dinheiro para atualizar a BIOS em uma loja, sugiro que você aguarde a chegada do seu processador e tente instalá-lo na placa-mãe. Se ele funcionar sem problemas, então não será necessário atualizar a BIOS. Caso contrário, você pode pesquisar no site do fabricante da placa-mãe ou entrar em contato com o suporte para obter mais informações sobre como atualizar a BIOS.

Espero que isso ajude! Se você tiver mais dúvidas, é só perguntar.

• Curtir 1
Postado

@Eduardo A.R Então, não planejo fazer overclock não, moro em MG, aqui a temperatura é normal, nada muito quente. Vou observar a temperatura dele então, creio que não será necessário colocar outra fan não.

No caso da BIOS, foi o que mais fiquei em dúvida, então eu posso esperar chegar, montar o pc normalmente e tentar ligar ? caso não ligue, ai eu tenho q procurar sobre atualizar a BIOS ?  Não corre risco ligar não ne ? So não vai reconhecer o processador e não ligar ?

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Algumas lojas como a Pichau e Terabyte cobram uma taxa de R$ 20 a R$ 40 para atualizar, precisa ver na loja (ou no suporte) como você solicita. Recomendo você morrer com R$ 40,00 reais do que correr o risco de gastar R$ 350,00.

Suporte ela tem, precisa ver e a versão que vem já é a compatível.

2 horas atrás, Vinícius Bobbia disse:

Vou precisar adicionar algum fan ? ( vi alguns gabinetes com fan na traseira )

Esse seu vem 3, devem vir os 3 na frente. Quando chegar, centralize 2 na frente e coloque um atrás.

mcr-hex-rb01.jpg

2 horas atrás, Eduardo A.R disse:

Antes de gastar dinheiro para atualizar a BIOS em uma loja, sugiro que você aguarde a chegada do seu processador e tente instalá-lo na placa-mãe.

Eu recomendo você já gastar um pouco agora do que muito depois.

• Curtir 1
Postado

@Pedroou Certo, so que comprei o processador na Kabum! , la eles não oferecem suporte sobre isso da BIOS, e procurei e não tinha a opção de atualização. 

Tem algum problema eu montar o pc e der algum defeito por causa disso ? Ou pode tentar ligar ele, se ele não ligar, ai eu devo procurar alguém que atualize ? 

Postado
1 hora atrás, Vinícius Bobbia disse:

@Eduardo A.R Então, não planejo fazer overclock não, moro em MG, aqui a temperatura é normal, nada muito quente. Vou observar a temperatura dele então, creio que não será necessário colocar outra fan não.

Se o gabinete Hexer (é apertado) vier com os 3 fans na frente e você não quiser comprar mais um para colocar na traseira como exaustor, mude um dos 3 frontais para traseira. É importante ter fan de entrada e de saída.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
10 horas atrás, Vinícius Bobbia disse:

so que comprei o processador na Kabum!

Mas não é o processador que atualiza, é a placa-mãe.

Defeito não, ele apenas não vai ligar.

Postado

@Pedroou placa-mãe ***. Digitei errado, o processador e o gabinete eu comprei na pichau. Beleza. Vou esperar chegar, vi que tem opção na Msi de cadastrar o número de série da placa e pedir suporte pra saber sobre o que ela suporta, qual a BIOS e etc… vou esperar chegar e faço esse procedimento. Muito obrigado a todos !!!

• Curtir 1
Postado

@Pedroou  bom dia. Chegou as peças do computador. Comecei a montar ontem a noite e me apareceu outra dúvida.

IMG_7843.thumb.jpeg.7df8266cf3ce5a3d5cb55b728601aff3.jpeg

Vou montar as fans da maneira que você indicou, tirei 1 fan e vou colocar na traseira como exaustor e deixarei 2 fan na frente. Agora a duvida, eu deixo como ta na imagem ( com a ideia de jogar o ar frio embaixo e o ar quente subir pra exaustão) ou eu deixo as 2 fan da frente em cima mesmo ( uma no meio e uma nessa parte que ta livre ) ?

obs : a fan que ta fora vai ser a que vou colocar pra exaustão. 

• Membro VIP
Postado

Pereceba que onde tem os parafusos, tem espaço para deslocar para cima ou para baixo, coloque o mais para cima possível no encaixe que estão.

• Membro VIP
Postado

Não, deixa onde está, só tenta correr ela para cima.

IMG_7843.thumb.jpeg.243ccbee0c757afb8d17b8eb9d890d85.jpeg

Mantém no "slot" que está.

Futuramente você compra uma fan preta daquelas de R$10,00 e coloca na traseira e volta essa ai para a frente.

• Curtir 1
Postado

Tópico resolvido ! 

Considerações finais, resolvi a duvida da BIOS da placa-mãe, cadastrei a placa no site da Msi e pedi suporte sobre a BIOS (me responderam bem rápido e bem específico) , no meu caso a placa-mãe que comprei ja veio com a BIOS para suportar o Ryzen 5 5500. Então aconselho quem tem dúvidas fazer o mesmo (com o número de série da placa consegue suporte bem tranquilo). 

Obrigado !

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...