Ir ao conteúdo

Erro de rede O Windows não pode acessar C:\WINDOWS\system32\Optional Features.ex

Ir à solução Resolvido por Nivio Ramos Junior,

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Boa noite.  Configurei uma rede entre dois notebooks um com Win10 e outro Win7, feito os devidos compartilhamentos aparentemente tudo ocorreu bem. Porém, ao desligar os micros e ao liga-los no dia seguinte o notebook com win10 havia perdido as permissões de administrador, logo não consigo fazer nada como adm com isso não consigo aplicar nada.  Já tentei o CMD, não no modo administrador.  O drive C, não abre.  Nas propriedade não deixa alterar nada. Não deixa entrar no Regedit, to perdido não sei mais o que fazer.  Só não queria ter que formatar.  Talvez alguém já tenha passado pelo mesmo problema e conseguiu resolver.

erro.jpg

Postado

Troca o nome do computador e faz um teste.

• Membro VIP
Postado
agora, Mega Blaster disse:

Troca o o nome do computador e faz um teste.

Já fiz isso.  Não Adiantou.

Eu preciso de alguma forma restabelecer meus privilégios de Administrador.  Pois sem eles não consigo alterar nada.  Tudo pede o modo administrador para ser aplicado até o CMD.  

Postado
11 horas atrás, Nivio Ramos Junior disse:

Configurei uma rede entre dois notebooks um com Win10 e outro Win7, feito os devidos compartilhamentos aparentemente tudo ocorreu bem. Porém, ao desligar os micros e ao liga-los no dia seguinte o notebook com win10 havia perdido as permissões de administrador, logo não consigo fazer nada como adm com isso não consigo aplicar nada.  Já tentei o CMD, não no modo administrador.  O drive C, não abre.

As propriedades não são associadas ao micro mas sim a contas. E não se perdem. 

Abrir uma console no modo normal por certo não vai dar permissões de administração.

Não entendo o que significa "o drive C não abre".  Está falando de abrir o disco local? Abrir como? Explorer?

Só tem uma conta em cada micro? Espero que não. NUNCA faça isso. É como ter uma única chave da casa... A primeira coisa ao instalar o sistema, ou no mínimo ao fazer alguma mudança administrativa no sistema, é criar uma conta administrativa adicional.

Não pode usar a restauração do sistema e simplesmente voltar até as mudanças e refazer com mais critério?

Tem um disco de recuperação? 

Acho que essa pergunta está meio off-topic. Há um forum para Windows. Entendo que seja uma questão sobre rede mas em geral as discussões aqui são sobre redes e protocolos envolvendo a internet. Talvez tivesse mais sorte no outro forum com essa questão

• Membro VIP
Postado
43 minutos atrás, arfneto disse:

Abrir uma console no modo normal por certo não vai dar permissões de administração.

Não entendo o que significa "o drive C não abre".  Está falando de abrir o disco local? Abrir como? Explorer?

Só tem uma conta em cada micro? Espero que não. NUNCA faça isso. É como ter uma única chave da casa... A primeira coisa ao instalar o sistema, ou no mínimo ao fazer alguma mudança administrativa no sistema, é criar uma conta administrativa adicional.

Não pode usar a restauração do sistema e simplesmente voltar até as mudanças e refazer com mais critério?

Acho que essa pergunta está meio off-topic. Há um forum para Windows. Entendo que seja uma questão sobre rede mas em geral as discussões aqui são sobre redes e protocolos envolvendo a internet. Talvez tivesse mais sorte no outro forum com essa questão

quando me refiro a não abrir o C, estou dizendo que meu drive local C não esta acessível em seu micro nativo no windows esplorer, perdi o acesso a sub pastas.

Infelizmente só tenho uma conta mesmo, acabei de perceber o engano em não ter outras, você tem razão.

Tb não tenho disco de recuperação, mais um erro.

Coloquei o tópico aqui pois o erro é de redes, mas se você acha devo colocar no forum Windows posso tentar lá tb.

Fora as críticas construtivas teria alguma dica para solucionar o problema?  obrigado. Abraço

Postado
1 minuto atrás, Nivio Ramos Junior disse:

alguma dica para solucionar o problema?

As recomendadas anteriormente? Fizeste? Qual o resultado? Se não der retorno das sugestões, entendemos que funcionou.

Postado

Como te disse, esse é um tópico sobre redes. Mas é (eu acho) muito mais um tópico sobre administração de Windows e postando uma questão lá pode ter mais visibilidade pelo pessoal que tem mais experiência com isso. Não falo em nome dos forums, é só um palpite. 

E de todo modo crossposting nesse caso nem poderia ser criticado 🙂 porque tem a ver com os dois.

7 minutos atrás, Nivio Ramos Junior disse:

Tb não tenho disco de recuperação, mais um erro

Pode conseguir um desses de qualquer máquina Windows. Ou pode usar a ferramenta de download da MS e qualquer versão de Windows. Gere um pen-drive, 8GB está bem.

Pode fazer isso sem o ERD. Basta reiniciar a máquina na carga do sistema algumas vezes e o Windows vai entrar no modo de recuperação e uma das opções é restaurar o sistema. Vai abrir o sistema mostrando os pontos de restauração e as datas. Apenas escolha a última anterior ao sinistro e pronto. É um dos menus de recuperação do sistema. Como o sistema não está no ar ainda não existe a noção de contas e permissões

• Membro VIP
Postado

@Mega Blaster Infelizmente não deu resultado.

3 horas atrás, arfneto disse:

Tentei tb, mas a restauração não inicia dando um erro inesperado. Acesso negado (0x80070005) A restauração do sistema será fechada.

Postado

Perdeu o acesso. Sem isso nada vai funcionar. Tem 2 coisas para tentar sem formatar. Primeira, tenta criar outro usuário se o sistema permitir. Provavelmente vai negar. se não der, baixa uma imagem nova da mesma versão e tenta reparar com o pendrive. Tenta também se dá para criar um novo usuário a partir desse pendrive.

• Membro VIP
Postado
58 minutos atrás, Mega Blaster disse:

Perdeu o acesso. Sem isso nada vai funcionar. Tem 2 coisas para tentar sem formatar. Primeira, tenta criar outro usuário se o sistema permitir. Provavelmente vai negar. se não der, baixa uma imagem nova da mesma versão e tenta reparar com o pendrive. Tenta também se dá para criar um novo usuário a partir desse pendrive.

Conseguir criar um usuário administrador.  Entrei por ele mas continua dando acesso negado ao disco local C. O que notei agora é que no CMD entro como administrador.  

Postado

Isso é bom. Então agora vamos tentar recuperar as permissões. Procede como abaixo:

1. Pressione as teclas “Windows + E” agora ao ver unidade C:/ na qual você não tem acesso, clique com o botão direito e escolha Propriedades.
2. Clique na guia Segurança, em seguida clique no botão abaixo AVANÇADAS.
3. Na aba Proprietário,  clique em Editar e selecione agora o usuário atual que você possui no Windows 10 e marque a opção
"SUBSTITUIR O PROPRIETÁRIO EM SUBCONTAINERS E OBJETOS" depois disso clique em OK , ele informará uma mensagem e fará um processo de permissão para as pastas e sub-pastas. 
Depois que terminar clique em OK.

Se mesmo assim o comportamento persistir sugiro que realize o passo abaixo.

Associação de Grupo
1. Aperte a tecla Windows + R, ao abrir o executar digite o comando control userpassowords2
2. Clique no seu usuário conectado em seguida clique em Propriedades.
3. Abra a Guia Associação de Grupo, marque a opção outro e selecione na caixa ao lado administrador.
4. Clique em Aplicar e depois OK.
Ao iniciar o computador e verifique se a falha ainda ocorre.

Postado
3 horas atrás, Nivio Ramos Junior disse:

Tentei tb, mas a restauração não inicia dando um erro inesperado. Acesso negado (0x80070005) A restauração do sistema será fechada

Esse é o erro clássico de permissão. Está usando no modo errado para seu caso. É só mais uma consequência (natural) do problema que você de alguma forma criou. É claro que não vai poder restaurar o sistema com ele rodando.

Talvez eu não tenha me explicado bem...

5 horas atrás, arfneto disse:

Pode fazer isso sem o ERD. Basta reiniciar a máquina na carga do sistema algumas vezes e o Windows vai entrar no modo de recuperação e uma das opções é restaurar o sistema

Criar o disco de recuperação é trivial. Ou um pen-drive. Mas pode acessar a console de recuperação sem isso. Após um certo número de tentativas de carregar o sistema ela abre automaticamente. Acho que 3 ou 5 vezes. Apenas reinicie ao ver o logo do Windows umas vezes e ela vai aparecer. Uma das opções que vai ver nessa console é a de restaurar o sistema. E como o sistema não estará no ar não pode ter um erro de permissão.

1 hora atrás, Nivio Ramos Junior disse:

Conseguir criar um usuário administrador.  Entrei por ele mas continua dando acesso negado ao disco local C. O que notei agora é que no CMD entro como administrador

as permissões da console ou do terminal são no máximo as da conta em que entrou, a menos que se autentique como administrador. 

2 horas atrás, Nivio Ramos Junior disse:

Conseguir criar um usuário administrador.  Entrei por ele mas continua dando acesso negado ao disco local C. O que notei agora é que no CMD entro como administrador.  

Para criar um usuário precisa de uma conta administrativa. Se conseguiu criar um usuário seu problema então é outro...

• Membro VIP
Postado
19 horas atrás, Mega Blaster disse:

Isso é bom. Então agora vamos tentar recuperar as permissões. Procede como abaixo:

1. Pressione as teclas “Windows + E” agora ao ver unidade C:/ na qual você não tem acesso, clique com o botão direito e escolha Propriedades.
2. Clique na guia Segurança, em seguida clique no botão abaixo AVANÇADAS.
3. Na aba Proprietário,  clique em Editar e selecione agora o usuário atual que você possui no Windows 10 e marque a opção
"SUBSTITUIR O PROPRIETÁRIO EM SUBCONTAINERS E OBJETOS" depois disso clique em OK , ele informará uma mensagem e fará um processo de permissão para as pastas e sub-pastas. 
Depois que terminar clique em OK.

Se mesmo assim o comportamento persistir sugiro que realize o passo abaixo.

Associação de Grupo
1. Aperte a tecla Windows + R, ao abrir o executar digite o comando control userpassowords2
2. Clique no seu usuário conectado em seguida clique em Propriedades.
3. Abra a Guia Associação de Grupo, marque a opção outro e selecione na caixa ao lado administrador.
4. Clique em Aplicar e depois OK.
Ao iniciar o computador e verifique se a falha ainda ocorre.

Quando chego na parte de proprietário não avança mais.image.thumb.png.243c4bd5c947d139767064ddf4dc1b92.png

• Triste 1
Postado
8 horas atrás, Nivio Ramos Junior disse:

Quando chego na parte de proprietário não avança mais

Se o seu problema é de permissões, o que levou ao erro 0x80070005, o popular erro 5 dos anos 90, então não deve ficar surpreso de não poder avançar a partir desse ponto certo?

Sugiro fazer o que eu disse, o simples: ativar a console de recuperação ANTES de entrar no sistema. E restaurar o sistema para o ponto mais recente antes do desastre. Como eu expliquei, nem precisa do ERD. E de todo modo para gerar um pen-drive de boot com Windows também não precisa de acesso administrativo.

• Membro VIP
Postado

eu coloquei o pendrive do win10 e fiz o boot por ele.  Dai entrei nas ferramentas de reparação de sistema.  Por lá dá para manipular o que quiser, porém, meu grau de conhecimento não me leva a fussar ali.  Vou tentar como falou sem o pendrive e tentar  recuperar o sistema.

11 minutos atrás, arfneto disse:

Se o seu problema é de permissões, o que levou ao erro 0x80070005, o popular erro 5 dos anos 90, então não deve ficar surpreso de não poder avançar a partir desse ponto certo?

Sugiro fazer o que eu disse, o simples: ativar a console de recuperação ANTES de entrar no sistema. E restaurar o sistema para o ponto mais recente antes do desastre. Como eu expliquei, nem precisa do ERD. E de todo modo para gerar um pen-drive de boot com Windows também não precisa de acesso administrativo.

@arfneto Não deu certo.  Mensagem:: Houve um problema ao restaurar o PC. Nenhuma alteração foi feita.

Postado
13 minutos atrás, Nivio Ramos Junior disse:

Não deu certo.  Mensagem:: Houve um problema ao restaurar o PC. Nenhuma alteração foi feita.

Acho que sabe que vou ter que perguntar isso, já que não explicou: rodou isso como? Como ativou a console de recuperação?

• Membro VIP
Postado

Tentei de outra forma  tb não deu. To quase desistindo.  O problema é que tenho instalado uns plugins em programas que nem sei mais onde peguei. Senão já tinha formatado.

20230601_225224.jpg

3 minutos atrás, arfneto disse:

Acho que sabe que vou ter que perguntar isso, já que não explicou: rodou isso como? Como ativou a console de recuperação?

Reiniciei e cliquei F8.

Postado

@Nivio Ramos Junior

6 minutos atrás, Nivio Ramos Junior disse:

Reiniciei e cliquei F8.

Não era pra ter apenas 2 pontos de restauração apenas. Essa máquina não estava em uso antes do dia 25? E deu o mesmo erro para os dois pontos de restauração?

Tempos atrás tinha uma máquina com um problema parecido e ao mudar o nome do disco o acesso voltou ao normal. Selecionei o disco e teclei F2 e mudei o label. Não fazia sentido, era só para levar pra outra máquina e identificar melhor. Só que restaurou o acesso. Lembrei disso agora. Não custa tentar. 😄 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!