Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde!

Minha placa-mãe não possui entrada para RGB, para isso, seria necessário encontrar uma controladora, porém não encontrei nenhuma que fosse 12v 4 pinos para RGB e tivesse entrada PWM 4 pinos, se puderem me recomendar alguma, agradeço.

Porém no momento minha dúvida é, eu consigo utilizar essa controladora juntamente com esse hub? Lembrando que as duas devem ser energizadas através do cabo sata, e isso é o que está me deixando com a seguinte dúvida: essa energização por parte da controladora e hub não daria algum problema? Segue as imagens em anexo. 

1.png

2.png

Postado

A principio poderia usar o cabo extensor RGB (4 pinos) - que acompanha; para fazer a interface entre  a controladora com o símbolo  "ROG" - que não é só um HUB, mas uma controladora RGB (12v) com 8 conectores para fans  e 8 conectores para LED RGB (4 pinos 12 v); e a controladora RGB - para o LED de um fan; com controle remoto.

A controladora/HUB "ROG" - que aparentemente não tem controle remoto; pode ser controlada:

• Pela placa-mãe (alguns modelos) através do cabo de 4 vias conectado no conector de 4 pinos marcado IN - o que não é o seu caso (falta de suporte da placa-mãe).
  • Pela foto, do lado do IN tem um conector de 2 pinos, que em geral é usado para ligar no botão Reset ou LED do gabinete e trocar as cores do RGB ou desligar por este botão. Em outros anúncios da mesma "ROG" do lado do IN tem um conector de 4 pinos para ligar num SYS_FAN da placa-mãe e ter controle de RPM pelo BIOS.

Mas se tem até 4 fans RGB, pode usar só a controladora de LED RGB da primeira foto, ligando nela os cabos dos LEDs dos fans através de um cabo splitter 1-4 para RGB (não confundir com splitter para PWM). Exemplo de splitter. Ou um HUB RGB 12v de 10 portas como este, que é mais barato que o "ROG".

Já o cabo de alimentação das ventoinhas das fans liga num conector SYS_FAN (ou CHA_FAN) da placa-mãe através de um cabo splitter 1-4 para PWM - ou um HUB PWM; e controle a RPM pela curva de fans no BIOS - se tiver esta opção, se não tem a RPM fica em 100%. Não ligue mais de 4 fans num único SYS_FAN ou pode exceder a corrente disponível, em geral de 1 Ampere.

No entanto, considerando os gastos com controladoras, cabos splitter ou HUB (só a controladora/HUB "ROG" é ~R$ 130,00) - e ainda ficar limitado aos efeitos pobres do RGB (parece "pintiadeira de pluta"); 😛  considere a alternativa de vender estes fans RGB e comprar um kit AIGO de fans ARGB com controladora, e assim ter todo o esplendor do "frufru rainbow" - ARGB teoricamente tem 16 milhões de cores. 😉 

Os fans Aigo que são melhores (no papel) são os AR12 PRO - 74 CFM, pressão 2.2mmH20, caso compre o kit com 3 AR12  (48 CFM) compre mais um AR12 PRO avulso para colocar como exaustor.

Veja este vídeo, ligando LEDs RGB ou ARGB sem ser pela placa-mãe, inclusive mostra a diferença entre efeitos RGB e ARGB:

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...