Ir ao conteúdo

Windows demora para carregar. Defeito no SSD?

Ir à solução Resolvido por clhard,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde,

Meu PC é o da assinatura. Atualmente o  SO é o Win 11 Pro. Ocorre que de umas duas ou três semanas pra cá o computador estava demorando muito para carregar o SO e depois que entrava no Windows alguns programas também demoravam pra carregar ou até quando entrava no Explorer para abrir ou manipular qualquer arquivo ou abrir um dispositivo USB. E quando desligava o PC era outro parto....demorava bastante também.

Aí resolvi formatar o PC (SSD M.2 Corsair, MP600, Gen4, 4x, 500GB) e reinstalar o Windows 11 do zero, achando que o problema estava associado ao SO.

Ledo engano, o problema persiste, ou seja, demora a carregar o SO e desligar. Acho até que o Explorer melhorou um pouco, mas quanto aos programas ainda não sei como está porque não tive tempo de instalar todos.

Em tempo: Se mando reiniciar ele dá o boot mas não carrega o SO, parece que a tela do boot congela, e preciso dar um reset, aí sim ele carrega, mas também com muita demora.

Um amigo falou que o problema deve ser do SSD M.2. É possível que seja? Tem como corrigir?

Obrigado

• Membro VIP
Postado

Baixe o CrystalDiskInfo e veja como está a saude do seu SSD, também informe se possui mais algum SSD ou HD conectado ao computador.

Postado
22 minutos atrás, Pedroou disse:

Baixe o CrystalDiskInfo e veja como está a saude do seu SSD, também informe se possui mais algum SSD ou HD conectado ao computador.

OK, vou baixar o CrystalDiskInfo para fazer a verificação. Mas já rodei o checkdisk do windows mas não acusou nenhum problema.

Tenho mais um SSD M.2 (Samsung 1TB, 3Gen, 4x, MZ-V8V1T0B/AM), um HD Hitachi de 2TB e um HD Seagate de 500GB) mas o PC sempre funcionou muito bem com eles, inclusive o windows carregava muito rápido (menos de 5 segundos).

• Membro VIP
Postado

Existe a possbilidade de ser o outro SSD cusando algum problema, não necessariamente o que tem o sistema operacional, por isso a pergunta se tem mais de um.

Postado
8 minutos atrás, Pedroou disse:

Existe a possbilidade de ser o outro SSD cusando algum problema, não necessariamente o que tem o sistema operacional, por isso a pergunta se tem mais de um.

Entendi. Mesmo que antes estivesse funcionando normalmente?

Caso o teste no CrystalDiskInfo não acuse problema no SSD que tem o SO uma outra verificação seria retirar o outro SSD?

E caso não acuse problema também nesse outro SSD qual seria a solução, ou sugestão?

• Membro VIP
Postado

Existe a chance de ser uma versão do Windows 11, tempo atrás o problema de desempenho foi resolvido voltando uma versão anterior.

Postado
20 horas atrás, Pedroou disse:

Existe a chance de ser uma versão do Windows 11, tempo atrás o problema de desempenho foi resolvido voltando uma versão anterior.

Vai entender meu amigo...a coisa ficou normal!!!...o problema foi resolvido🤔

• Solução
Postado
5 horas atrás, Pedroou disse:

Resolveu atualizando ou voltado uma versão? Ou simplesmente parou de dar erro?

Eu tinha reinstalado o win do zero...não voltei para a versão anterior...e o problema não aconteceu mais....

obrigado!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...