Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho um processador Core i5-12400F com o cooler original em uma placa-mãe H-610m. Comprei as peças novas e mesmo montei tudo sem nenhum problema e agora depois de 1 ano estou fazendo a limpeza.

Fui fazer uma limpeza no PC e aproveitei e troquei a pasta térmica, consegui tirar o cooler tranquilo. O problema começou quando fui encaixar o cooler. Girei os pinos todo para a direita e apertei, apertei com força e não entrava de jeito algum (não apertei mais ainda porque pensei que antes de conectar o pino iria chegar e danificar a placa-mãe), fiquei tentando varias vezes nos 4 pinos até que fui conseguindo. A ideia era encaixar em "X" mas acho que não fiz porque as vezes so encaixava um pouco e com medo de quebrar e eu tentava encaixar os outros de novo até que todos estavam encaixados. Obs: Eu tinha tirado o cooler e colocado de novo pra estar certos nos buracos.

Liguei o PC e a temperatura não estava normal, em teste de stress passava fácil dos 80 °C, coisa que não acontecia antes.

Tirei o cooler de novo e montei de novo e foi mais fácil, mas a temperatura ainda não estava como antes.

Fiquei desmontando e montando varias vezes...

O cooler não está ficando grudado junto com o processador mesmo com o pinos bem encaixados, na hora que tiro so uns 25% do cooler teve contato com a pasta térmica.

Visualizando bem de perto não vejo nenhum pino se quer com nenhum pedaço quebrado, placa-mãe visualmente reta...

Será que o cooler está empenado? Nem sei se isso é possível.

Ou a placa-mãe está empenado?

Os encaixes podem ter sido danificados mesmo sem estar quebrado?

Obs: ja desmontei e montei cooler varias vezes em outro kit meu. Tenho noção. O problema que jeito algum queria conectar fácil mesmo com o pino girado todo para a direita.

Vou ver se consigo um cooler pra fazer o teste.

Postado

Se você tem certeza que os pinos plásticos que prendem o cooler foram posicionados corretamente - o que as diversas tentativas de colocar sugerem que não esta ficando certo, pode ser o problema de empenamento do CPU que acontece com Intel 12ª, 13ª geração.

A força excessiva das garras do mecanismo que prende o CPU (ILM) força mais no meio, o que faz esta área ficar mais baixa e isso prejudica o contato com a base o cooler. Veja o que acontece nesse vídeo, ao fechar a trava do ILM.

Em todo caso esse problema aumenta a temperatura 5-10 graus, se no seu caso foi mais do que isso, desconfie do cooler mal colocado, reveja as instruções de instalação.

Existe um acessório para corrigir este problema, o Thermalright BCF (e de outras marcas).

Matéria sobre o problema: https://www.anandtech.com/show/17231/the-intel-core-i3-12300-review-quad-core-alder-lake-shines/2

Postado

@1lokos acabei esquecendo de olhar aqui o que comentaram.

Pois é, domingo a noite mesmo eu fiquei olhando pro meu processsdor kkk, e acabei vendo que o cooler fazia um círculo bem fino, pegando a beirada do cooler e uma parte de um lados do cooler. Comecei a aflouxar a trava do socket e apertando e vi que quando apertava dava pra ver que empenava um pouco no meio do processador e até mesmo em mesmo em baixo da placa-mãe na posição que fica o processador.

Logo dei uma pesquisada e descobri essa novidade dos processador da 12° geração empenar.

E ontem, na segunda- feira, comprei esse adaptador que pressiona uniformemente o processador no Aliexpress. Vai demorar um pouco mas tenho paciência pra esperar.

Na questão de temperatura só passava fácil dos 80 em teste de stress. Jogando uns jogos meio leve ficava em torno de uns 60 a 65 C°, mas com rotação do cooler mais rápida.

Postado
1 hora atrás, The_Eclipse disse:

Jogando uns jogos meio leve ficava em torno de uns 60 a 65 C°, mas com rotação do cooler mais rápida.

Tirando o barulho do fan do air cooler, a temperatura esta OK.

Veja os vídeos do Gamers Nexus sobre a instalação da "moldura de correção de empenamento", tem um macete de usar apenas 1/4 (90º) de aperto, pois se apertar demais o CPU pode não dar boot.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!