Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Core i5-9400 com GeForce GTX 1660 SUPER travando no VALORANT


Ir à solução Resolvido por Victorhugo777,

Posts recomendados

Boa tarde Senhores, atualmente estou com problemas de desempenho no VALORANT, se alguém conseguir me dar alguma dica, ficarei feliz. Meu pc é o seguinte: 
 

Placa: GTX 1660 Super da Palit (6 gb)
Processador: i5-9400 
placa-mãe: H310MHP Biostar
Fonte: 750w EVGA bronze
memória ram: 2x8 gb (16gb total) - frequência de 1886 Hz -> não consegui deixar com velocidade mais alta.
Monitor: Samsung 24' / 60hz (curved)
1x SSD 128gb (para o win 10)
1x SSD 240 gb (para jogos e etc)
Deixo tudo low no valorant (config competitiva) com resolução 5:4 (1280 x 1024) e cravado até 144 FPS.

Porém, de vez enquando da umas quedas de FPS que tira minha paz... No meio da trocação meu fps vai pra c4r4lh0 (100/110 FPS), mas essa diferença já atralaplha MUITO o jogo, alguém sabe como resolver ou amenizar? 

Obs: Já tentei deixar cravado em 100 FPS, mas mesmo assim cai para uns 90 e essa diferença atrapalha muito... Mesmo sendo monitor de 60hz.
Obs 2: Já instalei os app de monitoramento e nenhum componemte está com altas temperaturas.
Obs 3: Minha BIOS está atualizada e a placa também.

Obs 4: Durante o jogo, observo minha CPU com utilização proxima de 100% e minha GPU fica bem de boa, na média de 40%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Victorhugo777 cpu em 100%? então provalvemente é o fator que está afetando a estabilidade do seu sistema. quando você joga tudo pro low, você tira a carga pra placa de vídeo. se ela tem menos cargas, ela tem mais margem para gerar mais quadro. se ela gera mais quadros, o processador fica mais sobrecarregado pois vai precisar acompanhar a quantidade de quadros que estão sendo gerados.

 

se for pra cravar os frames, trava em 60fps. se o seu monitor é 60hertz, desse 144fps que são gerados, o monitor só tá mostrando 60. automatimcamente sua placa está gerando os 70 quadros simplesmente pra nada (só pra serem discartados) e gerar stress em cima do processador.

 

--

pra expliicar:

sua placa tem a capacidade de gerar 144 quadros, obrigando o seu processador a ficar a 100% de uso. mas quando você começa a trocação é ativado as funções que calculam a física (trajetora, rastro, impacto, etc) da bala, dos personagens e dos poderzinhos (no caso do vava). isso pressionar ainda mais o processador (pois é ele quem vai fazer esse calculo), sendo que ele já tá no seu limite. nessa situação o processador empilhar as solitações e vai atender na medida do possível é onde é gerado o gargalo.

 

pra explificar ainda melhor:

imagina caixas de um banco. tem 5 atendentes e tem 5 pessoas para serem atendidas. cada pessoa se encaminha para um dos caixas e nessa situação, 100% do caixa estão em uso. se chegar mais uma ou mais pessoa nesse meio tempo, vai começar a gerar fila e quem tá na fila tem que esperar um dos caixas ficar livre pra poder fazer o que precisa fazer. é a mesma coisa no processador. se o processador está 100% ocupado e chega mais serviços, ele vai fazer quando dê tempo e é nesse "quando dê tempo eu faço" que você nota os quadros caindo (também populamente conhecidos como travadas)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Possível que ele esteja jogando o consumo direto na CPU e deixando essa folga na GPU

Como o colega passou a informação acima, tenta aumentar os gráficos e veja como fica a perfomance.

Pelo que vi sua tela é 60hz não faz muito sentido a taxa de quadra ficar acima de 60FPS sendo que a tela trava nesse taxa de quadro

Não vai ter diferença ao olho nu.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Possivelmente é seu processador que não está dando conta, como disseram os colegas acima.

Lembrando que valorant é "CPU-BOUND"  - como geralmente são os fps competitivos 

Sobre a questão do FPS, embora longe do ideal, existe sim vantagem em ter mais FPS que o monitor suportar, desde desligado o v-sync, pois reduz o "input lag", mas causa "screen tearing".

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Gabriel Torres alterou o título para Core i5-9400 com GeForce GTX 1660 SUPER travando no VALORANT

@Flávio Pedroza em alguns casos sim. na época do bo3 e bo4 (e que eu ainda tinha a minha 1060 de 6gb), eu travava em 70 fps. mas no cs go e outros jogos, eu não tinha a mesma sensação de redução do input lag. a única coisa que eu ganhava era só tearing

 

@Victorhugo777 tranquilo. espero que as dicas do pessoal consiga te ajudar a estabilizar a sua gameplay.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Bom dia pessoal, seguinte

Ontem eu deixei a qualidade grafica no talo e a minha placa ficou em 35-38% de utilização (Antes era somente 23-25% -> tinha me equivocado no começo do topico). E o desempenho ficou pior, o FPS caiu cerca de 15-20 aproximadamente.
Após isso, deixei o FPS travado em 60 (Ficou liso, mas ficou estranho sei lá). Mas eu não sei o motivo, mas da pra ver uma diferenca significativa a olho nu, entre 144 FPS e 60 FPS... Isso no valorant. Não consegui jogar deste jeito.
Feito isso, eu fiquei pensando em outras possibilidades, dei uma pesquisada... Depois, deixei o modo de energia do Anti cheat do Valorant no baixo (isso que estava consumindo um pouco do processador), troquei a pasta termica (mesmo com a temperatura do CPU estável) e fiz uma limpeza geral (não custava nada).
Enfim, depois que fiz isso, ficou estável no 144 FPS e consegui jogar de boas.

Agradeço por quem me ajudou neste tópico.

@extremedll @Kohari

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

show, @Victorhugo777

 

a diferencia que você sentiu dos 144 fps para o 60fps foi o que @Flávio Pedroza disse. mais fps, costuma reduzir o input lag (isso não se aplica a todos os jogos), pois o jogo fica mais responsivo, mas você fica mais propicio a ter screen tearing (além da sobrecarga sobre os componentes)

 

apesar de está liso com os 144fps, recomendo cravar os fps um pouco abaixo, tipo uns 100fps. pois assim você tira um pouco carga sobre os componentes e caso eles precisem da um pico momentaneo, ele vão ter uma certa margem para fazer o que precisa ser feito sem precisar dar aquela travadinha na sua gameplay.

 

conforme explifiquei anteriormente

22 horas atrás, extremedll disse:

imagina caixas de um banco. tem 5 atendentes e tem 5 pessoas para serem atendidas. cada pessoa se encaminha para um dos caixas e nessa situação, 100% do caixa estão em uso. se chegar mais uma ou mais pessoa nesse meio tempo, vai começar a gerar fila e quem tá na fila tem que esperar um dos caixas ficar livre pra poder fazer o que precisa fazer. é a mesma coisa no processador. se o processador está 100% ocupado e chega mais serviços, ele vai fazer quando dê tempo e é nesse "quando dê tempo eu faço" que você nota os quadros caindo (também populamente conhecidos como travadas)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!