Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de setup para instalar em um gabinete Cooler Master NR200


Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Galera, seguinte... já faz um tempo que meu sonho é poder atualizar o meu pc atual, que já está bem ultrapassado. Mas, além do hardware em si, eu queria poder ter um pc compacto e que fique bacana visualmente. Aí recentemente eu conheci o gabinete nr200 da cooler master e me apaixonei. Ele entrega exatamente o que eu queria, tanto em questão visual quanto de tamanho. Parece muito bem acabado também.

 

Então passei os últimos dias pesquisando pra caramba o hardware que seria mais interessante pra mim no momento e cheguei na seguinte config, que cabe no meu bolso:

 

Placa de vídeo: RTX 4060 (eu sei que foi um lançamento bem +/-, mas ela é bem eficiente em questão energética e o dlss3, querendo ou não, faz alguns milagres)

Processador: i5 12400f

Ram: 16gb DDR4 3200

 

Aí ficaram faltando duas peças importantes, certo? a fonte e a placa-mãe. Pois é... é aqui que preciso da ajuda de vocês.

 

Basicamente, o problema é que é muito difícil achar uma placa-mãe mini itx que se adeque ao tamanho que o nr200 aceita e que não seja algo em torno de 2 fóquin mil reais. Fora que ela tem que ser LGA 1700, por conta do 12400f. Mas talvez mais difícil ainda seja achar uma fonte bacana, que entregue pelo menos uns 600w, e que sirva para essa gabinete.

 

Vocês conseguiriam me ajudar a encontrar uma placa-mãe e uma fonte que se adeque ao meu projeto e que não me deixe passando fome pelos próximos meses? kkk

 

Ah, e qualquer sugestão extra é sempre bem-vinda. Valeu mesmo!

 

anúncio do gabinete para verem as especificações -> https://www.pichau.com.br/gabinete-cooler-master-masterbox-nr200-preto-mcb-nr200-knnn-s00

 

ps: em relação a placa-mãe, encontrei uma no AliExpress que parece bem interessante e, mesmo que fosse taxada em 60%, o preço não ficaria fora do que eu pagaria em uma mini itx. Será que essa seria uma boa opção?
https://pt.aliexpress.com/item/1005005206463854.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a fonte suportada por esse gabinete é apenas sfx, logo, aqui no BR você vai ter sim q passar uma fomezinha pra comprar uma desse tipo q custam os olhos da cara 

 

https://www.pichau.com.br/fonte-cooler-master-v750-sfx-gold-750w-full-modular-80-plus-gold-preto-mpy-7501-sfhagv-wo

 

https://www.kabum.com.br/produto/78745/fonte-corsair-600w-sf600-gold-cp-9020105-ww?gclid=CjwKCAjw44mlBhAQEiwAqP3eVh_h8iGCpoHJoHmCpFePH9Gkn61v-2gAazOltHcRTtTVloAMH80ZYhoCpkEQAvD_BwE

 

 

 

ja a placa-mãe, eu não compraria dessas marcas chinesas, mesmo sendo mais baratas.. se é pra pegar uma mini itx, q seja pelo menos de marca conhecida, mesmo no aliexpress..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compre o gabinete Pichau XH100 (que é o SAMA IM01) - de preferência o modelo "METAL", que tem tampa lateral de chapa furada (mesh) no lugar de vidro, o que ajuda a manter a temperatura interna em níveis usáveis.

 

Porque ele e não o CM NR200?

 

Porque pode usar fonte ATX convencional. 😉

  • PSU Suportada:ATX/SFX

Já a placa da Huananzhi aqui tem um review do Miyconst com um i5-13400F - não encontrou maiores problemas; mas foi teste pontual e não de uso contínuo.

 

Aqui no BR muita gente que comprou a Huananzhi B660 convencional da marca tem reclamado de problemas. Vide o (YT) Mario Mazzotti falando.

 

Como a alternativa tem a MaxSun B760M ITX - se não achar uma de marca convencional ASUS, Gigabyte, MSI, ASRock por preço similar. A/O Chines Foni usa MaxSun nos seus "micro PC".

 

E prepare-se para passar raiva com o aperto. 😛

Compre a fonte ATX modular, assim elimina os cabos desnecessários.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelas respostas, galera!

Infelizmente o sonho do brasileiro dura pouco... acaba ficando muito fora da realidade os gastos extras só para ter um pc compacto. Eu realmente queria muito, mas as respostas de vocês confirmaram meu medo. kk

 

Por exemplo, o amigo acima sugeriu o gabinete Pichau XH100, que eu até achei bacana. Mas o preço é absurdo, mesmo não sendo um gabinete top de linha (mais de 750 reais no momento que escrevo).

 

Aí tem algumas outras opções bacanas, na faixa dos 500 reais, mas que estão limitados a uma placa-mãe mini itx ou fonte sfx, que são raras e têm preços completamente impraticáveis no BR.

 

Uma fonte sfx, por exemplo, custa o preço de um ótimo processador. :S

 

A possível solução que encontrei pra placa-mãe, pelo menos, seria fazer a compra num AliExpress da vida, mas isso é contar muito com a sorte... complicado arriscar assim.

 

Enfim... provavelmente vou voltar a realidade e seguir com a minha segunda opção, que é o gabinete Cooler Master Q300L (299 reais no momento). Apesar de não ser pequeno ele também não é gigante e aceita peças com tamanho razoável.

 

De qualquer forma, muito obrigado pelas dicas e pela ajuda! Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, voltando aqui com uma última esperança de fonte com preço minimamente viável que TALVEZ possa ser utilizada no NR200:
https://www.corsair.com/br/pt/p/psu/cp-9020224-br/vs-series-vs600-600-watt-80-plus-certified-non-modular-atx-psu-br-cp-9020224-br#tech-specs

apesar de ser considerada ATX, as dimensões dela são menores que o normal -> 150mm x 86mm x 125mm

 

pergunto porque nunca pude botar a mão no NR200, então não sei o que poderia ser otimizado de espaço dentro dele.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Éric H.X alterou o título para Recomendação de setup para instalar em um gabinete Cooler Master NR200
  • Membro VIP
9 horas atrás, Zarkatan disse:

Galera, voltando aqui com uma última esperança de fonte com preço minimamente viável que TALVEZ possa ser utilizada no NR200:
https://www.corsair.com/br/pt/p/psu/cp-9020224-br/vs-series-vs600-600-watt-80-plus-certified-non-modular-atx-psu-br-cp-9020224-br#tech-specs

apesar de ser considerada ATX, as dimensões dela são menores que o normal -> 150mm x 86mm x 125mm

 

pergunto porque nunca pude botar a mão no NR200, então não sei o que poderia ser otimizado de espaço dentro dele.

 

 

O problema da VS da Corsair é que é muito cara pelo que entrega. Realmente, não vale a pena. Teria de ver outra fonte que encaixasse no gabinete e tivesse um custo-benefício melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Zarkatan disse:

vs600-600
apesar de ser considerada ATX, as dimensões dela são menores que o normal -> 150mm x 86mm x 125mm

 

O problema não é o comprimento da fonte, mas a largura e altura, o suporte de fonte (SFX) do NR200 é para fonte de no máximo 125mm (L) em 64.5mm (A).

 

Pero, no todo está perdido. 😉 

 

A  Cooler Master disponibiliza arquivo STL para confecção em impressora 3D de um suporte para fonte ATX, que tenha no máximo 150mm de comprimento, o que é padrão na maioria das fontes. 

 

Pero, no todo son flores.😜 

 

Limitação, o suporte pode ser impresso em dois tamanhos, para colocar a fonte mais para cima ou mais para baixo.

NR200-ATX.jpg

 

NR200.jpg

 

Outro detalhe é que impressão 3D aqui na "Bananias" costuma ser caro - pelo menos nas vezes que cotei pelo 3DHubs (página que indica os serviços cadastrados mais próximos do seu endereço).

 

BTW - No site tem também arquivo para imprimir pés diferentes para o gabinete.

 

Neste vídeo o cara usou uma fonte ATX convencional montada no suporte impresso, na posição inferior, o que permitiu colocar 2 fans no topo.

 

 

 

A Cooler Master vende o suporte para fonte ATX em metal, mas acho que não vai achar por aqui, em todo caso contate a Cooler Master a respeito.

 

E aqui no Reddit tem um bracket desenvolvido por usuário que permite colocar a fonte ATX presa no painel traseiro - não vi vantagem nessa posição, já que limita fan e VGA do mesmo jeito.

 

14 horas atrás, Zarkatan disse:

...gabinete Pichau XH100, que eu até achei bacana. Mas o preço é absurdo, mesmo não sendo um gabinete top de linha (mais de 750 reais no momento que escrevo).

 

Você tem que comparar o preço do NR200 + fonte SFX com o preço do HX100 + fonte ATX. 

 

Em todo caso na OLX tem anuncio (ativo) do HX100 por R$ 585,00 (lacrado).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais Food for though.😜 

 

Nesse vídeo o cara usou fonte ATX e placa-mãe micro-ATX, a MSI A320M-A PRO, que é estreita:

  • Dimensões: 22,6 cm x 18,7 cm.

Em todo caso, no manual do NR200 diz que o tamanho máximo para placa-mãe é 244x226mm, note aos 6:28 do vídeo que ficou espaço entre a placa-mãe (A320M-A PRO) e a fonte ATX, ou seja pode usar placa-mãe mais larga - respeitados os 226mm (2,6 cm).

 

 

Para o i5-12400F ou i5-13400F pode usar uma ASUS H610M-A:

  • Dimensões: - 24.4 cm x 21.1 cm
  •  

Air Cooler pode usar o DeepCool AG400 que tem 150mm de altura - o limite do NR200 é 155mm.

 

O maior limitador vai ser a placa de vídeo, essa 4060Ti da MSI - ou modelos triple fans; ultrapassa o limite.

Citação

...segunda opção, que é o gabinete Cooler Master Q300L

 

A melhor opção. 😉

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@1lokos

Hmmm..... agora tu me fez voltar a ter esperança no nr200 kkkk

 

Em relação a placa-mãe que tu sugeriu, perfeito.

 

A placa de vídeo eu compraria essa 3060 ti aqui, que ta com um preço massa e, pelo que vi, o tamanho é 222.1mm x 115.6mm x 38.2mm, então acredito que não teria problema com a fonte atx na parte inferior -> https://www.meugameusado.com.br/placa-de-Vídeo-zotac-nvidia-GeForce-RTX-3060-ti-twin-edge-lhr-8gb-gddr6x-256-bits-HDMI-e-displayport-dlss-ray-tracing-zt-a30620e-10p

 

Aí a única questão ainda seria o maldito bracket da fonte, que não tem pra vender mais em lugar nenhum 😢

 

Vou ver em breve se consigo um lugar pra imprimir ele. Mas cara, muito obrigado mesmo, já ajudou demais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja esse vídeo, o Espanhol explica melhor os compromissos que são requeridos para usar fonte ATX.

  • Perda do suporte de HD, o que não é relevante, já que atualmente não a razão para usar um.
  • Inverter o fluxo de ar do fan traseiro e do CPU cooler (caso use*), que é requerido para otimizar o fluxo de ar com o da fonte.
  • Encurtar o suporte do fan lateral, ou a tampa não fecha.

*Nesse tipo de gabinete - apertadíssimo; é melhor usar um Water Cooler de 120mm, dessa forma o calor do CPU será soprado para fora e não dentro do gabinete como acontece com o uso de Air Cooler, esquentado mais o que já estará quente.

 

22 minutos atrás, Zarkatan disse:

Aí a única questão ainda seria o maldito bracket da fonte, que não tem pra vender mais em lugar nenhum 😢

 

Veja o que ele diz, esse adaptador foi criado pela comunidade de usuários Cooler Master, e como os arquivos para impressão 3D são distribuídos gratuitamente,  não vai encontrar à venda fora da Cooler Master.

 

 

 

Pode usar placa de Vídeo com mais de 240mm se colocar o suporte da fonte na posição de cima e não usando um dos fans no topo (o da frente), talvez ate dê para usar um fan low profile/ultra slim que tem apenas 15mm de altura, que ajudará a expulsar o ar quente da fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Essa foto é do adaptador do Redit - que é basicamente duas alças aparafusadas na fonte para prender a fonte ATX no mesmo lugar da fonte ATX com fita Velctro™. 

 

Pode fazer esta alças com perfil de alumínio, ou outro metal fino, ou mais prático usar fita Hellermann ("enforca gato") 4 de cada lado, colocadas em série.  Nos comentários do vídeo do Espanhol um cara disse que pendeu deste jeito.

 

A vantagem desta posição original é que o fluxo de ar da fonte continua independente - puxa do lado direito e sopra para cima, assim o fan do topo, na frente não fara tanta falta, e não limita o comprimento da placa de vídeo.

 

NR200-2.jpg

 

Montagem de fonte ATX só usando "enforca gato" em série.

 

4u735eoqij871.jpg?width=960&crop=smart&a

 

No Alli tem o suporte feito de chapa de metal... com opção para fonte ATX na posição origina e sem restringir a VGA, mas não envia para a "Bananias". 😜 

 

Ae10a7aad6dd842afa6b28d7dd352609fb.jpg

 

Esse outro suporte para confecção em impressora 3D tem opção para colocar a fonte ATX na posição original (como na foto acima).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado por todas as dicas, meus queridos! Principalmente ao @1lokos, o pai do mini-itx na Bananias ueheuhue

 

Comprei hoje todas as peças do meu novo setup, incluindo o gabinetinho. Feliz demais o/

 

Inclusive, fica a dica pra quem estiver montando pc atualmente: a kabum está com um recurso chamado "Open Box", que da uma barateada grande nos produtos que tem essa opção. Pesquisem mais sobre, mas já adianto que em muitos casos vale bastante a pena.

 

Valeu!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por curiosidade cotei a impressão - na Fabrica3D; do suporte com o arquivo do site da CM, e fica em R$ 114,51.

Achei um outro modelo otimizado, que tem partes vazadas para reduzir o material e o preço da impressão.

 

https://www.thingiverse.com/thing:4806769

 

NR200-Bracked-3-D.jpg

 

Já esse suporte de metal para fonte ATX no NR200 tem a venda no Taobao - onde é preciso usar um intermediário (agente) para comprar, já que vende só para ao mercado Chinês; e tem preço de banana - ¥197.00

 

NR200-ATX-Bracket.jpg

 

 

Mas de uma uma sucata de gabinete ATX dá para recortar um similar. 😉 

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!