Ir ao conteúdo

Microsoft@LoveLinux - Windows OEM License(Boot UEFI) - Ubuntu boot MBR

Ir à solução Resolvido por MbR2XgD,

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

alguém já sofreu com sistema de dual boot do Windows e Linux.

Geralmente para evitar problemas de dual boot(Microsoft@LoveLinux). Eu geralmente instalo o Windows em um SSD, e o Linux em outro SSD.
Justamente para não ficar brincando, quem vai dar o boot primeiro, no mesmoHD/SSD.

Tenho um Windows há 2 semanas, instalando e configurando, hoje resolvi dar o boot pelo Linux, descobrir que não tem mais o boot. Por que a

Licença OEM da Microsoft permite somente boot pelo Windows, mesmo com Linux instalado em outro SSD. No caso meu boot é o Xubuntu,

se eu usar o boot do ubuntu pelo pendrive(flashdrive), tentar restaurar o boot grub2(MBR do GPT), para colocar o boot novamente. 

Vai alterar e/ou afetra a licença do Windows?

Devido a uma licença eu não posso ter uma vida (Microsoft@LoveLinux). OK, eu posso simplesmente comprar outra licença, no caso a

RETAIL que eu tenho mais liberdade, porém mais cara, com a nova migração de Windows 11 e/ou 12 que vai ser, "forçada". Tirando o TPM 2.0 e

custo de um novo Hardware. A CIA/FBI da Microsoft (Além de deus), vai obrigar a todo mundo mudar. Vou acabar jogando dinheiro fora, no fim

vou acabar tendo que comprar outra licença, claro a OEM que é mais em conta. Fora a a novidade do TPM 2.0, que não vai ser nada barato pra

quem tem Hardware mais antigo. De fato, tem uma solução, sim, gastando novamente, o problema é gastar tudo isso, antes do novo Windows

ser lançado e mais uma vez, comprar uma nova licença e Hardware novo com TPM 4.2 Gen v3 e assim vive o novo ciclo novamente.

Antigamente era muito comum ter o Dual boot com Windows e qualquer distro, depois da chegada do GPT com o UEFI, tudo mudou.
Tudo fica mais complicado quando se fala em dual boot. No caso eu tive muito sorte de ter uma MB, com 2 tipos de boot UEFI e o antigo MBR.

ou seja, mesmo tendo um HD/SSD com formatação GPT, mas usando boot no modo MBR consigo rodar o Linux sem problemas, ou até mesmo
o Windows 10, não sei quanto ao Windows 11 e 12. Agora essa coisa da licença da Microsoft OEM, por ser limitada forçando o boot somente
pelo Windows, me complicou.

• Confuso 1
  • 10 meses depois...
  • Membro VIP
  • Solução
Postado

Achei uma solução para o Sistema dual Boot do PC. Tive que gastar, comprei a licença RETAIL. Devido a
limitação UEFI pela Microsoft@LoveLinux. Consigo agora o Boot pelo Windows e Linux, usando o Grub2.
A melhor parte, é que minha MB permite escolher entre o Grub2 ou o Windows. Posso ter o Boot do
Windows ou Grub2 em um outro SSD, além de ter a opção de Boot do Windows dentro do Grub2.
Todos os 2 com UEFI.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!