Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Microsoft@LoveLinux - Windows OEM License(Boot UEFI) - Ubuntu boot MBR


MbR2XgD

Posts recomendados

  • Membro VIP

alguém já sofreu com sistema de dual boot do Windows e Linux.
 

Geralmente para evitar problemas de dual boot(Microsoft@LoveLinux). Eu geralmente instalo o Windows em um SSD, e o Linux em outro SSD.
Justamente para não ficar brincando, quem vai dar o boot primeiro, no mesmoHD/SSD.

Tenho um Windows há 2 semanas, instalando e configurando, hoje resolvi dar o boot pelo Linux, descobrir que não tem mais o boot. Por que a

Licença OEM da Microsoft permite somente boot pelo Windows, mesmo com Linux instalado em outro SSD. No caso meu boot é o Xubuntu,

se eu usar o boot do ubuntu pelo pendrive(flashdrive), tentar restaurar o boot grub2(MBR do GPT), para colocar o boot novamente. 

 

Vai alterar e/ou afetra a licença do Windows?

 

Devido a uma licença eu não posso ter uma vida (Microsoft@LoveLinux). OK, eu posso simplesmente comprar outra licença, no caso a

RETAIL que eu tenho mais liberdade, porém mais cara, com a nova migração de Windows 11 e/ou 12 que vai ser, "forçada". Tirando o TPM 2.0 e

custo de um novo Hardware. A CIA/FBI da Microsoft (Além de deus), vai obrigar a todo mundo mudar. Vou acabar jogando dinheiro fora, no fim

vou acabar tendo que comprar outra licença, claro a OEM que é mais em conta. Fora a a novidade do TPM 2.0, que não vai ser nada barato pra

quem tem Hardware mais antigo. De fato, tem uma solução, sim, gastando novamente, o problema é gastar tudo isso, antes do novo Windows

ser lançado e mais uma vez, comprar uma nova licença e Hardware novo com TPM 4.2 Gen v3 e assim vive o novo ciclo novamente.


Antigamente era muito comum ter o Dual boot com Windows e qualquer distro, depois da chegada do GPT com o UEFI, tudo mudou.
Tudo fica mais complicado quando se fala em dual boot. No caso eu tive muito sorte de ter uma MB, com 2 tipos de boot UEFI e o antigo MBR.

ou seja, mesmo tendo um HD/SSD com formatação GPT, mas usando boot no modo MBR consigo rodar o Linux sem problemas, ou até mesmo
o Windows 10, não sei quanto ao Windows 11 e 12. Agora essa coisa da licença da Microsoft OEM, por ser limitada forçando o boot somente
pelo Windows, me complicou.


 

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!