Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos! Sou nova nessa coisa de hardware mas estou aprendendo e já sei de algumas coisas, e nesse ano quero montar meu PC, ou melhor, dar um upgrade no PC que tenho atualmente, ele é velho, acredito ter uns 11 anos e quero melhorar ele pois quero poder jogar jogos mais pesadinhos e ter um PC mais atualizado no geral. Segue a configuração dele (não consegui achar a placa-mãe dele)

Processador: Intel(R) Core (TM) i3-3220 CPU @ 3.30GHz   3.30 GHz
RAM instalada: 6,00 GB (utilizável: 5,83 GB)
Armazenamento: 500gb (tenho uns 100gb ainda para utilizar)
Monitor: AOC 18.5 polegadas e943Fwsk

Montei essa build abaixo no MeuPC.net com base em recomendações em vídeos, outros fóruns e sites com foco em hardware :
Processador: AMD Ryzen 5 5600G 3.9 GHz 6-Core (R$ 879,00 / R$ 879,00 em Amazon)
Memória: Kingston HyperX Fury Black Series (Preto / Branco) 16 GB (2x8 GB) DDR4-2400 (R$ 268,50 / R$ 268,50 em Amazon)
Armazenamento: Hikvision SSD E100 512 GB 2.5"  (R$ 188,10 / R$ 159,90 em Terabyte)
Placa-mãe: Gigabyte B450M DS3H V2 Micro ATX AM4 (R$ 564,60 / R$ 479,90 em Terabyte)
Gabinete: T-Dagger P02B (Preto) ATX Mid Tower (R$ 211,68 / R$ 179,99 em Kabum)
Fonte: Corsair CV450 450 W Certificado 80+ Bronze  ATX (R$ 352,82 / R$ 299,90 em Pichau)
Total no boletoR$ 2.267,19 (desconsiderando frete)

Pretendo comprar todas essas peças em novembro (o monitor e outros periféricos irei comprar depois), que é quando temos as promoções de Black Friday, e, se tudo der certo até lá, posso conseguir juntar uns R$2.400, o que acho suficiente para comprar tudo numa promoção boa e pagar o frete.
É uma boa build?? Terei algum problema de compatibilidade ou alguma outra coisa?? A fonte é boa para aguentar todos os componentes (no MeuPC.net estima que o consumo de todas essas peças será de 190W)?? Esse SSD que escolhi é uma boa?? A placa-mãe é compatível com o gabinete?? No site que montei diz que a placa-mãe pode precisar de uma atualização da BIOS para poder usar o processador, caso eu compre e ela não estiver atualizada, o que tenho que fazer para atualizar (algumas avaliações da loja onde vou comprar a placa-mãe dizem que ela já veio atualizada e outras não)??

Tenho muitas dúvidas, tenho muito medo de comprar tudo e na hora de montar/ligar der problema, então desculpa o textão.
Aceito dicas e também recomendações de outros hardwares que podem ser melhores para essa build.

screenshot-meupc.net-2023.07.21-16_41_15.png

screenshot-meupc.net-2023.07.21-16_41_50.png

Postado

Acredito que o PC qual montou seja bom sim, só algumas resalvas.

Se for utilizar o gráfico integrado do 5600g melhor utilizar ram 3200hz Memória XPG Gammix D10 8GB, 3200MHz, DDR4 300,00 2x8

e uma fonte de 450w aguenta essa config tranquilamente, mas n vai ser ideal quando você for comprar uma RX 6600 (gpu) ou sla o que for, e pelo mesmo preco você compra uma MSI MAG A550BN por 320,00 

ótimo fonte e confiavel como a corsair, e com 550w vai te dar um espaco melhor pra um upgrade futuro quando você for comprar uma GPU.  e se quiser uma de 650w tem a XPG Pylon 650w por 400,00

O gabinete é compatível sim, mas tem a frente fechada, n é ideal porque n vai arejar o suficiente. melhor comprar um gabinete com a frente aberta como o Aigo Darkflash DK452 Mesh 218,00

sobre a placa-mãe, n vou falar mt porque n tenho certeza, mas acredito q tenha q atualizar a BIOS sim, já o A520 n precisa atualizar a BIOS para serie 5000 que eu saiba. A520M K-V2 Gigabyte 420,00. 

mas espera alguém responder melhor sobre.

sobre o SSD n sei. mas se quer um bom e barato é o SSD WD Green 960gb  280,00 mas ai estaria bem mais caro pro seu orçamento proavelmente. pagar 130 reais a mais pra ter o dobro de armazenamento, acho q é um bom investimento.

• Obrigado 1
Postado

@gMelendez No momento e nem nos próximos 3 anos eu não pretendo comprar uma placa de vídeo, acredito que esse processador e os gráficos integrados dele vai conseguir suprir minhas necessidades nesses próximos anos, então acho que vou manter a escolha da fonte no momento mas irei dar uma olhada na fonte que você recomendou e pensar sobre isso pois você levantou um ótimo ponto o qual eu não tinha pensado. obrigado pelas recomendações :)

Postado
7 minutos atrás, Anna Júlia disse:

@gMelendez No momento e nem nos próximos 3 anos eu não pretendo comprar uma placa de vídeo, acredito que esse processador e os gráficos integrados dele vai conseguir suprir minhas necessidades nesses próximos anos, então acho que vou manter a escolha da fonte no momento mas irei dar uma olhada na fonte que você recomendou e pensar sobre isso pois você levantou um ótimo ponto o qual eu não tinha pensado. obrigado pelas recomendações 🙂

então, mesmo q você n vá comprar nada em 3 anos, quando for, vai ter q trocar a fonte mt provavelmente, o que n seria bacana, melhor pegar um de 550w no mínimo, ainda mais que a diferenca de preco é 20 reais entre CV450W e a A550BN. as 3 fontes sao ótimas, vão durar mts anos. 

e ve sobre memória RAM também, 2400mhz e 3200mhz faz uma diferenca significativa quando se usa o Vega 7 do Ryzen 5 5600g, 2666mhz vs 3200mhz no VEGA 7.

Se for utlizar ela, melhor colocar uma de 3200mhz.

• Obrigado 1
Postado
2 minutos atrás, gMelendez disse:

então, mesmo q você n vá comprar nada em 3 anos, quando for, vai ter q trocar a fonte mt provavelmente, o que n seria bacana, melhor pegar um de 550w no mínimo, ainda mais que a diferenca de preco é 20 reais entre CV450W e a A550BN. as 3 fontes sao ótimas, vão durar mts anos.

Ok, entendi seu ponto, ainda tenho muito chão até novembro pra escolher as peças,mas vou dar uma olhada em fontes de 550W, foquei mais nas de 450w pois estão mais agradáveis pro meu bolso e é um meio termo entre 400w e 500w que provavelmente iria aguentar bem a build. obrigado novamente 🙂

• Curtir 1
Postado

@Anna Júlia  se for pegar uma de 550w, melhor preco pela qualidade n vai achar com essa A550BN, pelo menos eu mesmo tava procurando e n achei, o resto seria mais caro.  ta um bom preco. 

mas ai você ve o que for melhor pro seu bolso. só n compra fonte boa e vai nas marcas que a galera recomenda. qlq coisa você vem aq mesmo ou procura no Teclab, espero ter ajudado e sanado sua dúvida.

mas pra melhorar aq tem uma fonte 450w mt boa, melhor q a CV da corsair mais barata XPG Pylon 450w  270,00 ta em promo. ai vai contigo, se eu fosse você compraria 550w. porque ai n teria se preocupar com fonte em no mínimo 5 anos, e fazer qlq upgrade sem trocar a fonte. 

• Obrigado 1
Postado
1 hora atrás, Anna Júlia disse:

No site que montei diz que a placa-mãe pode precisar de uma atualização da BIOS para poder usar o processador, caso eu compre e ela não estiver atualizada, o que tenho que fazer para atualizar (algumas avaliações da loja onde vou comprar a placa-mãe dizem que ela já veio atualizada e outras não)??

Para o 5600G é bem provável que o BIOS instalado na B450M DS3H V2 dê suporte, pois é um APU mais antigo (2021).

O problema é que se não vier atualizado vai ficar com um abacaxi que pode custar caro para descascar, pois na B450M DS3H é preciso usar um CPU Ryzen mais antigo para fazer a atualização, e se tiver que recorrer a assistências/técnicos, costumam cobrar caro por este serviço - já vi relato de R$ 350,00.

A Terabyte oferece o serviço de atualização de BIOS, mas não expõem o serviço e preço no site, tem que abrir tíquete consultando.

Na Pichau cobram R$ 17,00 e o link do serviço esta em baixo no anúncio da placa-mãe, o  "APROVEITE E COMPRE JUNTO".

Na Kabum não fazem.

A propósito, mesmo que a placa da Gigabyte venha com BIOS que dê suporte ao CPU é altamente recomendável atualizar o BIOS para a versão mais recente, devido a falhas de segurança descobertas recentemente.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
2 horas atrás, 1lokos disse:

Para o 5600G é bem provável que o BIOS instalado na B450M DS3H V2 dê suporte, pois é um APU mais antigo (2021).

O problema é que se não vier atualizado vai ficar com um abacaxi que pode custar caro para descascar, pois na B450M DS3H é preciso usar um CPU Ryzen mais antigo para fazer a atualização, e se tiver que recorrer a assistências/técnicos, costumam cobrar caro por este serviço - já vi relato de R$ 350,00.

A Terabyte oferece o serviço de atualização de BIOS, mas não expõem o serviço e preço no site, tem que abrir tíquete consultando.

Na Pichau cobram R$ 17,00 e o link do serviço esta em baixo no anúncio da placa-mãe, o  "APROVEITE E COMPRE JUNTO".

Na Kabum não fazem.

A propósito, mesmo que a placa da Gigabyte venha com BIOS que dê suporte ao CPU é altamente recomendável atualizar o BIOS para a versão mais recente, devido a falhas de segurança descobertas recentemente.

Muito obrigado amigo, fiquei com uma dúvida tremenda sobre isso, literalmente fui pega de surpresa quando soube desse detalhe da BIOS, eu ainda não tinha conhecimento disso, mas é um alívio saber que a Terabyte pode fazer a atualização dela pro comprador.
E se você ou outra pessoa souber de alguma placa-mãe boa na mesma faixa de preço da B450M e que tenha suporte total com a BIOS atualizada pro 5600g, eu super aceito recomendações.

4 horas atrás, gMelendez disse:

sobre a placa-mãe, n vou falar mt porque n tenho certeza, mas acredito q tenha q atualizar a BIOS sim, já o A520 n precisa atualizar a BIOS para serie 5000 que eu saiba. A520M K-V2 Gigabyte 420,00. 

mas espera alguém responder melhor sobre.

sobre o SSD n sei. mas se quer um bom e barato é o SSD WD Green 960gb  280,00 mas ai estaria bem mais caro pro seu orçamento proavelmente. pagar 130 reais a mais pra ter o dobro de armazenamento, acho q é um bom investimento.

Obrigado pela recomendação da A520M K V2, consegui achar ela por um preço bom na Kabum, na descrição dela diz que ela possui suporte pra série 5000g da Ryzen, então acredito que ela tem a BIOS atualizada, valeu 👍

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!