Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quais são as características principais e obrigatórias para escolher ventoinhas?


Posts recomendados

Galera, estou nes a dúvida, quais são as características que realmente são primordiais para uma escolha de ventoinhas (fans)? Lembrando que meu foco é bastante Air flow e se possível o mínimo ou quase nada de ruído... 

 

Aproveitando a deixa, me respondam, qual o melhor rolamento atualmente para fans?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Luan o Leigo do Hardware disse:

Galera, estou nes a dúvida, quais são as características que realmente são primordiais para uma escolha de ventoinhas (fans)? Lembrando que meu foco é bastante Air flow e se possível o mínimo ou quase nada de ruído... 

 

Aproveitando a deixa, me respondam, qual o melhor rolamento atualmente para fans?

Bom, para ter um bom air flow tem vários detalhes, tem que ir um pouco mais a fundo. Mas em questão de especificação de ventoinhas você teria que olhar pelo CFM e pela velocidade da ventoinha (RPM). Como você quer um bom air flow recomendo ventoinhas com mais de 60 de CFM e 1800 RPM, é um pouco difícil e até mesmo mais caro você comprar uma ventoinha que seja boa e que tenha um ruído menor. Ventoinha boa não é barata, se atente também ao MTTF (tempo médio entre falhas), pesquise um pouco sobre isso. E algumas marcas que recomendo é a Lian Li, Cooler Master, XPG e Noctua. Atualmente tenho 8 ventoinhas Cooler Master Sicke Flow, são consideravelmente boas, tem 62CFM e 1800RPM e PWM (se atente a ser PWM também, ventoinhas PWM se adaptam ao seu computador, ou seja, se ele começar a esquentar elas vão girar mais rápido para poder resfriar, ventoinhas que não são PWM ficam em sua velocidade máxima sem conseguir ter o controle de velocidade sobre ela, o que pode ter um ruído maior). Sobre o melhor rolamente não consigo te informar, preciso me atualizar sobre isso. Mas comprando uma ventoinha de uma boa marca como as que eu te indiquei (principalmente as da Noctua), dificilmente terá dor de cabeça. Mas lembre-se, tem que ver o que encaixa no seu orçamento e que seja bom, não existe nada que seja maravilhoso e barato, o produto normalmente tem o preço que equivale a sua qualidade. Olhe as ventoinhas que te interessa e compare com outras, procure vídeos no YouTube sobre elas, a melhor coisa a se fazer é pesquisar. (As especificações de exemplo são da ventoinha Cooler Master Sicke Flow).

 

Captura de tela 2023-07-26 074501.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Luan o Leigo do Hardware disse:

Galera, estou nes a dúvida, quais são as características que realmente são primordiais para uma escolha de ventoinhas (fans)? Lembrando que meu foco é bastante Air flow e se possível o mínimo ou quase nada de ruído... 

 

 

nesse caso

 

menor dB (silencioso)

maior pressao estática (medido em mmH2o)

alto fluxo (famoso cfm)

 

3 horas atrás, Luan o Leigo do Hardware disse:

Aproveitando a deixa, me respondam, qual o melhor rolamento atualmente para fans?

 

rolamento propriamente dito so exite 1 tipo, o melhor cooler q use deles é o dual bearing (rolamento duplo), mas dificilmente você achará pra pc's e se achar, é pelos olhos da cara

 

maioria dos coolers usa a famosa bucha e ai sao de varios tipos, fluid bearing, hydro dynamic e sleeve bearing

 

pior: sleeve (+ barato tb)

 

nessa tabela estão listados pela ordem

 

sleeve bearing

hydro dynamic

fluid bearing

 

2023-07-26_08h18_31.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem os fans industriais da Noctua, como o NF-A14 IndustrialPPC 3000 PWM usa "ball bearing", usa o rolamento SSO - Self-Stabilising Oil-pressure bearing.

 

Esse NFA14 IndustrialPPC 3000 PWM custa por aqui R$ R$ 239,99

 

E é bem ruidoso - 41,3dBA.

Já o CFM é 158

E a pressão 10,52mm H20

 

O limite de dBA que um fan começa a incomodar é acima dos 28 dBA.

 

Por isso o ideal é comprar um fan que seja PWM, como CFM alto - no mínimo 60, e pressão 2mm h20 ou acima, porque poderá reduzir a RPM, reduzindo o ruído sem perder muita eficiência.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!