Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Vou tentar montar um pc esse ano e recentemente decidi que irei pegar uma placa de vídeo ao invés de um processador com placa integrada, vi alguns vídeos dessa combinação do Ryzen 5 5500 com uma rx 6600 e achei ambos perfeitos para mim, então montei essa build e preciso da opinião de quem sabe melhor do assunto. Meu orçamento vai ser de aproximadamente R$2.400 para comprar tudo exceto a placa de vídeo, que irei comprar depois.
Processador: AMD Ryzen 5 5500 3,6 GHz
Placa de vídeo: ASRock Radeon RX 6600 
placa-mãe: MAXSUN B550M 2.5G MS-Terminator
SSD: 500 GB Kingston NV2, M.2 2280 PCIe, NVMe, Leitura: 3500 MB/s e Gravação: 2100 MB/s 
memória RAM: 16gb (2x8gb) Asgard Loki W2 3200mhz Cl16 DDR4
Gabinete: Mancer Narok 
Fonte: Mancer Thunder 600W

Gostaria de saber se é uma boa combinação de hardware, se a fonte e a placa-mãe conseguem aguentar o processador e a placa de vídeo. Ouvi dizer que seria bom eu comprar um cooler melhor para esse processador, já que o que já vem com ele pode deixar a desejar, é verdade isso ou posso seguir com o cooler que acompanha ele? 

Postado

@Anna Júlia É um bom setup sim, a única coisa que eu trocaria seria a fonte. Pegaria uma MSI Mag a600dn que sinceramente, nunca vi igual.

E se você estiver querendo pagar menos, essa placa-mãe maxsum é também uma boa opção. Tudo certo!

• Curtir 1
Postado
18 minutos atrás, SAFEDISK disse:

@Anna Júlia É um bom setup sim, a única coisa que eu trocaria seria a fonte. Pegaria uma MSI Mag a600dn

se for pegar uma fonte da MSI pega a MSI MAG AxxxBn

com o final BN, a DN tem uma qualidade inferior. tenta ver essa aqui, MSI MAG A550BN 320,00

• Curtir 1
Postado
  • Não compre o 5500 que ele não vale, escolha entre pagar ~370 num 3600 (que é igual e mais barato) ou investir os 600~650 necessários para ir num 5600 direto.
  • placa-mãe, esquece qualquer marca que não seja ASUS, Gigabyte ou MSI. ASRock também serve. Qualquer outra, é furada, não compre; se precisa economizar, procure uma B450 ao em vez de uma B550.
  • Na real, SSD de 500 é meio ruim hoje em dia... pegue logo um de 1tb direto, a diferença não é tão grande assim. Eles baratearam muito.
  • Um cooler melhorzinho é uma boa sim, pegue um de torre que use fans de 120mm (a faixa de preço é nos 100~150).
  • Pergunte para a gente qual fonte pegar no dia da compra. Certamente que não vamos recomendar essa que você escolheu.
  • Curtir 2
Postado

Olá, tudo bem? sim, complementando o que o SAFEDISK falou, e uma boa configuração, a RX6600 em questão de desempeho está parelha com a RTX 2060/3060, e todos os outros componentes do pc são de marcas confiáveis do mercado, a única coisa e que eu concordo com o  SAFEDISK, eu trocaria a fonte por uma XPG ou MSI como ele falou, uma boa fonte de 450w já seguraria tudo e ainda sobraria. Em questão dos valores, eu somei aqui em sites variados (pichau, terabytheshop e amazon) e deu aqui na miha soma R$1.513,91 com a placa de vídeo seria adicionado + R$ 1.299 (vi no site da pichau) modelo challenger ASRock, deu R$ 2.812,91. Todos os componentes do pc ficaria dentro do seu orçamento, mas se fosse comprar a placa de vídeo agora passaria um pouquinho. Como você vai comprar a placa de vídeo depois tá de boa, pode ir tranquilo =D

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Anna Júlia disse:

Gabinete: Mancer Narok 

Esse gabinete é OK'ish, mas é daqueles curtos que limita VGA a 280mm.

Pichau Kazan 2 - frente mesh é mais barato (R$ 189,90), mais espaçoso - VGA até 330mm, e os 4  fans incluídos são com CFM e pressão razoáveis razoáveis na versão sem LED.

No caso de usar o 5500 - o Ryzen 3600 de R$ 370,00 só vai achar usado tipo no OLX,* pode ser que o cooler box dê conta, ajudado pelo airflow do gabinete Kazan 2.

* No M.Livr3 tem o Ryzen 3600 OEM (sem cooler) por R$ 440,00 - 3 meses de garantia.

Quando o item tem a "marca" Pichau é tipo "primeira linha", quando é marca "Mancer" (que também é marca de fantasia da Pichau) é "segunda linha".

• Curtir 1
Postado
8 horas atrás, 1lokos disse:

Esse gabinete é OK'ish, mas é daqueles curtos que limita VGA a 280mm.

Pichau Kazan 2 - frente mesh é mais barato (R$ 189,90), mais espaçoso - VGA até 330mm, e os 4  fans incluídos são com CFM e pressão razoáveis razoáveis na versão sem LED.

No caso de usar o 5500 - o Ryzen 3600 de R$ 370,00 só vai achar usado tipo no OLX,* pode ser que o cooler box dê conta, ajudado pelo airflow do gabinete Kazan 2.

* No M.Livr3 tem o Ryzen 3600 OEM (sem cooler) por R$ 440,00 - 3 meses de garantia.

Quando o item tem a "marca" Pichau é tipo "primeira linha", quando é marca "Mancer" (que também é marca de fantasia da Pichau) é "segunda linha".

Obrigado pela recomendação de gabinete, essa parte das medidas é a parte que mais me pega na hora de escolher um, tinha escolhido aquele pois achei um kit na Pichau do gabinete junto com uma fonte por uns R$370 reais, mas como não me atentei nas medidas talvez o que você recomendou seja uma melhor escolha, e o fato de já vir com fans já ajuda muito.

10 horas atrás, Imakuni disse:
  • Não compre o 5500 que ele não vale, escolha entre pagar ~370 num 3600 (que é igual e mais barato) ou investir os 600~650 necessários para ir num 5600 direto.
  • placa-mãe, esquece qualquer marca que não seja ASUS, Gigabyte ou MSI. ASRock também serve. Qualquer outra, é furada, não compre; se precisa economizar, procure uma B450 ao em vez de uma B550.
  • Na real, SSD de 500 é meio ruim hoje em dia... pegue logo um de 1tb direto, a diferença não é tão grande assim. Eles baratearam muito.
  • Um cooler melhorzinho é uma boa sim, pegue um de torre que use fans de 120mm (a faixa de preço é nos 100~150).
  • Pergunte para a gente qual fonte pegar no dia da compra. Certamente que não vamos recomendar essa que você escolheu.

Bom, para as minhas necessidades o 5500 atende todas as minhas expectativas, encontrei ele na Amazon por R$590 enquanto o 3600 se encontra por uns 100 reais a mais, a não ser que você esteja se referindo aos preços encontrados na Aliexpress ou de um processador usado (o qual eu não tenho interesse em comprar). Sobre a placa-mãe, não tenho muito orçamento para comprar uma placa dessas marcas citadas, essa da Maxsun se prova bem capaz de aguentar o processador com base nas avaliações e reviews que vi, mas aceito recomendações de outra placa-mãe dentro dessas marcas que o preço não passe de R$550.

Sobre o SSD, acredito que um de 500gb seja bom para mim, fiz uma pesquisa de quanto os jogos que quero jogar pesam e esse SSD aguenta fácil, além de que usarei outro SSD de 120gb para o sistema operacional.

Já a fonte irei dar uma olhada nessa que recomendaram nos comentários.

obrigado pelas sugestões.

Postado

Bom, para as minhas necessidades o 5500 atende todas as minhas expectativas, encontrei ele na Amazon por R$590 enquanto o 3600 se encontra por uns 100 reais a mais, a não ser que você esteja se referindo aos preços encontrados na Aliexpress ou de um processador usado (o qual eu não tenho interesse em comprar).

Eu nunca recomendo no ali, não vale a pena.

E sim, estou me referindo a usado: comprar processador novo é burrice. De todas as peças, CPU é a mais segura de se comprar em segunda mão. Sério. Além da economia, é também mais sustentável.

Sobre a placa-mãe, não tenho muito orçamento para comprar uma placa dessas marcas citadas, essa da Maxsun se prova bem capaz de aguentar o processador com base nas avaliações e reviews que vi, mas aceito recomendações de outra placa-mãe dentro dessas marcas que o preço não passe de R$550.

Para a maioria das peças, marca não importa. Mas com placa-mãe, não é bem assim: importa e muito. Vai por mim cara, não caia na piada de placa-mãe fuleira... faça como eu falei, pegue um 3600 usado e use esses 200R$ que economizou para pegar uma placa-mãe de verdade.

Postado

@Anna Júlia  se eu fosse eu escutaria o @Imakuni e o @1lokos, placa-mãe é MSI, Gigabyte, ASUS, e ASRock, sempre dou preferência a MSI e ASUS, n compraria nenhum outro. Qualidade dessas marcas é garantida  nem q seja um produto de entrada.

2 horas atrás, Anna Júlia disse:

tinha escolhido aquele pois achei um kit na Pichau do gabinete junto com uma fonte por uns R$370 reais, mas como não me atentei nas medidas talvez o que você recomendou seja uma melhor escolha, e o fato de já vir com fans já ajuda muito.

tem outro aqui também, um pouco mais caro, mas acho de qualidade um pouco superior Aigo Darkflash DK352 Mesh 217,90. mas vai de preferência sua.

Outra coisa muito importante, se quiser que seu pc dure e n tenha problemas compra uma fonte de qualidade, n adianta comprar essas porcarias q eles metem em promocoes n, de preferência as marcas como Corsair, MSI, XPG e SuperFlower como exemplo. uma XPG Pylon e MSI MAG A550BN, iam te atender perfeitamente.

Placa de Vídeo usada e processador usada é bem tranquilo comprar, ent se quiser economizar você pode tentar achar no mercado livre ou OLX.

e Ram n importa, se quiser você pode até tentar pegar a do aliexpress se quiser algo estão barato assim (80+- cada pente de 8gb). mas com as taxas sei la. 

esse SSD da kingston n é ideal, seria melhor dar prioridade a marcas como, Crucial, WD, Sandisk, e XPG.

e tentar pegar  1TB, 500gb é bem pouco. só pra alocar e ter o sistema operacional você vai perder uns 130gb+-  

Se morar no RJ, recomendo o Boa Dica , é um site de promocao de hardware nas lojas do rio de janeiro, mas é a vista e tem que falar que viu no site, 3600 ta 450,00 5500 ta 460,00 e 5600 720,00

la que pretendo pegar o processador pra minha namorada que ta sem grana, um 5 2600 por 295 reais. nem usado ou no ali usado acho melhor q esse preco.

Adendo que tudo no Boa Dica é novo e não usado e sao de lojas que dao garantia. 

Postado
56 minutos atrás, Imakuni disse:

E sim, estou me referindo a usado: comprar processador novo é burrice. De todas as peças, CPU é a mais segura de se comprar em segunda mão. Sério. Além da economia, é também mais sustentável.

Para a maioria das peças, marca não importa. Mas com placa-mãe, não é bem assim: importa e muito. Vai por mim cara, não caia na piada de placa-mãe fuleira... faça como eu falei, pegue um 3600 usado e use esses 200R$ que economizou para pegar uma placa-mãe de verdade.

Bom, se você diz então talvez vale a pena, a questão só vai ser encontrar um processador usado na época que eu for comprar, que é daqui uns 5 meses.

Vou dar uma olhada nas placas dessas marcas citadas e procurar uma que encaixa no meu orçamento. 

Postado
agora, Anna Júlia disse:

Bom, se você diz então talvez vale a pena, a questão só vai ser encontrar um processador usado na época que eu for comprar, que é daqui uns 5 meses.

...

Pergunte quando for comprar, não com 5 meses antes. Por bem ou por mal, não adianta se planejar tanto assim nessa indústria, ainda mais no Brasil com sua flutuação de preço e disponibilidade insana.

Volte aqui na semana da Black Fraude e a gente te ajuda.

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Imakuni disse:

CPU até vale - ou melhor, valia antes "plano Taxxad"; comprei um i5-12400F OEM novo por ~R$ 600,00 numa das promoções e não paguei "picanha" - o que foi unicamente devido a ineficiência/incompetência da alfandega. 😜 

O "X" da questão em comprar CPU usado é que para um leigo é arriscado, pode ser um destes de PC de gente que tem "mania de limpeza" e tira o CPU para trocar pasta térmica, deixa cair no chão, entorta pinos...  Tem que testar bem logo ao receber para ter a garantia de compra do M.Livr3 por ex., é um risco que preferiria não correr. Já comprei hardware usado, mas foi de anúncios em forums.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...