Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala pessoal,
Após quase 7 anos está chegando a hora de aposentar meu Dell Inspiron 7559:
- i7 i7-6700hq
- 16GB RAM
- GTX 960m 4GB

Meu uso é 90% para trabalho (ilustração 2D, vulgo usar Photoshop dia inteiro comendo minha RAM) e um pouco de games casuais.
Esse note tem sofrido um pouco com arquivos maiores no Photoshop e recentemente não consegui rodar Elden Ring no modo online por conta da placa só ir até directx 12_0, e não 12_1. Fiz gambiarra com dll e rodou de boa, mas offline por conta do anti-cheat.

Eis que chega o momento do upgrade. Cogito ir para desk após 10 anos só com note pois esse meu note vive uma vida de desk (bateria estufou e nem me dei o trabalho de colocar outra).

Levando em conta que meu uso principal é o Photoshop e os jogos que eu jogo não são tão pesados assim (fora Elden, o último que joguei foi sei lá, fallguys), pensei numa config que me de brecha para mais 6+ anos sem me preocupar com upgrade.

Ryzen 7 5700x - R$ 1200
Air Cooler Deepcool Gammaxx Ag400, 120mm - R$ 170
32GB RAM (2x16GB DDR4 Corsair Vengance RGB 3600MHz) - R$ 640
Galax RTX 3050 EX OC 8GB - R$ 1570 (ou RTX 3060 ASUS Dual O12G V2 NVIDIA GeForce, 12GB GDDR6 por R$ 2000, mas não sei se vale a diferença?)

placa-mãe TUF Gaming B550M-Plus WiFi - R$ 1150
Fonte XPG Core Reactor, 650W, 80 Plus Gold Modular - R$ 640
Gabinete Gamer Husky Gaming Polar, Branco - Mid Tower, ARGB com Fan (3x140mm frontal, 1x120mm traseiro) - R$ 310
2x SSD 1TB Kingston Nv2, M.2 2280 PCIe, NVMe, Leitura 3500MB/s, Gravação 2100MB/s - R$ 520 (a dupla ja)
Total: R$ 6200

De monitor tenho um Dell U2422H  e uma display tablet (para desenhar) Huion Kamvas 22 Plus. No momento só posso conectar um por vez no Inspiron, a intenção é rodar a tablet+o monitor dell juntos nesse desk.

Outra alternativa que achei é um note TUF F15:
- i7 12700H
- 32GB RAM 3200MHz (vem com 8GB mas já estou considerando o upgrade pra 32GB na conta)
- RTX 3050 4GB
Total: R$ 5700

Qual acham que vale a pena? Sei que falam que desk é bom para dar upgrade, mas sinceramente penso que montando um PC DDR4, com esse soquete do processador, daqui 6-7 anos se eu for fazer algum upgrade provavelmente já teria que trocar a placa-mãe, correto? Nesse caso cairinha na mesma situação do note, de simplesmente ser mais fácil montar um do zero.

Existe alguma peça que daria para economizar e mantendo essa longevidade de upgrade?

Qualquer feedback é bem vindo!

Postado
19 minutos atrás, Thiago Atanazio disse:

que tal um Mac mini?

https://www.apple.com/br/shop/buy-mac

Poxa cara eu admito que tenho preconceito com Apple kkkkk Penso em futuramente montar um setup de macbook pro + ipad pra fechar o combo de ilustração + mobilidade, mas pra ser uma máquina de uso geral, querendo ter a possibilidade de rodar uns games caso surja a oportunidade, isso me afasta deles no momento (e questão de preço também).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...