Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade de CPU, RAM e placa-mãe PC após 10 anos.


Posts recomendados

Fala pessoal.
Eu estou querendo fazer um upgrade no meu pc. Já uso essa conbinação de CPU, placa-mãe, RAM e SSD da assinatura desde 2013 e acho que já está na hora de atualizar.

Sou gamer casual, não faço overclock, só uso pra jogar e brincar com blender, edição e Vídeo e tal.

Eu só gostaria de trocar CPU, RAM, placa-mãe e SSDs. Upgrade da parte de vídeo ficará para depois.
Eu decidi ir pra AMD por causa da longevidade dos soquetes e o AM5 ta começando agora. Já tive pc AMD/ATI e tive boas experiências com o Phenom II + HD5850 na época.
Eu já vinha pesquisando e montei uma configuração e queria uma opinião do pessoal aqui sobre compatibilidade, se essa combinação é segura e tal.
Meu orçamento é de até R$5000,00 mas eu me limitei a 4k pra deixar 1k de margem caso alguma peça saia de estoque e eu tenha que pagar mais caro em outra.

Segue a configuração que deu por volta de R$4070,00
CPU: AMD Ryzen 5 7600, 5.1GHz Max Turbo, Cache 38MB, AM5, 6 Núcleos, Vídeo Integrado
placa-mãe: ASUS TUF Gaming B650M-Plus Wi-Fi, AMD AM5 B650, mATX, DDR5,
RAM: Memória Corsair Vengeance, 32GB (2x16GB), 5600MHz, DDR5, CL36, Preto - CMK32GX5M2B5600C36
SSDs: Para sistema e programas(ADOBE, MS STUDIO, Zbrush, ETC):

                 1 - SSD 500 GB Kingston NV2, M.2 2280 PCIe, NVMe, Leitura: 3500 MB/s e Gravação: 2100 MB/s
           Para Jogos:

                  1 TB Kingston NV2, M.2 2280 PCIe, NVMe, Leitura: 3500 MB/s e Gravação: 2100 MB/s

Por enquanto essa

O cooler para o processador eu usaria o padrão por enquanto pois eu vi que nem todos esses AM4 são compatíveis com AM5, aceito sugestões sobre isso também. Não quero correr o risco de comprar um cooler que não encaixa.

Agradeço desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@linolo Top a config, eu acho que trocaria apenas a marca da memória, não confio na Corsair, é uma marca que já vi dando muito problema, instead, eu recomendo as memórias da HyperX, não tem erro. Aliás, eu usaria o cooler padrão do processador, não vejo o porque usar um diferente se a refrigeração do gabinete já for bem feito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@linolo  Ótima configuração, vai ter bom desempenho por bastante tempo!

 

Sobre o cooler do processador, se quer uma sugestão de aircooler, pode ir de DeepCool AK400 que já é o suficiente para esse CPU.

E quanto as memórias, eu não vejo problema em ir com Corsair, eu mesmo utilizo Corsair Vengeance a muitos anos e nunca tive problemas, elas tem ótimos preços e se realmente quiser escolher outra, não economize e vá de Kingston Fury Beast.

 

Abraços!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, linolo disse:

O cooler para o processador eu usaria o padrão por enquanto pois eu vi que nem todos esses AM4 são compatíveis com AM5.

 

Todo cooler compatível com AM4 que não use backplate proprietário, mas o original da placa-mãe, é compatível com o AM5.

 

Os coolers da DeepCool são compatíveis, ex. AG400, AG500.

 

O "cooler box" que acompanha o Ryzen 5 7600 é o AMD Wraith Stealth, que por ser pequeno o fan precisa girar muito - atinge 2.800 RPM; fazendo ruído que incomoda, mas a principio use este cooler box e depois analise se é necessário trocar.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, SAFEDISK disse:

@linolo Top a config, eu acho que trocaria apenas a marca da memória, não confio na Corsair, é uma marca que já vi dando muito problema, instead, eu recomendo as memórias da HyperX, não tem erro. Aliás, eu usaria o cooler padrão do processador, não vejo o porque usar um diferente se a refrigeração do gabinete já for bem feito.

Opa, valeu pela dica, gosto da hyperx também. Dependendo eu ate vejo o que fica melhor. Mas eu uso corsair aqui e nunca tive problema.

12 horas atrás, guilherme_dr disse:

@linolo  Ótima configuração, vai ter bom desempenho por bastante tempo!

 

Sobre o cooler do processador, se quer uma sugestão de aircooler, pode ir de DeepCool AK400 que já é o suficiente para esse CPU.

E quanto as memórias, eu não vejo problema em ir com Corsair, eu mesmo utilizo Corsair Vengeance a muitos anos e nunca tive problemas, elas tem ótimos preços e se realmente quiser escolher outra, não economize e vá de Kingston Fury Beast.

 

Abraços!

Essas Kingston Fury Beasts são boas mas, eu so não curto muito o led RGB delas, kkkk. Meu gabinete n tem nem janela, tem dois coolers na tampa.

Valeu pela dica do cooler, vou dar una checada.

11 horas atrás, 1lokos disse:

 

Todo cooler compatível com AM4 que não use backplate proprietário, mas o original da placa-mãe, é compatível com o AM5.

 

Os coolers da DeepCool são compatíveis, ex. AG400, AG500.

 

O "cooler box" que acompanha o Ryzen 5 7600 é o AMD Wraith Stealth, que por ser pequeno o fan precisa girar muito - atinge 2.800 RPM; fazendo ruído que incomoda, mas a principio use este cooler box e depois analise se é necessário trocar.

Eu não sabia disso aí, então deve ter uma pancada de cooler que ainda é compatível. Eu vou pesquisar melhor. Obrigado.

2 horas atrás, Henrique - RJ disse:

@linolo

 

Bom dia

 

Deixa teu dinheiro suado aplicado no Tesouro Direto e continua usando essa tua máquina atual até quando não puder mais que a tecnologia já será outra.

Kkkk. Eu acho que ja cheguei nesse ponto. Já faz tanto tempo que nem DDR4 eu usei!

Era pra ter feito um up completo em 2020 mas todo mundo sabe o que rolou... Kkkkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, linolo disse:

Kkkk. Eu acho que ja cheguei nesse ponto. Já faz tanto tempo que nem DDR4 eu usei!

Era pra ter feito um up completo em 2020 mas todo mundo sabe o que rolou... Kkkkk.

 

E eu que uso aqui ainda soquete 775 com 4GB de RAM DDR2  com Linux  ?

 

E me serve bem viu.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!