Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ConfigurarIPV6 MikroTik Router OS


Posts recomendados

Não trabalho com MikroTik, especificamente. Mas, de modo geral, o que você precisa é atribuir à sua interface pública o endereço de cliente /64 e gateway fornecidos pelo provedor, e nas interfaces locais um endereço /64 pertencente a esse bloco /48. Esse é o básico para o roteador obter conectividade.

Adicionalmente, como o DHCPv6 não atribui aos clientes o endereço do gateway padrão, é necessário habilitar os router advertisements. Se pretende que dispositivos Android obtenham endereços IPv6, será necessário habilitar a atribuição de endereços através de SLAAC, pois esse sistema não possui uma implementação oficial de cliente DHCPv6.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@apresenta problemas Laza, obrigado por responder!

Então de qualquer forma meu provedor precisa me passar um IPv6 /64 para meu Mikrotik conseguir navegar via IPv6, certo?

Essa divisão de /56 para /64 deve seguir algum padrão ou apenas deve estar dentro do range que recebi?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, você deve ter um endereço /64 e um bloco /56. Esse bloco pode ser dividido em 256 sub-redes /64.

Uma observação: na postagem anterior eu me referi ao seu bloco /56 equivocadamente como se fosse /48.

Se desejar aprender mais, recomendo o programa de certificação gratuito da Hurricane Electric disponível em https://ipv6.he.net/certification/.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi.

 

Obrigado pela dica!

 

Contatei meu provedor de internet e pelo que me falaram estou recebendo apenas o bloco /56, não havendo nenhum /64.

Eu recebendo apenas um /56, é possível configurar em minha MikroTik para navegação na rede via IPv6? Ou preciso necessariamente que minha provedora me passe um /64?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui realizar a configuração do meu MikroTik com o IPv6 para comunicação com a internet!

No meu caso, usei apenas o bloco /56, pegando o IPv6 que saia da porta LAN do meu ISP com Gateway da rede e selecionando um outro IPv6 dentro do bloco para realizar a comunicação. Depois foi necessário criar uma rota e pronto.

 

Para exemplificar para aqueles que tiverem essa dúvida, segue as fotos das configurações (Fiz algumas tarjas por questão de segurança)

 

  • O IPv6 final 2/56 foi o que fixei na VLAN que vem da minha operadora.

image.png.8db5501bfd950f67eb38a112a404cead.png

 

  • Criei uma rota onde o IPv6 final 1 é o que está na porta da minha operadora.

image.png.9569ad894a5cea64b8ded729ff5849c5.png

 

Com isso foi possível realizar pings e tracerts para a internet via IPv6 da minha MikroTik.

 

@apresenta problemas Laza pelas dicas e ajuda!

 

O problema agora é outro kkkkk

Não estou conseguindo receber internet via IPv6 dos meus dispositivo conectados à minha MikroTik.

Até chego a receber IPv6 em meu notebook, mas ao fazer um teste de IPv6, dá como se eu não tivesse recebendo IPv6.

 

Alguém consegue me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Francisco Ferdinando

Agora entendi o teu cenário.

Para fins didáticos, vamos supor que o seu bloco tenha o endereço 2001:db8:1:200::/56.

O equipamento da operadora deve estar definido com o endereço 2001:db8:1:200::1/64, que também é o endereço de gateway. Nesse caso, a VLAN do MikroTik conectada a ele deve ter um endereço nessa mesma sub-rede /64, como por exemplo, 2001:db8:1:200::2/64.

Agora, para a rede local, você deve ter uma outra VLAN, com uma outra sub-rede, que pode variar de 2001:db8:1:201::/64 a 2001:db8:1:2ff::/64. Nesta interface, habilite os anúncios de roteador (aquela opção "advertise"), para que os clientes descubram a rota padrão.

Feito isso, basta definir a flag "managed-address-configuration" como verdadeira e configurar o seu servidor DHCPv6 - lembrando que, se pretende atribuir endereços IPv6 para dispositivos Android, algumas configurações precisarão ser um pouco diferentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!