Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos, estou com um problema no reconhecimento do meu novo NVMe e gostaria de uma ajuda de vocês. Tentarei passar o máximo de detalhes de minhas tentativas para ficar bem elucidado o que vem acontecendo.

Meu pc: R7 5700x / B550 Aoros Elite / 32gb / RTX 3070

Bem vamos lá:

Tenho 1 SSD (samsung evo 870) de 500gb onde fica instalado meu OS, além disso tenho outros dois HDs (1 de 1 tb e outro de 4 Tb) onde ficam salvos arquivos. Recente mente comprei um NVMe de 1tb onde pretendia utilizar para instalar meus games, ou seja, ficaria com o SSD par ao OS, os 2 HDs para armazenamento de arquivos e o NVMe para as instalações dos games.

Quando conectei o NVMe ele foi reconhecido na BIOS como mostra na imagem abaixo: 

1.thumb.jpg.d8291d13075524a5888ec0fa9582469f.jpg

Porém quando eu entrava no W10 ele não aparecia, com isso mudei de entrada (da 4.0 para 3.0) e o erro continuava. Foi então que resolvi tentar instalar o W10 no NVMe, e deu certo, porém fiquei com 2 sistemas operacionais:

2.thumb.jpg.aa3602be4f3c827c2b11d9a1fa8e4c1a.jpg

Quando entro no OS instalado no NVMe aparecem todos os HDs (NVMe, SSD, e os 2 hds normais), porém quando entro pelo SSD o NVMe não aparece:

4.thumb.jpg.284db83d3e17b858ff9d909a9905e9b3.jpg6.thumb.jpg.e5a28acf8b6369ed2bb89835b1123215.jpg

Se eu desconectar o SSD e tentar entrar pelo nmve, dá erro na inicialização do windows e além disso o NVMe não aparece na sequência de boot:

5.thumb.jpg.5eac2b00c8e8dbbbfa19b86a97b089ba.jpg

Uma coisa que notei foi em Gerenciador de disco é que quando entro no NVMe ele consta como unidade C, e quanto entro no SSD ele é quem aparece como C (e o NVMe some), pensei em mudar a letra, mas n sei se daria algum problema ou se isso resolveria.

3.jpg

Bem a questão é, existe alguma fora de eu continuar usando o sistema operacional no SSD e ter o NVMe para instalar meus jogos, sem ter que colocar o sistema operacional nele?

Agradeço a todos que puderem me dar alguma dica. Valeu tmj.

Postado

@HelderFraga Era só você ter entrado no gerenciamento de discos e criado uma partição no NVMe, para ser reconhecido pelo sistema.

Postado

@HelderFraga Quando você instalar qualquer SSD/HD novo ele vem sem nenhuma partição - e ele não é reconhecido pelo Windows, mas é reconhecido no gerenciador de discos.

Formate ele e depois é só atrelar uma partição a ele, pode ser pelo próprio gerenciador de discos. Ou por outro programa.

Postado

@Gui GC Entendi, mas veja bem, quando entro no sistema operacional instalado no NVMe todos os discos aparecem no gerenciador, porém caso eu entro no sistema operacional instalado no SSD o NVMe não aparece no gerenciador

Postado
49 minutos atrás, HelderFraga disse:

Porém quando eu entrava no W10 ele não aparecia

Nesse momento você devia ter feito o que Gui GC está dizendo.

Se tiver dúvida:

Comece do zero. Coloque o NVMe no slot em que gostaria de usar (4.0)
Entre no Windows pelo SSD samsung evo 870 com o NVMe plugado
Vá no gerenciamento de disco, tire uma print da tela e poste aqui

Postado

@HelderFraga Provavelmente é porque seus discos antigos estão em MBR e SSD NVMe só funciona em GPT.

Postado

@Crixus Champion Olá bom dia, farei isso sim, no momento estou no serviço chegando em casa posto sim, mas a diferença da foto postada acima é somente o fato do NVMe não aparecer no gerenciador de disco caso eu entre pelo SSD, ele só aparece caso eu entre no sistema operacional instalado nele

@Gui GC O SSD formatei a menos de 2 meses, ele está em GPT, assim como o NVMe

@Gui GC O que mais me deixa encucado é porque ele não aparece quando entro pelo SSD, somente quando entro no sistema operacional instalado nele

Postado

@HelderFraga Poderia ser que o SSD tenha sido alocado para Espaços de Armazenamento. Verifique se ele se encontra na lista e depois retire-o.

Daria também para tentar verificar se o SSD é reconhecido pelo aplicativo da Samsung - acho que é o Samsung Magician - quando não está sendo reconhecido pelo Windows.

• 3 semanas depois...
Postado

Apenas para finalizar o tópico. Precisei formatar td novamente, deixei apenas o SSD e o NVMe conectados e coloquei o W10 no SSD, ao entrar o NVMe apareceu no gerenciador e fiz o disco. Td certo agora.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...