Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal, tudo bem? Estou com uma dúvida aqui, será que alguém pode me ajudar?

Quando estou usando nos slots 1 e 3 as memórias não chegam a 3200, o pc reinicia 3 vezes e volta pro auto. Mas quando coloco até 3000mhz funciona perfeitamente, até aí OK, acredito que podia ser limitação da placa ou do próprio Ryzen para não chegar nesses 3200mhz. Aí fiz um teste no memtest86 e zero erros.

Porém ao colocar nos slots 2 e 4, as memórias chegam a 3200, windows inicia normalmente e tal, mas ocorre algumas travadas de vez em quando. Testei no memtest86 e aparece um uns 2 erros, no entanto o mais estranho é o fato de quando se usa a 2800mhz também aparece esses erros. Eu posso dizer que um desses slots 2 e 4 estão com defeito?

placa-mãe: Biostar B350 GTX

Cpu: Ryzen 5 1600af

memória RAM: 2x8gb Hyperx de 3200mhz

Postado

Normalmente, quando há problemas com as comunicações dos slots de memória, o PC acaba não ligando e em alguns casos mais raros quando em apenas alguns deles, liga sem detectar as memórias nos slots com problemas.

O problema com os slots de memória RAM pode vir desde a placa-mãe (o próprio slot e circuito) e também do controlador de memória integrado do processador. Também há casos em que o problema está nos pinos para comunicação da CPU, mas geralmente isso ocorre nos socket Intel.

No seu caso, como estamos falando de um problema para estabilização de frequência, é preciso entender que qualquer frequência de memória acima da especificação do processador, é considerado overclocking. No site da AMD, é informado que o Ryzen 5 1600 possui suporte para até 2667MHz de frequência para a memória RAM. Com isso, a probabilidade de você não atingir os 3200MHz existe e é relativamente grande.

Agora, o overclocking da RAM não depende somente do processador, mas também de sua placa-mãe, da própria memória e um conglomerado de variáveis como tensão, timings e temperatura. O overclock da memória RAM na minha opinião é o mais difícil de fazer, pois caso queira atingir certa frequência, você terá que mexer em diversas opções e ter a sorte da sua placa-mãe e especialmente do seu IMC (controlador de memória integrado) do processador terem a capacidade de atingir tal frequência.

Você pode pegar dois processadores iguais, do mesmo modelo e eles irão ter capacidades diferente de overclocking, assim como a sua placa-mãe, a gente chama isso de loteria do silício. Já na questão da memória RAM, é muito provável que ela tenha a capacidade de atingir a frequência que a fabricante menciona no modelo, mas ainda assim diferentes memórias do mesmo modelo podem subir ainda mais a frequência do que uma ou outra. Isso também vai depender do chip da memória RAM, seja A-Die, B-Die, C-die e dentre outros tiers. No fim, como disse, são muitas variáveis a levar em consideração.

No seu caso em específico, você diz que as memórias performam em níveis diferentes dependendo do canal que você coloca os pentes, e isso é muito comum. Há muitos casos em que pessoas utilizam apenas dois pentes de memória no canal A (slot 2 e 4), por exemplo, e quando colocam mais dois pentes de memória do mesmo modelo no canal B (slot 1 e 3) não conseguem mais estabilizar as memórias na frequência que utilizava antes e precisa reduzir e/ou aumentar os timings. É claro que se a pessoa estiver usando a memória acima da frequência mencionada pelo fabricante, também pode ser culpa do novo kit de pentes que performam de maneira diferente.

No fim, o que eu quero dizer é que sua RAM com certeza tem capacidade de atingir a frequência descrita pela sua fabricante, mas a sua CPU por exemplo, pode não ter um IMC que performe tão bem em frequências mais altas, e sua placa-mãe também não escapa disso. Isso é algo completamente normal.

Somente seria defeito se a sua placa-mãe ou CPU não conseguissem estabilizar a frequência de 2667MHz, que é a qual a AMD diz ter suporte. Qualquer frequência acima, infelizmente vai exclusivamente da sorte.

O overclocking é um tema que abrange muitas informações a serem discutidas pela quantidade de variáveis e os diversos componentes, é difícil de colocar tudo em um post. Mas, espero que tenha lhe ajudado de alguma forma. 👍

Postado

@MauricioBMS Entendi, em breve pretendo pegar um Ryzen 5 5500 e vamos ver como a memória RAM comporta kkkkkk. Tomara que dê tudo certo!

E muito obrigado pela explicação amigo!! Agradeço pela atenção e disponibilidade para ajudar.

• Curtir 1
Postado

@Jofe00  Existe uma questão de slots preferenciais, que normalmente estão escritos nos manuais.

E as vezes a simples atualização de BIOS pode acabar com esse tipo de problema.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!