Ir ao conteúdo

Pc desligando - Processador a 100ºC depois de abrir para limpar.

Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Postado

Boa noite galera. Resolvi abrir meu pc para limpa-lo, pois o mesmo estava desligando sozinho na hora de instalar jogos pesados ou assistir vídeos no youtube.

Antes a temperatura ficava 60º sem jogar, agora ele marca 100º mesmo sem eu estar fazendo nada e fazendo um barulho de secador de cabelo.

O cooler está bem fixado, mas a pasta térmica já está bem seca.

Alguém sabe o que pode ser?

Obrigado.

Segue setup:

Intel Core i5 11400f 2.6ghz

8gb ram DDR4

navidia GeForce GTX 1650 

fonte corsair vs600

placa-mãe ASUS tuf gaming b560m plus

Captura de tela 2023-08-08 200702.png

• Solução
Postado

Como você removeu o cooler - para ver como estava, e não trocou a pasta térmica, a interface entre Die do CPU e a base do cooler ficou prejudicada, pois a pasta esta ressecada e ao recolocar ficou com bolsas de ar, prejudicando a transferência térmica e aumentando a temperatura do CPU. Tem que trocar a pasta.

• Curtir 2
Postado

@Suvaco

11 horas atrás, Suvaco disse:

@1lokos já comprei  uma pasta térmica. só estou esperando chegar agora

tem problema de eu ficar usando o pc nesta temperatura até a pasta chegar?

Sim, bastante.

100 graus é o limite de operação do CPU, se continuar usando ele pode queimar ou diminuir bastante sua longevidade em um curto espaço de tempo.

É muito estressante, ainda mais porque ele chega nesse pico bem rápido.

• Curtir 1
Postado
Em 08/08/2023 às 20:36, 1lokos disse:

Como você removeu o cooler - para ver como estava, e não trocou a pasta térmica, a interface entre Die do CPU e a base do cooler ficou prejudicada, pois a pasta esta ressecada e ao recolocar ficou com bolsas de ar, prejudicando a transferência térmica e aumentando a temperatura do CPU. Tem que trocar a pasta.

Olá. Troquei a pasta térmica para uma z5 da deep e não adiantou nada, pelo contrário, meu pc está lento agora, irreconhecível.

Fica piscando um led branco na placa-mãe também, mas depois para.

Será que pifou o processador? Não sei o que fazer mais a não ser levar para um técnico.

Em 09/08/2023 às 10:59, Necklace disse:

@Suvaco

Sim, bastante.

100 graus é o limite de operação do CPU, se continuar usando ele pode queimar ou diminuir bastante sua longevidade em um curto espaço de tempo.

É muito estressante, ainda mais porque ele chega nesse pico bem rápido.

Olá. Troquei a pasta térmica para uma z5 da deep e não adiantou nada, pelo contrário, meu pc está lento agora, irreconhecível.

Fica piscando um led branco na placa-mãe também, mas depois para.

Será que pifou o processador? Não sei o que fazer mais a não ser levar para um técnico.

Postado
3 horas atrás, Necklace disse:

@Suvaco Você limpou toda a pasta térmica anterior ou só aplicou a nova por cima?

Pra trocar de pasta térmica você tem que limpar com um papel antes até o cpu ficar brilhante.

Sim, fiz tudo certo igual ao vídeo que assisti. Tirei toda a pasta antiga com papel higiênico e cotonete, coloquei a nova e espalhei com a pazinha que vem junto.

Coloquei o cooler bem firme e mesmo assim não adiantou nada. Continua a 100º sem fazer nada. Vou ter que levar em algum técnico, pois não sei o que pode ser mais.

Postado
5 horas atrás, Necklace disse:

@Suvaco Você limpou toda a pasta térmica anterior ou só aplicou a nova por cima?

Pra trocar de pasta térmica você tem que limpar com um papel antes até o cpu ficar brilhante.

Consegui resolver. O dissipador não estava encaixado totalmente no processador. O pino é muito duro de encaixar, daí tive que fazer mais força que o comum. Obrigado.

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!