Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

Setup: Ryzen 3 2200G + ASRock A320-M HDV R4.0 + SSD 120Gb Lexar + HD 1Tb WD.

O boot é pelo Lexar e falta espaço no disco, então comprei um SSD M.2 NVMe da Kingston de 1Tb já que minha placa possui entrada M.2 Ultra e no manual dela consta que o NVMe é somente para Boot.

Pois bem, depois de penar pra conseguir colocar um parafuso similar nela (pois n achei a caixa da placa com o parafuso original), eis que no Win e nos dispositivos não aparece o SSD NVMe, mas na BIOS sim.

Na BIOS dessa placa, o AHCI MODE está ativo. O NVMe da Kingston aparece na listagem, na Aba ADVANCED. Os outros estão como SATA.

Na Aba TOOLS, aparecem as ferramentas: - Easy RAID Installer; SSD Secure Erase Tool; NVMe Sanitization Tool e Instant Flash (BIOS).

Na Aba SECURITY, se você quiser colocar senha para os dispositivos pode. Aparece como opção colocar para os dois Satas (HD e o SSD Lexar), o outro não é listado.

Na Aba BOOT, no BOOT OPTION #1 está setado pra Windows Boot Manager - SSD Lexar 120Gb. A outra opção é DISABLED e só.

O que devo fazer? Já tirei o SSD do lugar e recoloquei com os devidos cuidados, ele está bem encaixado e é novo, abri hoje.

Não mexi em nada da BIOS, tudo está como veio de qd comprei.

E tampouco mexi ou tirei os outros dispositivos de armazenamentos, nem sei fazer isso.

Minha ideia era deixar os 3 habilitados, clonando o SSD da Lexar no NVMe Kingston, passando o Win 10 no Kingston (boot) e instalar o Steam e os jogos nele, deixar o outro Sata, por enquanto, apenas pra armazenar algum outro programa e o HD como armazenamento do restante mesmo.

Vi um vídeo no Youtube de um técnico que ensina umas técnicas, mas comigo n deu certo. também não acho que seja problema de PCie 4.0 x 3.0 (placa), pois sei que o SSD trabalhará como um 3.0. Será que qd instalei o NVMe no M.2 o Sata o inabilitou?

https://www.youtube.com/watch?v=czaNq2vFJaE 

Postado

Lembrando que ele não aparece também no Gerenciamento de Disco.

meu Ryzen 3 2200G é Pcie 3.0, placa-mãe tb, mas o SSD NVMe é 4.0.

Alguma luz, pessoal?

• 1 ano depois...
Postado

[ATUALIZAÇÃO] Escrevo isso 1 ano depois. Na época, não sabia, mas eu tinha que formatar o Pc pra dar certo. Levei num técnico, que formatou tudo. Até hj, uso o mesmo sistema. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Só para desencargo, rode o KSM do fabricante e veja se o SSD é listado nele:

https://www.kingston.com/br/support/technical/ssdmanager

Se o seu Kingston for listado, significa que é autêntico e aproveita para dar uma olhada no estado de saúde dele. Caso mostre que tem atualização de firmware acho melhor ignorar por conta do risco de dar algo errado e matar o SSD.

Se não for listado, é porque se trata de uma falsificação.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...