Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, comprei uma placa-mãe e um kit de ventoinhas, mas acredito que a placa-mãe não tem compatibilidade para conector 5V, sou meio leigo nesses assuntos, olhem por gentileza se as peças que vou listar a baixo são compatíveis sem uso de conector, e se não forem, gostaria de indicação para um conector que não seja caro só para resolver o problema da conectividade. 

SOYO AMD placa-mãe Gaming B550M - SOYO AMD placa-mãe Gaming B550M USB3.1 M.2 NVMe Sata3 Suporta CPU R5 3600 (Soquete AM4 e CPU R5 5500 5600X 5600G 5700X) - AliExpress 

Kit Ventoinha T-Dagger T-TGF513, RGB, 3x120mm, T-TGF513 | Pichau - 

Se não for compatível me indiquem um conector para resolver o problema, a placa-mãe ainda está para chegar.

Att

quando olhei a descrição da placa-mãe se não me engano vi que tem 8 conectores 12V mas não falava nada sobre o conector 5V

Postado
15 minutos atrás, vrthalles09 disse:

SOYO AMD placa-mãe Gaming B550M - SOYO AMD placa-mãe Gaming B550M USB3.1 M.2 NVMe Sata3 Suporta CPU R5 3600 (Soquete AM4 e CPU R5 5500 5600X 5600G 5700X) - AliExpress 

Aguarde a sua Mother Board chegar, mas na foto dela dá pra ver que tem os conectores para ligar as ventoinhas.  

• Curtir 1
Postado

@Math.Pi ai nesse caso que tipo de conversor eu deveria comprar? Vou comprar de uma vez por que preciso montar esse PC o mais rápido, se de tudo for compatível sem o conector eu fico com ele guardado mesmo, não deve ser tão caro assim, me indica um com link por gentileza

Postado

Não precisa ligar a controladora 

3 horas atrás, vrthalles09 disse:

Kit Ventoinha T-Dagger T-TGF513, RGB, 3x120mm, T-TGF513 | Pichau - a nada sobre o conector 5V

Nas especificações desta ventoinha não especifica o tipo de iluminação dos LEDs, se é Rainbow, RGB ou ARGB, vai ter que esperar chegar para saber.

Pelo que o cara mostra neste vídeo parece Rainbow, mas ele instalou pelas metades.

De qualquer forma, ligar cabo de LEDs em placa-mãe é opcional.

Adaptador de fan A-RGB para conector de RGB da placa-mãe não compensa, "mata"  maioria dos efeitos possíveis dos LEDs melhora usar uma controladora A-RGB via controle remoto.

O controle do header (conector) RGB dessa Soyo tem poucas opções  cores - 6 e a escolha é feita no BIOS mais motivo para comprar controladora.

Postado

@1lokos na verdade eu nem ligo muito para os efeitos da iluminação, se for somente um efeito estático de iluminação tá ótimo, o intuito seria mesmo para refrigeração, eu estou com a ventoinha em mãos, mas queria saber se consigo ligar ela diretamente na fonte também, eu vi que ela tem uma conexão SATA e uma de 5V, mas não sei se ligar no sata ela vai mandar energia para girar e para manter o led aceso, você sabe me dizer se consigo usar essa ventoinha sem ligar na placa-mãe somente com a foto das conexões dela? Por que ai eu ligaria as 3 né pelo cabo macho x femea, e na ultima eu faria a ligação na energia, que se funcionar direto na fonte já tá ótimo, pra mim se manter a ventilação constante e a luz sempre ligada ta bom

@1lokos eu iria colocar as 3 ventoinhas frontais jogando ar gelado pra dentro, e o fan do water cooler na traseira, o gabinete só tem espaço para 4, iria colocar 3 frontais e o do cooler na traseira, ai acho que a do cooler tem alimentação direta na placa-mãe certo? E ficaria somente faltando alimentação das ventoinhas frontais

Postado
3 horas atrás, vrthalles09 disse:

@1lokos eu estou com a ventoinha em mãos, mas queria saber se consigo ligar ela diretamente na fonte também, eu vi que ela tem uma conexão SATA e uma de 5V,

O cabo SATA é para alimentar as ventoinhas pela fonte, elas não tem controle de RPM (PWM).

A conexão 5V - se for com conector de 3 pinos com uma falha no meio indica que os LEDS são A-RGB 5v, nesse caso não da para ligar na placa-mãe, o conector na placa é 4 pinos, 12 volts (cuidado com a polaridade desse conector, não tem indicação), o que queimaria os LEDs.

O conversor A-RGB para RGB da DeepCool custa mais caro que uma controladora A-RGB.

Compre a controladora A-RGB - se os LEDs vem com conectores macho-fêmea para ligar em série pode ser uma simples como essa, se não for compre uma com portas individuais, por exemplo 6.

Ligue os cabos dos LEDs entre si e na controladora,  selecione cores - fixa ou misturadas, efeitos, pelo controle remoto sem fio.

A Soyo B550M tem dois conectores Sys Fans e 1 conector CPU fan - para alimentar os motores das ventoinhas.

Liga o conector do cabo da  bomba do WC num SYS_FAN - no BIOS ajuste para 100% de RPM

E o conector do cabo das ventoinhas do WC no CPU_FAN, assim vai ter controle automático da RPM dos fans do WC em função da temperatura do CPU.

Se o WC tem LEDs e forem A-RGB ligue o cabo (3 pinos [4-1]) na controladora, nesse caso vai precisar do modelo com várias portas.

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!