Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Uso SSD + M.2 para meu sistema e preciso desesperadamente de mais armazenamento. Como fabricantes tem linhas boas e ruins não estou muito inteirada no que há de confiável no mercado no momento.

- Meu alvo é ao menos 5TB de armazenamento. Há uma abundância de 4TB no mercado, mas poucos 5TB.

- Sem requisitos de conexão, pode ser interna ou externa.

- Gostaria de uma velocidade de transferência decente. Não pretendo usar esse HD como cache/sistema, porém arquivarei arquivos grandes nele.

Estou de olho em marcas como Seagate e Samsung pois já tive alguns que duraram muito tempo. Só que isso não garante que possuam a mesma qualidade atualmente, tampouco que outras marcas não valham à pena.

Orçamento R$ 500-1000, mas como os preços mínimos que tenho visto estão salgados não tenho muita escolha e provavelmente estourarei ele. 😂

Postado

@Reva Eu sempre tive o Seagate Expansion (HD Externo), não tem erro. Mas ao invés de 5, eu uso um de 1Tb, pois não armazeno tanta coisa assim.

Porém o R/W dele é muito boa, e da pra carregar onde for (cabe no bolso pra tu ter uma ideia)...

Achei a versão de 5Tb por 1300 reais na Amazon:

https://www.amazon.com.br/Externo-Seagate-5TB-Expansion-Portátil/dp/B07TNVBLNT

Eu diria que ta até um preço justo, o meu de 1Tb eu paguei 690 reais.

• Curtir 2
Postado
9 minutos atrás, SAFEDISK disse:

@Reva Eu sempre tive o Seagate Expansion (HD Externo), não tem erro. Mas ao invés de 5, eu uso um de 1Tb, pois não armazeno tanta coisa assim.

Porém o R/W dele é muito boa, e da pra carregar onde for (cabe no bolso pra tu ter uma ideia)...

Achei a versão de 5Tb por 1300 reais na Amazon:

https://www.amazon.com.br/Externo-Seagate-5TB-Expansion-Portátil/dp/B07TNVBLNT

Eu diria que ta até um preço justo, o meu de 1Tb eu paguei 690 reais.

Pois é, tenho um seagate desses de uma geração anterior há quase 10 anos e gosto dele, mas tenho medo da qualidade ter decaído nesse meio tempo. O único contra é como são externos são 5400rpm, mas considerando que até interno há poucos 7200rpm, vai rpm mais baixo mesmo.

Existe uma versão nacional desse que é mais barata online, a STKM5000400. Cerca de R$900 online, menos de R$800 localmente. Só não encontro as diferenças entre elas.

• 2 meses depois...
Postado

Quando criei esse tópico não esperava voltar tão cedo para avaliar o HD escolhido.

No final acabei comprando o STKM5000400 da Seagate. Isso foi há apenas dois meses atrás. Já tive outros HD da marca, inclusive uso um menor há muitos anos, então confiava nela.

O HD novo acabou de dar defeito, sem aviso e de forma fatal. Talvez eu tenha sido apenas azarada e a qualidade em geral da marca não decaiu, mas enfim, descobri coisas adicionais sobre a garantia da Seagate que é interessante saber antes de comprar.

- Esse modelo tem garantia de 1 ano, e incluso está um serviço de recuperação de dados. Seria um ponto positivo, exceto que você precisa custear o frete de ida e volta para o laboratório deles... nos EUA. Não é uma informação que você encontre escrita em canto algum até precisar acionar o serviço.

- O RMA regular sem recuperação de dados também parece ser por sua conta. Que eu saiba a garantia legal, que determina que o frete é por conta de quem é acionado, serve não só para o vendedor como importador, revendedor e fabricante então eles já estão falhando em cumprir o dever deles. O processo é pelo site deles, e é um tanto quanto confuso com instruções que podem ou não estar desatualizadas e links para páginas que não existem mais.

- A Seagate não possui contato telefônico no Brasil que atenda ao telefone. Um segundo 0800 que encontrei após cumprimentar em português me redirecionou para uma central estrangeira com atendimento em inglês (!!). O atendimento por chat deixou muito a desejar e me desconectou sem desfecho.

Como estou com o HD há menos de 3 meses, a garantia legal do Brasil, acionarei o vendedor primeiro.

Dada a experiência que estou passando com o RMA até então não comprarei mais nada da marca e também não a recomendo.

Postado

Qualquer HD pode dar problemas, mas em todo caso, o WD Red Plus de 6 TB e de 4 TB estão em promoção na Kabum, são HDs voltados para uso intenso, com tecnologia CMR, que parece ser a mais confiável atualmente.

WD Red Plus 6 TB - 700 reais

https://www.kabum.com.br/produto/460467/HD-wd-red-plus-6tb-5400-rpm-3-5-sata-wd60efpx

se preferir usar 2 HDs de 4 TB, WD Red Plus 4 TB - 445 reais

https://www.kabum.com.br/produto/460466/HD-wd-red-plus-4tb-5400-rpm-3-5-sata-wd40efpx

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...