Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, recentemente fiz a troca da minha placa-mãe e CPU , antes eu usava um I5 6500 e uma h110 de placa-mãe com uma rx 550 4gb

Não faz nem 2 semanas que coloquei uma ASUS TUF GAMING B550M Plus e um Ryzen 7 5700x trocando pelas peças anteriores

Ok, tudo certo, deixei a rx 550 só para dar vídeo até eu comprar uma gpu melhor, porém agora, to vendo que ela ta ficando com alto uso em jogos que ela não deveria e em processos do windows

POR EXEMPLO, NO ROBLOX, um jogo que não consome gpu, estava ficando com 40/50% de uso

Testei o fifa 23, que ao jogar no pc antigo, rodava as cutscenes extremamentes lagadas porém com o novo processador tava rodando tranquilo, isso logo depois de baixar o windows 11
depois disso, instalei os drivers da amd e meu pc ficou numa tela preta por mais de 20 minutos até que eu forcei o desligamento, quando liguei os drivers tavam instalado, E O FIFA 23 ESTAVA LAGADO 

DO MESMO JEITO QUE O MEU PC ANTIGO FICAVA

TENTEI RESOLVER, Utilizei o DDU pra desinstalar todo o driver, baixei de novo, baixei outra versão, deixei que o próprio windows atualizasse e mesmo assim consome muito,

Hoje também fiz outro teste no fifa e estava normal, porém outros jogos como roblox estava 40/50% de uso na gpu, que não faz sentido nenhum pois não consome nada de gpu

Outra coisa que reparei foram 3 processos consumindo muita GPU, são eles: Gerenciador de Janelas da Área de Trabalho, Processo do tempo de Execução do Servidor do Cliente e System 

Até Vídeo no youtube tava puxando muita GPU, já tentei de tudo, minha última esperança é fazer downgrade pro Windows 10 e em último caso formatar

SETUP: ASUS TUF GAMING B550M PLUS (novo)

Ryzen 7 5700X (novo)

AIRCOOLER DEEPCOOL GAMMAX AG 400 (novo)

RX 550 4GB AFOX ( comprada novembro de 2021)

FONTE EVGA 600W 80 PLUS WHITE (antigo)

16 GB memória RAM XPG Spectrix D50 3600mhz - 2x8 (novo)

SSD 1 TB Kingston NV2, M.2 2280 PCIe, NVMe, Leitura: 3500 MB/s e Gravação: 2100 MB/s - SNV2S/1000G (novo)
HD DE 1 TB (antigo)

spacer.png

imagem_2023-08-31_174050419.png

Postado

Volta pro Windows 10 e resolverá seus problemas. Tenho RX 550 e no Windows 11 funciona mal pra dedéu. É problema de entendimento entre Windows 11 e AMD. Pode ir pro 10 e colocar um visual (tema completo) do Windows 11 que vai rodar melhor do que está agora.

O Windows 11 ta muito mal otimizado. Essa que é a verdade que muitos não querem aceitar. Veja um fato curioso, eu coloquei Windows 11 no meu notebook com IGPU Intel, que tecnicamente (tirando a geração do processador) roda o 11, e vou te dizer uma coisa. Antes era frio e "sossegado" usá-lo. Com o 11 rodou super rápido, mas... frita ovo, bife, peixe. Sem uma base de ventilação pra ajudar estou voltando para o Windows 10.

No meu PC que é um i5 e ta com a RX 550 o uso dela fica dando picos de 100% a qualquer momento em que o PC esteja ligado. A temperatura em uso moderado fica na casa dos 35º. Isso quando o abençoado do Adrenaline não reseta as configurações de fábrica, desligando a ventilação ativa e fazendo a temperatura ficar entorno de 45º/50º no mesmo uso moderado. Isso passou a acontecer toda vez que ligo o PC. O Adrenalin diz que resetou tudo devido a erro no sistema. O que não é fato, é fake, pois o PC desliga e liga normal. Nos registros de erros do Windows 11 não tem nada, nunca tem.

Postado

@lieggio Acabei voltando pro windows 10, acabou resolvendo parte dos problemas como vídeos no youtube consumindo muita GPU e o próprio OPERA GX e Discord consumindo muito mais CPU do que deveria, porém, tem esses processos que continua consumindo uma quantidade considerável de GPU

image.png.ac35f4eeaa05eb2115caa88c4c704d7b.png 

Atualização: Uma live na twitch consumindo 30% da GPU e o wallpaper engine que não consumia nada de GPU agora consumindo 5-10%, antes de instalar os drivers da AMD tava sem consumir a GPU

image.png.61a3cd1ceeb8fd9b66e8231c302737da.png

Postado

@CaioQC1 Bom que parte dos seus problemas foram resolvidos. Aqui, agora, todo dia é um porre o Adrenalin resetando as configurações e desligando a ventilação. Minha RX 550 fica "esquentando" mesmo "sem uso" com o PC apenas ligado no Windows. Isso quando a ventilação ativa está desligada. Quer um bom conselho? Faça como eu, passe essa RX 550 pra frente e veja uma Nvidia, tipo GTX 1050 ou algo assim. Eu to passando minha RX 550 Saphire pelo preço que paguei na loja (não fez nem 1 ano ainda), na caixa, e estou pegando uma GTX 1050 Ti 4Gb Gigabyte, usada (mas boa). Para o que eu preciso sei que vai servir. E é o que eu dou conta agora. Isso é melhor do que ficar tendo dor de cabeça com a placa de vídeo. E, no meu caso, que citei estar ocorrendo aqui, um dia vir a perder essa placa por aquecimento demasiado pois o Adrenalin não está gerenciando o sistema corretamente no Windows.

Sempre gostei de AMD, mas admito que ultimamente não estou gostando. Não das placas de vídeo. É muita gente reportando problemas diversos.

16 horas atrás, CaioQC1 disse:

@lieggio Acabei voltando pro windows 10, acabou resolvendo parte dos problemas como vídeos no youtube consumindo muita GPU e o próprio OPERA GX e Discord consumindo muito mais CPU do que deveria, porém, tem esses processos que continua consumindo uma quantidade considerável de GPU

image.png.ac35f4eeaa05eb2115caa88c4c704d7b.png 

Atualização: Uma live na twitch consumindo 30% da GPU e o wallpaper engine que não consumia nada de GPU agora consumindo 5-10%, antes de instalar os drivers da AMD tava sem consumir a GPU

image.png.61a3cd1ceeb8fd9b66e8231c302737da.png

Com relação ao consumo demasiado da GPU em aplicativos como o Navegador Opera GX, faça o seguinte:

1. Vá nas configurações do navegador
  2. Em configurações procure por desemepnho
  3. Em desempenho desative a aceleração por Hardware.
  4. Faça este processo nos demais navegadores que usar
  5. Se tiver essa Opção no app da Twitch e Engine Wallpaper, faça também.

Pronto, seus problemas de consumo de GPU por parte destas aplicações foram resolvidos. Agora se desejares voltar a usar o Windows 11 eu descobri uma coisa interessante, que vou postar, mais detalhadamente, em meu canal no YouTube por estes dias. Não posso mencionar aqui, eu acho. Mas usei tal descoberta em dois notebooks antigos, sendo um com hardware todo AMD (processador e placa gráfica) e o outro um core i3. Ambos estão a rodar o Windows 11 de forma impressionante. No YouTube procure por Canal do Lieggio e nos vídeos procure por Samsung Book e Toshiba Satelite. Talvez isso ajude  para que nossas AMD RX 550 rodem melhor, ao menos no Windows 11.

No mais se ainda estiver sentindo que esta placa não está a contento, faça o que lhe aconselhei mais acima. A minha já está anunciada e eu já achei a GTX 1050 que mencionei. Oremos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...