Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Atualmente eu tenho uma RTX 4070 Ti e uso junto de um i5 11400F, em uma placa-mãe b560m aorus elite

Consigo notar gargalo em alguns jogos, apesar de na maioria deles não ser um grande problema. Mas parece que cada vez mais os jogos estão demandando CPU, então imagino que logo o problema aumente.

Eu queria  segurar mais um tempo com o meu i5, mas levando em conta essas mudanças nas taxas de importação, eu estava pensando se não seria melhor importar alguma CPU e fazer logo o upgrade.

Minha placa-mãe é uma b560m aorus elite, que só da suporte até a 11 geração da intel. Então pra qualquer upgrade eu teria que trocar a placa-mãe também.

Qual seria a melhor opção para esse upgrade?

Sinceramente, gostaria de gastar até uns 2500 no máximo (A vista), e olhe lá.

Tinha pensado em algumas opções como:

i5 13400F + B660M AORUS PRO, ambos no BR por cerca de 2300 reais

Ou então tentar importar um 5800x3d, que esta por volta dos 1400 reais + B550M DS3H AC (800 reais)

Mas mesmo não vendo muitos casos de taxação em CPU, ainda fico com receio. 

Também pensei na possiblidade de tentar logo ir pra nova geração da AMD, com um Ryzen 7 7600. Ele esta pro volta dos 950 reais no aliexpress. 

Junto dele precisaria trocar de placa-mãe, não olhei nenhum modelo ainda, e memórias. Mas creio que em média esses dois sairiam por volta dos 1700 no BR.

porém não sei se o meu cooler gamdias boreas teria suporte pra AM5, o que já seria mais um gasto, meio que inviável, 

Enfim, teriam algumas sugestões?

Postado

@Math.Pi A B550M TUF funciona AM5? Os modelos que vi no google parecem ser AM4.

Elas parecem estar na média dos 950 reais, o que ta um bom preço.

Outra dúvida, se você souber responder, o encaixe de cooler AM4 é diferente do AM5?

Ou é só o socket da placa-mãe mesmo?

• Membro VIP
Postado
49 minutos atrás, Lactobacilos disse:

@Math.Pi A B550M TUF funciona AM5? Os modelos que vi no google parecem ser AM4.

Elas parecem estar na média dos 950 reais, o que ta um bom preço.

AM5 tem que ser B650 ou X670. 

Esse kit que citei é AM4.

49 minutos atrás, Lactobacilos disse:

Outra dúvida, se você souber responder, o encaixe de cooler AM4 é diferente do AM5?

Ou é só o socket da placa-mãe mesmo?

É o mesmo. Veja esse artigo.

• Curtir 1
Postado

@Math.Pi Viajei, tinha lido 7600x, por isso estranhei.

Mas acho que talvez não compense tanto pegar o 5700x. Digo, se for pra trocar de placa-mãe também, acho que o ideal seria ir logo pra uma AM5.

Fora as memórias que precisam ser DDR5, e o próprio processador, imagino que o resto do PC (Como o SSD NVMe) funcionaria normal em uma AM5?

• Membro VIP
Postado
11 minutos atrás, Lactobacilos disse:

@Math.Pi Viajei, tinha lido 7600x, por isso estranhei.

Mas acho que talvez não compense tanto pegar o 5700x. Digo, se for pra trocar de placa-mãe também, acho que o ideal seria ir logo pra uma AM5.

Fora as memórias que precisam ser DDR5, e o próprio processador, imagino que o resto do PC (Como o SSD NVMe) funcionaria normal em uma AM5?

As placas AM5 ainda estão uma fortuna. 

Olhando por esse lado, eu pensaria em um i5 de 13ª geração e uma B660M DDR4.

Postado

@Math.Pi Eu tinha visto esses dois modelos

https://www.gkinfostore.com.br/placa-mãe-gigabyte-b650m-k-am5-matx-DDR5

https://www.terabyteshop.com.br/produto/25604/placa-mãe-ASUS-prime-a620m-a-chipset-a620-amd-am5-matx-DDR5-90mb1f10-m0eay0?gclid=EAIaIQobChMI4qP8x8SRgQMVLyjUAR2uOgKZEAQYAyABEgKAkPD_BwE

Como o 7600 é de 65w, não sei se teria algum grande problema.

E dando uma analisada, estava pensando em pegar o 7600 no brasil mesmo

No aliexpress encontrei por 950 reais, mas vi alguns brasileiros falando que foram taxados entre 120 e 500 reais.

Pelo risco, acho vale mais gastar logo no brasil. Pelo menos tem garantia e recebo uma copia do starfield.

De memória tinha visto esse kit

https://www.pichau.com.br/memória-team-group-t-force-vulcan-32gb-2x16gb-DDR5-5600mhz-c32-vermelho-flrd532g5600hc32dc01

Sobre o i5 de 13 geração, ainda to meio receoso se compensa gastar pra sair de um 11400F pra um 13400F

Se fosse só a troca de GPU, tranquilo, mas mudar a placa-mãe pra outra geração com socket datado, complicado

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!