Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fiz um upgrade de placa-mãe, comprei uma b550 ASUS tuf, nela, contém entrada cha_fan para fans do gabinete.. minha fans são  interligadas entre si e alimentadas com entrada molex conectada diretamente na fonte, pedi um amigo meu que mexe com eletrônica a fazer um adaptador molex para pwm de 4 pinos, na qual conecto o a entrada molex na alimentação das fans e o pwn da cha_fan da placa-mãe.. a placa tem o q fan controller na qual pode ser controlado a rotação desses fans certo?

Questão de alimentação da algum problema? são 3 fans que interligados estarão conectados nessa entrada cha_fan..

Ele está me indicando a compra de uma controladora para interligar estas fans.. e manter ela na alimentação da fonte, e utilizar da controladora para controlar a velocidade dos fans..

mas conectar as 3 fans que estão interligadas no cha_fan daria algum problema?

Meu air cooler do processador está muito silencioso, sempre com processador entre 32 a 47º (ambiente climatizado) e mesmo assim os fans do gabinete ficam em rotação 100% por conta da alimentação direta na fonte o que gera um certo ruído. 

• Membro VIP
Postado

@vini_seven Até 3 fans, não tem problema. Como você está usando molex, provavelmente esteja ligando somente 2 pinos do cooler, certo? Na BIOS da placa-mãe, deve ter o recurso de controlar a alimentação pela tensão. O problema é que você não tem o pino de monitoramento de RPM, então talvez não seja possível adaptar.

Postado

@Math.Pi meu fans foram interligados entre eles.. e nessa interligação tem uma entrada molex neles na qual conecto eles na molex da fonte.. o que eu pretendo fazer é um adapador molex para 4 pinos.. para conectar o molex do adaptador no molex das fans.. e conectar o conector de 4 pinos na entrada cha_fan da placa.

Eu não iria conseguir controlar as fans pela placa-mãe.. de acordo com esse dado do manual? ou estou entendendo errado?

O adaptador seria identico a esse da foto

cha_fan.png

adapter.jpg

Postado

Se os fans vieram originalmente com conector MOLEX eles só precisam de 2 cabos para funcionar, o +12V e o Gnd (terra), não tem circuito para PWM e monitoramento de RPM.

Ligar esses fans num conector PWM de 4 pinos e ligar na placa-mãe não vai fazer com que se transformem em fan com PWM e monitoramento de RPM.  Se a placa-mãe permitir controle de tensão (v) do conector poderá diminuir a RPM.

O cabo da foto é para HUB Multi Fan

cabo-hub-multi-fan-para-5-fans-cooler-3-

Usado expandir um SYS_FAN (ou CHA_FAN) da placa-mãe para 5 conectores para fans de 3, 4 pinos através de um HUB.

Como 5 fans ultrapassam a corrente (A) do SYS_FAN ou CHA_FAN o HUB pega o +12V e Gnd (terra) da fonte através do Molex e não da placa-mãe.

E através do connector fêmea com apenas 2 pinos plugado no SYS_FAN ou CHA_FAN da placa-mãe permite o BIOS controlar e monitorar a RPM de fans com 4 pinos e apenas monitorar a RPM de fans de 3 pinos. Monitora a RPM de apenas de 1 fan, para que a leitura não fique oscilando, os fans não giram exatamente nas mesmas rotações.

Agora, considerando que fans que vem com conector Molex são de baixo custo e fracos (pouca CFM e pressão) não faz sentido diminuir a RPM, vai piorar o que já esta ruim.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...