Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde!!!

Atualmente quais são as melhores recomendações de gabinete em 2023? Visando espaço, airflow, desempenho em geral. Até onde realmente tem uma grande diferença de airflow? 

Estava pesquisando vários gabinetes para um upgrade pois o meu é um redragon wheel jack e em questão de desempenho deixa a desejar.

As melhores opções que vi olhando principalmente alguns sites americanos foi.

Lian li lancool 2 mesh 

Cooler master masterbox td500 mesh

Montech air 903 base / max

Corsair 4000d airflow

Com estoque no brasil, todos na faixa de no máximo 799.

porém a duvida é qual seria o máximo ideal de um gabinete em questão de desempenho, tipo pra manter nos casos extremos uma 4090, water cooler 420, Ryzen 7 7950x3d etc. (Olhando somente desempenho e não estética)

Porque vários pessoas dizem que chega em um certo ponto que gabinete é só estética e nada mais. Isso esta correto? 

Estou com medo de trocar e fazer uma escolha errada.

Se possível podem indicar nas faixas de preço levando em consideração setup ENTRADA/ INTERMEDIARIO / PREMIUM.

Agradecido.

• Moderador
Postado

@Vyssarion O Montech Air 903 Base/Max provavelmente é o mais custo-benefício dentre esses que você citou. Se você tiver curioso pra saber quais são alguns dos melhores gabinetes do momento, esse comparativo do Gamer Nexus de 2022 pode ajudar.

image.thumb.png.047945572aafade6535af0bee0819189.png

Quanto menor, melhor, já que estamos lidando com temperatura. Todos esses gabinetes estão "stock", sem nenhuma modificação ou incrementação de fans. Infelizmente provavelmente muitos desses você não vai encontrar no Brasil, entretanto o Corsair 4000D, 5000D e 7000D (todos Airflow) você acha, o Cooler Master H500P Mesh também, assim como o Lian Li Lancool II Mesh.

E olha o Montech X3 com um excelente resultado, que você encontra por menos de R$300,00, isso claro também se deve ao fato de que ele já vem com 6 fans inclusas, que é um diferencial. A maioria dessa lista devia vir com 2, 3 ou 4 fans inclusas.

Postado

Air 903 é o budget do momento. Neste teste do Hardware Canucks, com os fans incluídos teve performance equivalente ao Lian Li Lancool III, que custa ~3  vezes mais, e é uma das referências em airflow.

https://i.postimg.cc/GmKKhXMq/Air-903-t.jpg

Na WAZ em o Fractal Design Torrent que aparece em primeiro lugar na lista do Gamers Nexus, módicos R$ 1.799,99

Se tiver interesse (no fractal) também pode procurar pelo nome que aparece no topo da imagem do gráfico do Gamers Nexus postada acima. 😛 

Postado
4 horas atrás, Batata Defumada disse:

@Vyssarion O Montech Air 903 Base/Max provavelmente é o mais custo-benefício dentre esses que você citou. Se você tiver curioso pra saber quais são alguns dos melhores gabinetes do momento, esse comparativo do Gamer Nexus de 2022 pode ajudar.

image.thumb.png.047945572aafade6535af0bee0819189.png

Quanto menor, melhor, já que estamos lidando com temperatura. Todos esses gabinetes estão "stock", sem nenhuma modificação ou incrementação de fans. Infelizmente provavelmente muitos desses você não vai encontrar no Brasil, entretanto o Corsair 4000D, 5000D e 7000D (todos Airflow) você acha, o Cooler Master H500P Mesh também, assim como o Lian Li Lancool II Mesh.

E olha o Montech X3 com um excelente resultado, que você encontra por menos de R$300,00, isso claro também se deve ao fato de que ele já vem com 6 fans inclusas, que é um diferencial. A maioria dessa lista devia vir com 2, 3 ou 4 fans inclusas.

Sim sim, eu achei esses comparativos, a minha duvida é, qual seria a temperatura ideal para um gabinete deixar os componentes e a partir de qual momento que começa ser insignificante a diferença? 

3 horas atrás, 1lokos disse:

Air 903 é o budget do momento. Neste teste do Hardware Canucks, com os fans incluídos teve performance equivalente ao Lian Li Lancool III, que custa ~3  vezes mais, e é uma das referências em airflow.

Na WAZ em o Fractal Design Torrent que aparece em primeiro lugar na lista do Gamers Nexus, módicos R$ 1.799,99

Se tiver interesse (no fractal) também pode procurar pelo nome que aparece no topo da imagem do gráfico do Gamers Nexus postada acima. 😛 

Sim sim, mas tipo qual seria o parâmetro ideal? um exemplo gabinete deixar pelo menos cpu em 50 graus e gpu em 50, algo do tipo.

E a partir de qual momento a diferença em air flow fica insignificante?  Consegue dar exemplos nas plataformas de entrada, intermediaria e premium?

• Moderador
Postado
1 hora atrás, Vyssarion disse:

Sim sim, eu achei esses comparativos, a minha duvida é, qual seria a temperatura ideal para um gabinete deixar os componentes e a partir de qual momento que começa ser insignificante a diferença? 

Quando você pega um gabinete que foi bem pensado e não seja uma verdadeira estufa, posiciona uns 4 fans (de qualidade) de forma inteligente, digamos 3 na frente puxando ar pra dentro e um atrás como exaustor, já tá de bom tamanho e provavelmente não vai fazer tanta diferença a partir desse ponto. A partir daí tem que começar a se preocupar mais é com o cooler do processador e o projeto de resfriamento da sua GPU, isso que vai fazer mais diferença.

um exemplo gabinete deixar pelo menos cpu em 50 graus e gpu em 50, algo do tipo.

Existem outros fatores, como eu citei acima, o gabinete não é a única variável a se considerar então não há uma resposta pra essa pergunta. Quais fans vão ser utilizados? Qual a configuração e posicionamento desses fans? É liquid cooling ou air cooling? O computador está no Nordeste ou no Sul? Qual processador? Qual placa de vídeo?

E pra quem vai utilizar hardware high end e fazer overclocks extremos e tudo mais, um sistema de resfriamento líquido com waterblocks provavelmente vai ser mais importante que o air flow do gabinete, claro que aí tem que escolher o gabinete certo no sentido de espaço e suporte pra esse tipo de coisa.

E a partir de qual momento a diferença em air flow fica insignificante?  Consegue dar exemplos nas plataformas de entrada, intermediaria e premium?

Eu não acho que consigo responder a sua pergunta, ao meu ver desde que você não esteja pegando um gabinete fuleiro ou mal projetado, tenha uma configuração adequada de fans, o que vai mais impactar nas temperaturas a partir daí são: Cooler do processador e o modelo da placa de vídeo.

Postado
Citação

Porque vários pessoas dizem que chega em um certo ponto que gabinete é só estética e nada mais. Isso esta correto? 

Os testes dos gringos mostram que não é o caso, por exemplo, o "aquário"  Lian Li 011 Dynamic - e seus "clones"; é muito escolhido pela estética, mas não tem desempenho térmico estelar, ter entradas de ar soprando uma contra a outra não é eficiente.

Como muitos dos gabinetes analisados pelo Gamers Nexus nem tem no BR - ou se tem é muito caro, caso da Lian Li e Fractal Designs; sugiro tomar estes gráficos como referencia do tipo que é eficiente.

Por exemplo, note no gráfico que entre o Lian Li Lancool III e o NZXT H500 tem uma diferença de 18,9 graus, o porque fica obvio nesta fotos, o gabinete tem que ter por onde entrar ar com a menor obstrução e perturbação possível. O porque do seu atual Wheel Jack ser deficiente, tem um vidro praticamente colado sobre os fans frontais.

a1b417dac87101597ccde60be8c88a9f71c33b08

gabinete-nzxt-h500-ca-h500b-w1-vidro-tem

O HX510 tem estilo, mas airflow... 👎

Postado
12 horas atrás, Batata Defumada disse:

Quando você pega um gabinete que foi bem pensado e não seja uma verdadeira estufa, posiciona uns 4 fans (de qualidade) de forma inteligente, digamos 3 na frente puxando ar pra dentro e um atrás como exaustor, já tá de bom tamanho e provavelmente não vai fazer tanta diferença a partir desse ponto. A partir daí tem que começar a se preocupar mais é com o cooler do processador e o projeto de resfriamento da sua GPU, isso que vai fazer mais diferença.

Existem outros fatores, como eu citei acima, o gabinete não é a única variável a se considerar então não há uma resposta pra essa pergunta. Quais fans vão ser utilizados? Qual a configuração e posicionamento desses fans? É liquid cooling ou air cooling? O computador está no Nordeste ou no Sul? Qual processador? Qual placa de vídeo?

E pra quem vai utilizar hardware high end e fazer overclocks extremos e tudo mais, um sistema de resfriamento líquido com waterblocks provavelmente vai ser mais importante que o air flow do gabinete, claro que aí tem que escolher o gabinete certo no sentido de espaço e suporte pra esse tipo de coisa.

Eu não acho que consigo responder a sua pergunta, ao meu ver desde que você não esteja pegando um gabinete fuleiro ou mal projetado, tenha uma configuração adequada de fans, o que vai mais impactar nas temperaturas a partir daí são: Cooler do processador e o modelo da placa de vídeo.

Entendi, qualquer um desses que listei acima estão ok? Posso comprar sem medo ou me recomenda algo melhor?

@1lokos Todos dessa lista são eficientes? Dos que citei nessa faixa de valor tem algo melhor? Qual me recomenda? 

• Moderador
Postado

@Vyssarion

2 horas atrás, Vyssarion disse:

Entendi, qualquer um desses que listei acima estão ok? Posso comprar sem medo ou me recomenda algo melhor?

Sim, todos que você citou são bons gabinetes. Só se lembre de olhar quantos fans vêm inclusos, o Montech Air 903 Max por exemplo vem com 4 fans bons já, então ele possivelmente você não precisaria adicionar nenhum fan. O Corsair 4000D Airflow por outro lado vem apenas com 2, não é o ideal, você teria que comprar um kit de fans pra acompanhar, o que acaba encarecendo ainda mais o gabinete que já não é barato.

Tudo depende do quanto você está disposto a gastar em gabinete, um gabinete de 400 - 600 reais vai atender bem 99% das pessoas, a não ser que você precise de recursos muito específicos ou simplesmente deseje colocar por exemplo 10 fans no gabinete, por estética mesmo. Se eu estivesse montando um PC ultra high end, eu iria querer um gabinete "high end" também (como um Cooler Master HAF 700 Evo ou Corsair Obsidian 1000D), mas isso não significa que esses gabinetes realmente são necessários, é só porque a pessoa pode comprar então ela compra.

Postado
Em 13/09/2023 às 13:43, 1lokos disse:

quero comprar o air 903 base, será que ele volta pros R$319,00? o frete da tera é um assalto 

Postado
4 horas atrás, Batata Defumada disse:

@Vyssarion

Sim, todos que você citou são bons gabinetes. Só se lembre de olhar quantos fans vêm inclusos, o Montech Air 903 Max por exemplo vem com 4 fans bons já, então ele possivelmente você não precisaria adicionar nenhum fan. O Corsair 4000D Airflow por outro lado vem apenas com 2, não é o ideal, você teria que comprar um kit de fans pra acompanhar, o que acaba encarecendo ainda mais o gabinete que já não é barato.

Tudo depende do quanto você está disposto a gastar em gabinete, um gabinete de 400 - 600 reais vai atender bem 99% das pessoas, a não ser que você precise de recursos muito específicos ou simplesmente deseje colocar por exemplo 10 fans no gabinete, por estética mesmo. Se eu estivesse montando um PC ultra high end, eu iria querer um gabinete "high end" também (como um Cooler Master HAF 700 Evo ou Corsair Obsidian 1000D), mas isso não significa que esses gabinetes realmente são necessários, é só porque a pessoa pode comprar então ela compra.

No caso até 600 reais qual seria a melhor opção? o air 903? Outra pergunta, esses gabinete argb, RGB, vem com controladora? Ou tem que compra a parte tambem ? Porque se não me engano minha placa só tem um argb, e resto RGB eu acho. tenho a x570 ASRock phantom gaming 4. 

• Moderador
Postado
23 minutos atrás, Vyssarion disse:

Porque se não me engano minha placa só tem um argb, e resto RGB eu acho

Sim é isso mesmo, 1 ARGB e 2 RGB. Isso aí é bom checar nas especificações do gabinete, ver reviews é uma boa forma de descobrir essas e outras coisas relevantes. No caso do Montech Air 903 Max, ele vem com controladora e hub PWM.

Cooler Master Masterbox TD500 Mesh mesma coisa, vem com controlador incluído e tá no limite dos 600 reais.

Eu pesquisaria por reviews dos dois pra saber melhor sobre os recursos de cada um, qualidade de construção e tal. E no fim das contas a questão estética também é bem relevante, não vai pegar um gabinete que você acha feio 😄 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...