Ir ao conteúdo

Qual placa de vídeo escolher para trabalhar com meu Core i5 10600k?

Ir à solução Resolvido por HKTO,

Posts recomendados

Postado

Tenho um i5 10600k, 32 GB RAM DDR4, fonte de 650W Plus Gold

E pro meu setup ficar bacana preciso atualizar minha placa de vídeo (atual é uma GTX 760 4GB, antiga pra caramba, e que já ta ficando sem suporte kkk)

Visando que gosto de jogar, e trabalho com edição de vídeo...

Minha duvida é: RTX 3060 12GB (pela quantidade de VRAM) ? RTX 3060Ti 8GB (Pela performance) ? ou uma 4060 de 8 GB (Por ser mais recente?)

OBS: As RX no meu caso não viáveis por eu trabalhar com Edição de vídeo, prefiro mais as RTX mesmo...

Qual decidir? será que meu processador da conta? uns dizem que ele é forte outros dizem que é fraco...queria decidir logo uma placa que durasse e atendesse bem no full HD

Postado

@Adrian Mateus Olá!

Ambas que você citou são interessantes, dependendo do preço que pagarás por elas.

Me fale quanto vai gastar na GPU e se pretende comprar no Brasil ou no Aliexpress.

Ai eu vejo um bom modelo pra tu, e vejo quanto ela consumirá da fonte!

Postado

@HTKO Não tenho muita base exata mas talvez estourado R$2600,00 como um teto máximo, GPU optaria por comprar aqui no Brasil mesmo, me sinto mais seguro por conta de ser algo mais salgado e tal...

• Curtir 1
Postado

@Adrian Mateus Certo!

As melhores opções que eu achei foram (procurei só por RTX, como é sua preferência):

Gigabyte RTX 3060 Windforce OC 12GB, está por R$1799,99 na Terabyte. (Tem o modelo da ASUS Dual, que tá o mesmo preço, vai pela marca que tu mais gosta);

Há uns modelos da RTX 3060 que são com 8GB, mas são 100 ou 120 reais de diferença pra um modelo de 12GB, que faz uma grande diferença.

PNY Verto RTX 4060 8GB, está por R$1899,99 na Terabyte;

MSI Ventus Black RTX 4060 8GB, por R$2219,00 na Terabyte (caso não goste do modelo da PNY).

Tendo em mãos as GPUS que eu citei, a RTX 4060 8GB tem uma "vantagem" em muitos processos, uns 5% de eficiência  mais que uma RTX 3060 12GB. A questão que pega é a quantidade de Vram, será que 12GB é necessário? 8GB já não basta?

Mesmo a RTX 4060 ser meio "fraquinha" ela é superior que uma RTX 3060, valendo muito a pena se tu pegar esses modelos que citei. A diferença é apenas 100 reais caso pegue a RTX 4060 da PNY, e o ganho será bem melhor. Acho que mesmo se tu preferir a MSI, tu ainda sim vai ter um bom ganho, mas se compensará pro teu bolso é outra história. Se pagar mais de 400 reais pra obter uma diferença de quase 5% é meio complicada.

Sobre o consumo, a RTX 4060 8GB é de 110W, e vais precisar de uma fonte de pelo menos 500W pra cima. Já a RTX 3060 12GB tem um consumo de 150w, precisando de uma fonte superior que 550W.

Postado

@HTKO Muito interessante, mas nesse caso a 3060 na versão TI não seria uma opção legal para se pensar? dizem que 3060ti ela é de 8GB mas mesmo assim se saí melhor que a 3060 com seus 12 GB por conta de ser 256 bits né? dessas 3 se formos colocar na mesa, o que podemos concluir?

• Solução
Postado

@Adrian Mateus A RTX 3060TI é uma opção muito boa, bem melhor que a RTX 3060 normal. Mas atualmente, não vi ela com o preço tão bom assim, ela tava por R$2400, pelo que vi em um site.

Eu lhe recomendo mesmo é ir o que seu coração mandar. Não gosta da PNY RTX 4060? Então vai com a Gigabyte/ASUS na RTX 3060!

Se eu fosse lhe recomendar na sinceridade, eu iria com a RTX 4060 da PNY, além dos motivos que citei, ela é de uma marca muito boa (tenho 1 SSD da PNY aqui, e é excelente). Eu só não recomendaria caso tu fosse pela MSI 4060, ai eu ecomizaria mesmo e iria com a RTX 3060.

Espero que isso não tenha ficado confuso :'D

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...