Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

placa-mãe Gigabyte B450 DS3H v 1.x
Processador: Ryzen 5 3400G
GPU: RTX 3050 8gb OC Windforce - Gigabyte
Ram: 48gb 3000MHz (2 de 8gb Kingsdon Fury + 2 de 16gb Kingsdon Beast
Fonte 600W Kcas
3 monitores de(19  LG W1942P 900p +22 Acer V226HQL 1080p+ 24 gamer valak Z180h 1080p )

Windows 11 Pro 22H2

Vejo videos comparativos no youtube, tipo esse aqui :

Meu desempenho está bem abaixo desses valores, ficando até 50 fps menor segue print do fortnite usando a mesma configuração do vídeo:

Capturadetela2023-09-172241192.thumb.png.05906f96efadb2b5aebe47693936445c.png

vou mandar também o Vídeo da gameplay https://1drv.ms/v/s!AkQrMO5azZKIg643Gnb95T9KBsjYcA?e=fvnJfm

As  vezes também dá umas travadas somente em jogos. Não sei o que pode estar acontecendo. GPU é nova, tem nem 1 mês de uso.

- Já Limpei o PC com o DDU pra colocar o drive e continua

- Instalei o novo driva do chipset e continua.

- Desabilitei os aplicativos em segundo plano do windows, continua.

- Desabilitei a virtualização no windows e continua

Algum procedimento q eu possa fazer pra ajudar vcs no diagnostico?

Alguma ideia do q eu possa fazer?

Pro vocês terem uma ideia, eu tinha uma RX 580 4gb q comprei no aliexpress, e troquei por essa 3050 nova que comprei aqui no brasil em loja. Passei essa RX580 pra um rapaz q eu o ajudei a instalar a placa na hora da venda. Ele rodou o GTA 5 la na hora, e o desempenho foi bem melhor q essa minha. A RX 580 também tinha baixo desempenho aqui, achava q era porque era da china, então nunca corri atrás de uma solução. Ele acha q é culpa do Win11, ele usava o Win10. Realmente não faço ideia do q pode estar acontecendo.

Postado

@Thiagodomx Parece que o problema está na fonte, que não entrega a energia necessária para que os componentes usem o potencial máximo.

O meu é mais fraco que o seu, já rodei o mesmo jogo com desempenho melhor.

Habilite o consumo energético do CPU e GPU no afterburner, depois mande a imagem aqui.

Postado

@Pedroou Sim, é um R5 3600. Mas é porque procurei agora correndo. No caso, esse cara q eu vendi a RX580 o processador é mais fraco q o meu e ta rodando melhor.

Qual fonte vcs recomendam? Olhe essa aqui agora por alto, mas achei caro rsrsr https://www.amazon.com.br/Fonte-Cougar-850W-80Plus-Modular/dp/B08JCW6BG8/ref=sr_1_33?__mk_pt_BR=ÅMÅŽÕÑ&crid=2I46P58R6JMXV&keywords=fonte&qid=1695004622&refinements=p_72%3A17833786011&rnid=5560472011&sprefix=fonte%2Caps%2C251&sr=8-33&ufe=app_do%3Aamzn1.fos.25548f35-0de7-44b3-b28e-0f56f3f96147

@Vegaa Desculpe, como faço isso ? rsrsrsr

Postado

@Thiagodomx Na aba monitoramento do msi afterburner, navegue para baixo até encontrar "Energia da CPU" e "Energia da GPU", ative-os marcando o verificado do lado esquerdo:image.png.5165614ec3b4f091be878b83d3bf33f1.png

15 minutos atrás, Thiagodomx disse:

Qual fonte vcs recomendam?

Se olhou logo uma de 800$, acredito que possa investir em uma LEADEX Super Flower 

Versão de 650w: https://www.terabyteshop.com.br/produto/15925/fonte-super-flower-leadex-iii-argb-650w-80-plus-gold-black-pfc-ativo-sf-650f14rgbk

Versão de 750w: https://www.terabyteshop.com.br/produto/15877/fonte-super-flower-750w-80-plus-gold-pfc-ativo-sf-750f14hg

Ambas 80 plus gold e com selo cybenetics.

Postado

@Thiagodomx em alguns casos pode ser gargalo do processador mas
no seu caso eu acho que seria a fonte pois um 3400g e capaz de segurar pelo menos uns 80 frames no
Fortnite

tem essa da MSI que o pessoal diz que e uma boa opção
Fonte:
https://www.kabum.com.br/produto/369658/fonte-msi-mag-a650bn-atx-650w-80-plus-bronze-pfc-ativo-entrada-bivolt-preto-306-7zp2b22-ce0

Postado

@Vegaa Olhei a primeira mais alta kkkkkkk

Consegue me mandar uma fonte indicação q  eu consiga comprar na amazon? Vou ter q comprar no cartão de minha sogra, e o cartão dela só passa lá.

O Vídeo ainda ta fazendo o upload, to mandando 2 prints por enquanto.

Captura de tela 2023-09-18 002915.png

Captura de tela 2023-09-18 002950.png

Referente a fonte. Aqui em casa da muita variação de luz, pois moro em comunidade então tem muito gato na rede. Se o problema for no consumo de eletricidade, será que trocar por uma fonste melhor resolveria? porque a luz ainda vai continuar tendo variação. Em caso de uma fonse melhor, será q existe alguma fonte que sobra menos com essas variações de energia da rede elétrica?

@lucasBFAN É como eu falei, um pc com um processador pior que o meu, 16g de ram, Rx 580 4g ta rodando melhor q o meu.

Postado

@Thiagodomx Creio que resolveria sim, na minha casa acontecem quedas de energia com uma certa frequência porém nunca tive problemas com o pc. 

Essa fonte KCAS pode não filtrar a energia adequadamente para o seu pc, por isso o recomendado é sempre ter uma boa fonte e um bom filtro de linha.

Citei duas fontes que valem bastante a pena pelo preço de 600$, na amazon infelizmente não encontrei dessas, só 80 plus bronze e white. Não tem muitas opções por lá.

As melhores opções são essas:

XPG Pylon: https://www.amazon.com.br/XPG-alimentação-ventilador-certificado-PYLON650B-BKCUS/dp/B08G7Q7TL2/ref=sr_1_32?__mk_pt_BR=ÅMÅŽÕÑ&keywords=fonte%2B600w&s=electronics&sr=1-32&ufe=app_do%3Aamzn1.fos.4bddec23-2dcf-4403-8597-e1a02442043d&th=1

Gigabyte P550B: https://www.amazon.com.br/Fonte-Gigabyte-550W-Bronze-GP-P550/dp/B093Z9PXP4/ref=sr_1_4?__mk_pt_BR=ÅMÅŽÕÑ&keywords=fonte+msi&s=electronics&sr=1-4&ufe=app_do%3Aamzn1.fos.4bb5663b-6f7d-4772-84fa-7c7f565ec65b

Ambas aprovadas no teclab, a xpg se não me engano tem 5 anos de garantia.

Postado

@Vegaa segue o Vídeo https://1drv.ms/v/s!AkQrMO5azZKIg646FyT2JzFYADAMdg?e=392fpV

@Vegaa achei a superflower no mercado livre, ela tem conta lá https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3396214701-fonte-super-flower-leadex-iii-750w-80-plus-gold-modular-_JM#position=22&search_layout=stack&type=item&tracking_id=57d5a4a8-7a96-478c-a19a-04efb2ee07da

Vou ver o que ela diz.

Chegou a ver o Vídeo? Será isso mesmo? Pergunto porque a grana ta bem curta. Comprar uma fonte dessas e não mudar nada é complicado.

Postado

@Thiagodomx Reparei umas coisas muito esquisitas:

Você tem 48gb de memória e só está consumindo 6gb?

Outra coisa foi o alto uso do processador, que não deveria estar assim.

Única coisa problemática ao meu ver é a fonte, tente testar com outra fonte.

Obs: Tire uma print do gerenciador de tarefas na aba Desempenho e poste aqui. Muito estranho ter mais de 40gb e o sistema consumir apenas 6gb.

Postado

@Thiagodomx Cara, a única coisa que consigo imaginar é que, como você possui 3 monitores o sistema habilitou o vídeo integrado do processador junto com a placa de vídeo e por algum motivo está usando a apu para rodar o jogo.

Tente ver se o vídeo integrado está ativo, caso esteja desative e deixe a gpu trabalhar sozinha.

Isso em conjunto com a fonte de baixa qualidade devem ser o problema.

Só não entendi o consumo de memória.

Postado

@Thiagodomx Esse alto consumo do processador não é normal com gpu dedicada, vá na BIOS da placa-mãe e siga os passos desse vídeo: 

Tenho quase certeza de que o vídeo integrado está ativo, pois se não estivesse não consumiria 90% do processador  e a gpu não estaria usando só 50%, igual ao vídeo que mandou aqui.

Entretanto, os únicos procedimentos que pode fazer é esse aqui e a troca da fonte.

Você também pode levar a um técnico que provavelmente irá apontar esses mesmos problemas.

• Membro VIP
Postado

Faz assim, tira o monitor que está ligado na placa-mãe e force a o jogo para utilizar a placa de vídeo (tem vídeo no Youtube). 

Por mais que a fonte seja ruim, considere formatar e instalar os drivers (do site do fabricante) antes de comprar alguma coisa.

Você tem 48GB de RAM, retira e deixa usando apenas 2 slots do dual channel.

Postado

@Pedroou Não tem monitor na placa-mãe, os 3 tão na GPU.

Ja tirei os drivers anteriores usando o DDU e instalei direto do site da Nvidia o drive atualizado. Inclusive, fiz o mesmo com o chipset. 

Vou tentar o lance de tirar a memória, mas ja tava assim antes de eu colocar os 16gb.

Em caso de formatar, acha melhor colocar o windows 10 ?

Postado

@Thiagodomx Ví uns testes com essa configuração e para minha surpresa o Ryzen não empurra a 3050 ao máximo. Achei estranho pois o meu xeon consegue empurrar a 6600 a mais de 90% em 1080p.

Perdão por não resolver o problema (que parece ser hardware mesmo), mas uma coisa que não pode ser descartada é a troca da fonte, não dê sorte ao azar.

O sistema agora parece utilizar corretamente a memória RAM, eu já tive problemas de desempenho no windows 11 também.

Agora uma comparação com a minha configuração, plataforma de uma década atrás:image.thumb.png.2c19cf36eaa7e65948edd0baae16f0d7.pngimage.png.7e5d477e5a78f2d7f7f8e4cc9164db4e.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...