Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa Tarde,

Possuo um pc simples de config:

placa-mãe intel h61

12gb de ram

I7 3770

Fonte 250w

Placa de vídeo GT 1030

E atualmente estou comprando os componentes de um novo pc aos poucos. Na próxima semana chega uma RTX 3060 12gb e um fonte da Gamemax 650w, gostaria de saber se eu teria algum problema ou se colocaria minhas peças em risco caso instalasse elas na minha config atual.

Postado
13 minutos atrás, Julio Alvez disse:

se colocaria minhas peças em risco caso instalasse elas na minha config atual.

No fonte de 250W? Se for um fonte genério é BO na certa com a RTX3060

genérico

• Membro VIP
Postado

@Júlio AlvesBoa tarde

Devolve essa fonte assim que chegar.

Fonte de baixa qualidade, prejudica o desempenho do computador, principalmente quando é mais exigido.

E fora o fato de ocasionar outros problemas como "Tela Azul, instabilidade, desligamento do PC, reinicialização, e até danificar algum componente do PC".

Há alguns meses estava fazendo manutenção básica em um PC de um cara do serviço, e o PC era um i3 de segunda geração, um H61 da ASUS e um SSD de 128Gb, 8 Gb DDR3 e uma fonte genérica de 250W +/-, e percebi que está muito lento para fazer atualização do Windows e fora que estava desligando sozinho, fiz a troca da fonte de resolver 100% o problemas da lentidão e o desligamento.

Postado
2 horas atrás, Julio Alvez disse:

placa-mãe intel h61

12gb de ram

I7 3770

... chega uma RTX 3060 12gb e um fonte da Gamemax 650w, gostaria de saber se eu teria algum problema ou se colocaria minhas peças em risco caso instalasse elas na minha config atual.

Para a placa-mãe não tem problema nenhum usar a RTX 3060.

O problema é que o i7-3770 é muito fraco para a RTX3060, por exemplo, em jogos o CPU vai chegar perto dos 100% de utilização tentando acompanhar a VGA.

Já para placa de vídeo esta fonte Gamemaxx 650w é um certo risco, o ideal é devolver e pegar uma melhor.

• Curtir 1
Postado

A placa-mãe precisa estar com a BIOS atualizada para ela poder reconhecer a placa de Vídeo. Se for uma BIOS mais antiga sem suporte a UEFI o computador não vai dar Vídeo!!!
Qual o modelo em específico da sua placa-mãe? Por acaso é a Intel DH61CR, ou é alguma genérica?

Se for esse modelo da intel que eu citei, voce precisará estar na BIOS 0120(ultima versão) para poder ter o suporte de boot por UEFI e assim conseguir reconhecer a placa de Vídeo...

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
36 minutos atrás, gutopereira disse:

A placa-mãe precisa estar com a BIOS atualizada para ela poder reconhecer a placa de Vídeo. Se for uma BIOS mais antiga sem suporte a UEFI o computador não vai dar Vídeo!!!
Qual o modelo em específico da sua placa-mãe? Por acaso é a Intel DH61CR, ou é alguma genérica?

Se for esse modelo da intel que eu citei, voce precisará estar na BIOS 0120(ultima versão) para poder ter o suporte de boot por UEFI e assim conseguir reconhecer a placa de Vídeo...

Bom dia

Usei por um ano uma RTX 3060 12Gb em uma placa-mãe sem suporte a BIOS UEFI e nunca tive problemas em geral imagem na tela.

Postado
6 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Bom dia

Usei por um ano uma RTX 3060 12Gb em uma placa-mãe sem suporte a BIOS UEFI e nunca tive problemas em geral imagem na tela.

Qual seria a placa-mãe?

Existem dezenas de casos aqui no forum de gente usando uma H61 de 3a geração, que não conseguiam usar a RX580, RX550, RX470 pois não era reconhecida no boot. A solução era atualizar a BIOS para uma versão que tinha suporte a boot por UEFI...

No caso das placas da NVIDIA eu não via esse problema acontecer com a GTX 1050, 1060, 1650, etc. Mas vi 2 ou 3 casos disso acontecer com a RTX 2060 e com a 3050, por isso deduzi que nas nvidia somente a partir das RTX que exigia boot por uefi.

• Membro VIP
Postado
46 minutos atrás, gutopereira disse:

Qual seria a placa-mãe?

Existem dezenas de casos aqui no forum de gente usando uma H61 de 3a geração, que não conseguiam usar a RX580, RX550, RX470 pois não era reconhecida no boot. A solução era atualizar a BIOS para uma versão que tinha suporte a boot por UEFI...

No caso das placas da NVIDIA eu não via esse problema acontecer com a GTX 1050, 1060, 1650, etc. Mas vi 2 ou 3 casos disso acontecer com a RTX 2060 e com a 3050, por isso deduzi que nas nvidia somente a partir das RTX que exigia boot por uefi.

Uma MSI P55 GD-85 (está a venda quem quiser só chamar)

1024.png

Eu havia feito teste no 3d mark no meu antigo PC um xeon X3450 2.66Ghz rodando em overclock em 3.8Ghz (está a venda quem quiser só chamar), e repare que o resultado da GPU foi praticamente o mesmo, mesmo a placa de vídeo em PCI-E 16x 2.0.

image.png

Agora com o Core i5 13600k

image.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...