Ir ao conteúdo

Qual processador Ryzen 5 custo-benefício escolher?

Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde estou a caminho de montar um pc gamer como era bastante desinformado, acabei optando por x99, e acabei gastando em torno de 500R$ no kit, mas atualmente como acabou de aparecer diversas promocoes pra AM4 estou pensando em desistir e ir montar um pc AM4. Acham que estou fazendo certo?

Os componentes AM4 basicamente são 
Aorus Elite B550M Gigabyte por 470R$ Aliexpress
Ryzen 5 5600 por 450 R$ Aliexpress
Tá uma boa config?
E quanto aos processadores tenho duvida quanto Ryzen 5 5600 e o Ryzen 5 5600 G, tem muita diferenca entre os 2 junto a essa placa-mãe am4, o que vocês acham?

Postado

Só cuidado com compras exterior, mais de 50 dólares fica difícil. Mudar para AM4 com certeza é uma boa ideia.

Processadores G tem menos memória Cache, o que vai fazer falta para jogos.

Postado
15 minutos atrás, MadsonVV2w disse:

Ryzen 5 5600 e o Ryzen 5 5600 G

Boa tarde!

Tem sim. Se você já tem uma placa de vídeo dedicada, ou vai comprar uma, não tem porque querer o R5 5600G, que tem placa de vídeo integrada e menos desempenho em jogos, pela razão que o colega falou acima.

Postado

As promoções de AM4 no Aliexpress acontecem há muito tempo, mas agora, com a taxação do governo do amor, o pessoal anda receoso. Boa sorte! Aí tem coragem!

Ryzen 5 5600 é o melhor processador acessível ao bolso para jogos, mas não funciona sem placa de vídeo.

Ryzen 5 5600g funciona sem placa de vídeo por possuir vídeo integrado, e este vídeo integrado consegue até mesmo rodar jogos pesados em configurações gráficas humildes, bem humildes. 
Para quem não tem ou não pretende comprar uma placa de vídeo tão cedo, esses Ryzen terminados em g são uma opção. 
Com placa de vídeo funcionam normalmente. 

Postado

Só tem até o dia 14 de Outubro para arriscar a "Roleta Russa" do Allii, então cruze os dedos e não perca tempo.

A partir do dia 15 compra de placa-mãe, CPU - cujos valores sejam acima de $50; ficará inviável, já que terá que pagar outro como "picanha" para o governo.

• Haha 2
Postado
3 horas atrás, Neto_SCruz disse:

Boa tarde!

Tem sim. Se você já tem uma placa de vídeo dedicada, ou vai comprar uma, não tem porque querer o R5 5600G, que tem placa de vídeo integrada e menos desempenho em jogos, pela razão que o colega falou acima.

3 horas atrás, Rodrigo J Polette disse:

Só cuidado com compras exterior, mais de 50 dólares fica difícil. Mudar para AM4 com certeza é uma boa ideia.

2 horas atrás, Crixus Champion disse:
2 horas atrás, 1lokos disse:

Só tem até o dia 14 de Outubro para arriscar a "Roleta Russa" do Allii, então cruze os dedos e não perca tempo.

A partir do dia 15 compra de placa-mãe, CPU - cujos valores sejam acima de $50; ficará inviável, já que terá que pagar outro como "picanha" para o governo.

Ryzen 5 5600 é o melhor processador acessível ao bolso para jogos, mas não funciona sem placa de vídeo.

Ryzen 5 5600g funciona sem placa de vídeo por possuir vídeo integrado, e este vídeo integrado consegue até mesmo rodar jogos pesados em configurações gráficas humildes, bem humildes. 
Para quem não tem ou não pretende comprar uma placa de vídeo tão cedo, esses Ryzen terminados em g são uma opção. 

Desculpem acabei me passando e não mencionando qual a minha placa de vídeo. Já tenho uma RX 6600 comprada na terabyte. 
É tenso mas tenho que arriscar. Pior será depois que será 100% de chance de ser taxado. E como é uma Aorus Elite B550M que ta por 470R$ + 60% de taxa da em torno de 752R$ ainda compensaria eu ter comprado na china mesmo assim entende?

3 horas atrás, Rodrigo J Polette disse:

3 horas atrás, Neto_SCruz disse:

Boa tarde!

Entendi é por que a diferença entre ele o 5600G e o 5600 tá de 22 R$, mas na sua opinião voce acha que esses 22R$ nele não valem a pena ja que por ele ter menos memória cache ele é inferior pra jogos que o Ryzen 5600?

3 horas atrás, Crixus Champion disse:

entendi então pra quem já possui uma boa placa grafica seria melhor optar pelo Ryzen 5600. Mas como disse acima o 5600g está a penas 22R$ mais caro que o 5600, mesmo o 5600g tendo uma clock maior ele se sai pior que o 5600 quando o assunto é Jogos?

2 horas atrás, 1lokos disse:

KK é exatamente isso pelo menos da pra contar com a sorte!  Mas o bom também é que a maioria das lojas que vendem hardware e demais produtos de informatica acima de 250R$ estão fazendo promoções direto desde esta semana. Provalmente continuar assim até dia 14/10 capaz de ter até saldão já que as compras irão cair em em torno de 50% após a aplicacao no digital tax

Postado
30 minutos atrás, MadsonVV2w disse:

Entendi é por que a diferença entre ele o 5600G e o 5600 tá de 22 R$, mas na sua opinião voce acha que esses 22R$ nele não valem a pena ja que por ele ter menos memória cache ele é inferior pra jogos que o Ryzen 5600?

Não considere o Ryzen 5600G como é  um Ryzen 5600 (sem G ou X) com gráfico integrado. O nome 5600G é enganoso, desonestidade do marketing da AMD.

É mais um Ryzen 5500 com gráfico integrado, por isso o Ryzen 5600G tem rendimento inferior ao 5600 (sem G, sem X), diferença que pode chegar a 30% em jogos - caso usado com VGA "high end".

Então a única razão para comprar o 5600G é não poder comprar VGA dedicada.

• Curtir 1
Postado
9 horas atrás, 1lokos disse:

Não considere o Ryzen 5600G como é  um Ryzen 5600 (sem G ou X) com gráfico integrado. O nome 5600G é enganoso, desonestidade do marketing da AMD.

É mais um Ryzen 5500 com gráfico integrado, por isso o Ryzen 5600G tem rendimento inferior ao 5600 (sem G, sem X), diferença que pode chegar a 30% em jogos - caso usado com VGA "high end".

Então a única razão para comprar o 5600G é não poder comprar VGA dedicada.

obrigado amigo, me ajudou bastante em minha decisão. Tenho uma outra dúvida que é quanto a placa e cooler am4. Como eu disse anteriormente estava montando um pc x99 e pensei em desistir porém já tenho este cpu cooler x99. Há muita diferenca do cooler LGA 2011 para o AM4? E se houver, um suporte adaptador am4 resolveria isto ou só comprando outro cpu cooler mesmo para am4? image.png.6973bbafe1321ea425624ed1d610b621.png

Postado
26 minutos atrás, MadsonVV2w disse:

Há muita diferenca do cooler LGA 2011 para o AM4? E se houver, um suporte adaptador am4 resolveria isto ou só comprando outro cpu cooler mesmo para am4?

É totalmente diferente a montagem, você tem que ter o suporte específico para cada tipo soquete. Se o que você comprou não vem com ele, paciência, o barato saiu caro.

Postado
6 minutos atrás, Imakuni disse:

É totalmente diferente a montagem, você tem que ter o suporte específico para cada tipo soquete. Se o que você comprou não vem com ele, paciência, o barato saiu caro.

Bom dia, mas me tira uma duvida mesmo eu comprando um adaptador de socket como esse não resolveria? https://pt.aliexpress.com/item/4001365726164.html?spm=a2g0o.cart.0.0.652b7f06hfli4z&mp=1&gatewayAdapt=glo2bra#nav-review
N entendo muito, mas não é para isso que serve um adaptador, pra adaptar um cpu cooler a uma certa plataforma?

Postado
2 minutos atrás, MadsonVV2w disse:

Bom dia, mas me tira uma duvida mesmo eu comprando um adaptador de socket como esse não resolveria? https://pt.aliexpress.com/item/4001365726164.html?spm=a2g0o.cart.0.0.652b7f06hfli4z&mp=1&gatewayAdapt=glo2bra#nav-review

Isso não é um adaptador, é só parte do soquete que já vem com a placa-mãe (mas que pode ser retirado, então teria como você perder e precisar repor).

3 minutos atrás, MadsonVV2w disse:

N entendo muito, mas não é para isso que serve um adaptador, pra adaptar um cpu cooler a uma certa plataforma?

Todo cooler que presta já vem com os suportes necessários para a montagem em diferentes soquetes. De novo, se o seu não veio com esses suportes, paciência. Você não deveria ter comprado esse cooler.

Postado
15 minutos atrás, Imakuni disse:

Isso não é um adaptador, é só parte do soquete que já vem com a placa-mãe (mas que pode ser retirado, então teria como você perder e precisar repor).

Todo cooler que presta já vem com os suportes necessários para a montagem em diferentes soquetes. De novo, se o seu não veio com esses suportes, paciência. Você não deveria ter comprado esse cooler.

Desculpe, na verdade eu me passei, dei uma olhada aqui e meu cooler vem com essa parte do soquete, e veio também com o suporte a qual eu acho que voce se refere, esse aqui image.png.87ca12d23f0ace1814b7c77161f587bb.png
mas vem escrito 115x/1366/2011 provavelmente é a plataforma qual ele suporta já que na compra selecionei LGA 2011-3 para x99. Então já que o suporte é pra uma placa-mãe diferente da am4 não ha nada que possa ser feito a não ser eu comprar um suporte pra am4, correto?

Postado
4 minutos atrás, MadsonVV2w disse:

Desculpe, na verdade eu me passei, dei uma olhada aqui e meu cooler vem com essa parte do soquete, e veio também com o suporte a qual eu acho que voce se refere, esse aqui 
mas vem escrito 115x/1366/2011 provavelmente é a plataforma qual ele suporta já que na compra selecionei LGA 2011-3 para x99. Então já que o suporte é pra uma placa-mãe diferente da am4 não ha nada que possa ser feito a não ser eu comprar um suporte pra am4, correto?

Correto, precisaria comprar um suporte específico para esse cooler para tornar compatível.

Postado
2 horas atrás, MadsonVV2w disse:

cpu cooler x99. Há muita diferenca do cooler LGA 2011 para o AM4? 

Esse CPU cooler "Snowman 6" do Allii não é feito para LGA2011,* mas é um cooler com alça de mola e presilha que serve tanto para AM4, como LGA1xxx e que pode ser adaptado em placa-mãe X99 graças a "engenharia gambiarra" Chinesa: 😉  o disco adaptador para LGA2011 que vem nas X99/79. Nem precisaria usar o disco adaptador que vem com o cooler.

Como é cooler de alça de mola com presilhas vai ser "P'n'P" nas garras do suporte original de placa-mãe AMD.

* Curiosidade: Atualmente a maioria dos fabricantes de cooler não faz cooler especifico para LGA2011, porque não tem demanda, Xeon em X99/79 é nicho de nicho. Uma rara exceção de cooler exclusivo para o LGA2011 é o Huananhzi A700.

O Snowman é um trambolhão desajeitado que apesar dos 6 heatpipes e dois fans de 90mm tem desempenho pior que um DeepCool Gammaxx 400V2 com 4 heatpipes e fan de 120mm.

Instalando o Snowman em AM4.

Se precisar mude os fans para "pull-pull" - um no meio e um atrás das torres, assim o fan não pega nas memórias.

A propósito, não jogue fora o disco adaptador LGA2011 que veio com o cooler, anuncie em grupos Xeon.

As "novas" placas X99 como a Machinist PR9, ZSUS X99 P4... são mais estreitas, e para serem mais baratas não vem com o disco adaptador, e disco convencional - redondo 😛  pode pegar em memórias "enfeitadas", esse disco que veio tem dois lados paralelos e assim é mais estreito, perfeito para esta placas encolhidas.

Postado
14 minutos atrás, 1lokos disse:

Esse CPU cooler "Snowman 6" do Allii não é feito para LGA2011,* mas é um cooler com alça de mola e presilha que serve tanto para AM4, como LGA1xxx e que pode ser adaptado em placa-mãe X99 graças a "engenharia gambiarra" Chinesa: 😉  o disco adaptador para LGA2011 que vem nas X99/79. O disco que vem com o cooler é para os Intel LGA1***.

* Curiosidade: Atualmente a maioria dos fabricantes de cooler não faz cooler especifico para LGA2011, porque não tem demanda, Xeon em X99/79 é nicho de nicho. Uma rara exceção de cooler exclusivo para o LGA2011 é o Huananhzi A700.

Instalando o Snowman em AM4.

Obrigado amigo, então pelo que parece, quanto a este cooler, o snowman 6 do aliexpress, a única coisa que muda entre essas opções que ele oferece, é o suporte que eles enviam então?
image.png.9afc5ffeccf26f0fa990aae3bbeafc8e.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...