Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Formatar o pc de pouco em pouco tempo faz mal para as peças?


Posts recomendados

  • Moderador

Olá

Me surgiu essa pergunta, agora que novamente estou indo formatar o meu pc (Por erros do Windows 11 Dev). É problemático formatar demais? Tipo, eu passo uma grande quantidade de dados todos os meses pelo meu pc (Por volta de 2000GB)... Isso seria problemático?

(Formato o pc entre 3 a 5 meses)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, TheDemonLena disse:

Olá

Me surgiu essa pergunta, agora que novamente estou indo formatar o meu pc (Por erros do Windows 11 Dev). É problemático formatar demais? Tipo, eu passo uma grande quantidade de dados todos os meses pelo meu pc (Por volta de 2000GB)... Isso seria problemático?

(Formato o pc entre 3 a 5 meses)

 

Ao apagar dados e sobreescrever os mesmos, pode diminuir a vida útil do seu SSD/HD. Recomendo formatar a cada 6 meses, mas depende muito da sua utilização. Para não ficar arrastando arquivos para lá e para cá, crie uma imagem ISO do seu PC e a utilize na hora da reinstalação do Windows, preservando os arquivos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
4 minutos atrás, gabrielssi disse:

 

Ao apagar dados e sobreescrever os mesmos, pode diminuir a vida útil do seu SSD/HD. Recomendo formatar a cada 6 meses, mas depende muito da sua utilização. Para não ficar arrastando arquivos para lá e para cá, crie uma imagem ISO do seu PC e a utilize na hora da reinstalação do Windows, preservando os arquivos. 

No momento eu utilizei tudo isto em 1 mês:

image.png

E meus SSD ta assim no momento '-'
image.png
 

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

O que gera desgastes são o clicos de gravar e apagar dados, não necessariamente a formatação.

 

 

Quanto aos componentes, em geral o que causa desgaste (além do natural) são os ciclos de esquentar e enfriar o hardware. Não vejo como formatar diminuiria a vida útil de uma fonte ou placa de vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!