Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá prezados, como estão? Hoje trago um problema incomum, minha placa-mãe B350M-A Prime da ASUS parou de reconhecer qualquer NVMe que seja instalado. O curioso é que havia um NVMe da Netac de 500GB (NV3000) instalado.

Seguindo a ordem cronológica:

1° O NVMe da Netac morreu após 6 meses de uso e menos de 15TB escrito. Quando ele morreu, o Windows apresentava muita lentidão, até que chegou um ponto que o sistema congelou completamente. Após reboot, ficou travado na tela de POST por 5 minutos, até que caiu na BIOS sem reconhecer o NVMe.  (Sim, aprendi que NVMe do Aliexpress é fria)

2° Substitui por um NVMe XPG S50 Lite, fiz a formatação, instalei tudo que precisava e comecei a usar.

3° Um dia após instalar o novo NVMe, o Windows congelou e lançou tela azul: Critical Process Died.

Fui subir a BIOS, mesma coisa... travado no POST, BIOS não reconhece o M.2.

Pensei: putz fui burro, o slot M.2 tá com mau contato, comprei o NVMe à toa. Engano meu. Testei o mesmo NVMe em outra placa-mãe e reconheceu normalmente o sistema. Testei pelo HD Tune e HD Sentinel, tudo na maior paz, 0 indícios de defeito. Peguei o NVMe da Netac só para testar, realmente tinha morrido, não reconheceu em nenhuma placa.

A dúvida que ficou é: o NVMe antigo (Netac) danificou o slot M.2? Será que a placa-mãe danificou o bendito? 

Peguei um limpa contato e dei uma apertada boa no slot, depois sequei com cotonete toda a condensação de água visível. Nenhum sinal de vida.

OBS: comprei essa placa em 2017. Desde então tenho usado todos os dias. O único slot que comecei a usar esse ano foi o M.2.

OBS²: Sou técnico de RMA em uma empresa de médio porte, peguei vários defeitos curiosos em placa-mãe, mas até hoje nunca vi o slot M.2 apresentar esse comportamento, por isso me senti na necessidade de compartilhar essa situação.

Kit: 

Ryzen 5 5600 (Stock)

B350M-A Prime

4x 8GB Asgard 3200Mhz (exagero, eu sei)

GTX 1070 Gigabyte

NVMe 1TB XPG

SSD 240GB WD Green

HDD 2 TB WD Blue

WC Corsair H115i (mais exagero ainda, eu sei)

Fonte Corsair TX650M 80 Plus Gold

Postado
13 minutos atrás, Kaze_jp disse:

@Malskey , olá

Dúvida:

• Você está com BIOS na última Version 6203 - 2023/08/15 - disponível pela fabricante da placa-mãe?

Excelente observação! Sim, após o ocorrido, atualizei a BIOS para a versão mais recente (6203), desliguei o micro, removi a bateria para resetar todas as configs e iniciei novamente, porém sem sucesso.

Postado
9 horas atrás, Gui GC disse:

@Malskey Já tentou ligar só com o NVMe conectado na placa-mãe?

Bom dia, fiz o teste agora pela manhã, e deu certo! Testei o NVMe sem as portas SATA dos HDs conectada na placa-mãe  e o Windows subiu! Detalhe é que mesmo assim aparece como slot M.2 vazio na BIOS.

Um fato que notei, é que essa placa-mãe desativa as portas sata 5 e 6 quando é utilizado M.2. Por isso os HDs estavam conectados nas portas 1 e 2.

Isso confere como defeito, correto?

Postado

@Malskey  Não sei lhe dizer se o defeito é no NVMe, na placa-mãe ou até talvez nos outros discos - outros discos com problemas poderia afetar o disco principal do SO de alguma forma, apesar de eu não entender o porque.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!