Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, alguém poderia me auxiliar?

Recentemente, meu computador começou a apresentar alguns problemas. A tela congela sem aviso, e recentemente o Pc desliga quando estou navegando na internet ou abro um documento no Word. 

Após investigar o problema, percebi que o cooler do processador não está "girando" mesmo após testar diferentes entradas na placa-mãe, ele apenas tenta girar levemente, mas logo para. 

Gostaria de saber se alguém tem sugestões ou alternativas para verificar antes de considerar a compra de um novo cooler.

Postado

Opa, pelo o que você disse, seu cooler pode estar com defeito ou travado, o pc deve estar desligando (e travando) por causa da temperatura alta. Se tiver com defeito é só trocando.

• Curtir 1
Postado

@Astronema você pode tentar girar ele com o dedo sem tirá-lo, ver se tem algo preso (com os fio desconectado e o pc desligado), se você perceber que ele está meio travado e não tem nada interferindo, então não tem nada o que fazer até onde eu sei. Portanto, assim como você disse, se ele tenta girar, sinal que tá tudo normal na alimentação, ou seja, ele está conectado correto, e isso normalmente é um defeito do cooler

Postado

Pode ser mau contato no cooler, já tive esse problema em cooler pra gabinete que um parou e eu nem percebi, ele só girava com um impulso manual, não tem como testar algum outro cooler de algum amigo?

• Curtir 1
Postado

@marceloz511 

Entendi, obrigada! Vou tentar providenciar outro cooler então. O mais curioso é que ele estava funcionando desde 2020, que foi quando comprei junto com o processador e a placa-mãe.

Outro dia, retirei o cooler para limpar e trocar a pasta térmica. Não tenho certeza se isso causou algum problema, pois também não me recordo se o cooler já estava parado antes. Inicialmente, eu suspeitava que o problema de travamento e reinicialização do meu PC fosse devido a memória, HD ou outras questões. No entanto, depois que ele começou a desligar ocasionalmente enquanto eu o usava, percebi que algo estava diferente. Foi somente quando abri o gabinete que percebi que o cooler do processador não estava girando.

@lucas2560 Vou verificar mas acho difícil por que meu cooler é daqueles que tem parafuso. Meu irmão tem um PC parado vou ver se consigo testar no dele embora eu acho que o cooler é daquele modelo normal. 

Screenshot_2023-10-20-21-37-35-792_com.shopee.br-edit.jpg

Postado

@Astronemamesmo funcionando em outro pc, pode ainda ser o cooler, para você ter certeza, testa outro cooler na sua placa-mãe. Se realmente for a placa-mãe, ou você leva em algum lugar que pode arrumá-la ou você pode tentar adaptar uma fan normal, que tenha aquela alimentação molex ou sata. porém se o seu processador esquenta muito, não é aconselhável (lembre que isso seria uma gambiarra, e pense se valeria a pena)

Postado
11 horas atrás, marceloz511 disse:

@Astronemamesmo funcionando em outro pc, pode ainda ser o cooler, para você ter certeza, testa outro cooler na sua placa-mãe. Se realmente for a placa-mãe, ou você leva em algum lugar que pode arrumá-la ou você pode tentar adaptar uma fan normal, que tenha aquela alimentação molex ou sata. porém se o seu processador esquenta muito, não é aconselhável (lembre que isso seria uma gambiarra, e pense se valeria a pena)

Testei outro cooler e funcionou. E agora? Que doidera não consigo entender como que um cooler deixa de funcionar em uma placa-mãe mas ao testar em outra funciona. Quando resolvo testar outro cooler na minha placa-mãe funciona. 

Você acha que eu devo comprar outro cooler? Não tem mais nada que eu possa fazer nem mesmo configuração na BIOS né?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...