Ir ao conteúdo

Adaptador PCIE-E 3.0 X16 para 4 Slots de SSD M.2 NVMe

Ir à solução Resolvido por STAR ALPHA,

Posts recomendados

Postado

Salve, rapaziada!

Tenho o seguinte kit:

• placa-mãe X99 Machinist MR9A Pro Max (imagem anexa)
  • Processador Xeon E5 2690v4, 14 núcleos e 28 threads (imagem anexa)
  • 16GB RAM ECC 2133MHz
  • Gigabyte RTX 4070 12GB Wind Force OC

Peguei um link de uma loja aleatória no Aliexpress, mas se atentem à descrição, pois sãos essas mesma especificações:

Como podem ver na foto anexa, tem apenas 01 slot para SSD M.2 NVMe. Como já utilizo um dos slots X16 para placa de vídeo, gostaria de usar um adaptador 01 PCI-E 3.0 X16 para 04 slots M.2 NVMe.  Pesquisei e achei esse adaptador:

Porém vi que a placa-mãe precisa ser suporte à Bifurcação PCIE na BIOS, Busquei por toda net e não achei nada envolvendo placas chinesas X99 como essa, configurações, instalação etc.

Alguém saberia me dar alguma referência ou algum caso que deu certo? temo minha placa-mãe não ser compatível.

Agradeço desde já meus consagrados!

MACHINIST-X99-MR9A-PRO-MAX-Motherboard-Set-Kit-LGA-2011-3-Processador-Xeon-E5-2650-V3.jpg_.png

imagem_2023-10-30_131548387.png

• Curtir 1
  • Membro VIP
  • Solução
Postado

Sim a principio é possível usar bifurcação de pcie nas x99 , porém requer configurações bem específicas na BIOS

Em 30/10/2023 às 13:30, Brendon Lincon disse:

Busquei por toda net

Faça pesquisas usando o inglês como idioma e você terá melhores resultados como por exemplo 

https://winraid.level1techs.com/t/guide-how-to-bifurcate-a-pci-e-slot/32279/2

https://shuttletitan.com/miscellaneous/pcie-bifurcation-what-is-it-how-to-enable-optimal-configurations-and-use-cases-for-NVMe-sdds-gpus/

• 1 ano depois...
Postado

Boa tarde! 

Caro hoje 14/12/2024 tem ainda procura por esta informação, estou configurando um servidor de virtualização tenho exatamente o mesmo modelo de placa que você postou, um pouco mais de memória 128G e um processador INTEL XEON E5-2680V4.  O modelo correto de adaptador seria este aqui no link 1.

0 - 4 portas M.2 NVMe SSD para pcie x16 adaptador conversor cartão suporte 2230/2242/2260/2280 host controlador placa de expansão indicador led - 

1 - Link  https://pt.aliexpress.com/item/1005007639829412.html?spm=a2g0o.order_list.order_list_main.5.28b2caa4q6FmZa&gatewayAdapt=glo2bra 

2 - Quanto a configuração deve procurar pelos termos das imagens que postei, coloquei tudo em numeração de execução que fiz.

3 -  LINK ORIGINAL DA SOLUÇÃO https://shuttletitan.com/miscellaneous/pcie-bifurcation-what-is-it-how-to-enable-optimal-configurations-and-use-cases-for-NVMe-sdds-gpus/

01-Adaptador com 2 NVmes 1T e 240G.png

02.0-Placa Mãe Localização do Adaptador NVmes.png

02-Placa Mãe Localização do Adaptador NVmes.png

BIOS03.png

BIOS04.png

BIOS05.png

• Amei 1
  • mês depois...
Postado

@Wanderley F. Souza

Muito obrigado pela sua resposta!
Estou montando um home server com o objetivo de usar Proxmox como main OS e usar TrueNAS e Debian com multiplos containers.
Comprei uma placa-mãe chinesa x99 e um Xeon 2697-3 separados, mas somados não passaram de 300 reais. Já tinha comprado anteriormente essa placa 4x NVMe -> PCIe e esteva com muitas dúvidas se essas BIOS chinesas teriam a opção de x4x4x4x4.

Pesquisei brevemente em inglês e não havia encontrado nada.
Muito obrigado pelo seu relato!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...