Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador Ryzen 9 7950x3d Esquentando muito e PC desligando


Ir à solução Resolvido por STAR ALPHA,

Posts recomendados

Fala galera beleza? pessoal estou precisando de uma ajudinha de vocês, montei meu PC recentemente, porém o meu PC está desligando sozinho, ele dá sinal e tudo, porém quando entro na BIOS percebi que a CPU temperatura está dando 78 graus, 79 sem nem se quer eu tá utilizando o processador direito, acredito que o motivo dele ta desligando seja por conta disso para evitar queimar algum componente. Só que o meu PC tem Water Cooler de 240mm, até consegui instalar o Windows e utilizar normalmente, porém as vezes ele desliga, acho que quando aumenta mais ainda a temperatura, e quando vou abrir o fifa 24 ele já desliga logo e acredito que qualquer outro jogo, outra coisa que percebi foi, quando ligo o PC a bomba do water cooler ele tem um "led" e vi que o nome da marca tava de cabeça pra baixo, seria por isso será? que provavelmente estaria de cabeça para baixo?

 

Conf do PC

Processador: Ryzen 9 7950x3d

placa-mãe: ASUS Prime X670e-pro Wifi

Placa de vídeo: RTX 3080 ti

Fonte: Superframe 850w 80 plus gold full modular

WhatsApp Image 2023-11-01 at 08.15.08.jpeg

WhatsApp Image 2023-11-01 at 08.15.07 (1).jpeg

WhatsApp Image 2023-11-01 at 08.15.07.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Bruno Mendonça Andrade alterou o título para Processador Ryzen 9 7950x3d Esquentando muito e PC desligando

@lucasBFAN Sim sim tirei o plástico e apliquei a pasta térmica também 

@STAR ALPHA Bom agora no momento pois tô no trabalho, mas ele está na parte de cima do gabinete, o water cooler eu comprei na Aliexpress da marca da Iwongou, te mandei uma foto do water cooler e outro de um Vídeo que tinha gravado pra ajeitar depois as fans que tava parada, ai bati o print e te mandei mais depois posso tá mandando uma melhor.

Screenshot_2023-11-01-09-27-42-155_com.alibaba.aliexpresshd.jpg

Screenshot_2023-11-01-09-33-14-624_com.miui.gallery.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Bem você tem um gabinete aquário então o fluxo de ar é um pouco "elevado" e talvez o seu water cooler não seja o suficiente nesse caso. 

Mas faça alguns testes antes de tirar conclusões precipitadas

1° Coloque as 3 fans laterais no máximo e as 3 de baixo no mínimo , também coloque as fans traseira e do water cooler no máximo e observe a temperatura novamente 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, STAR ALPHA disse:

Bem você tem um gabinete aquário então o fluxo de ar é um pouco "elevado"

 

Na verdade nesse "aquário" o fluxo de ar é "turbilhonado" - o fluxo de ar dos fans na lateral colide com o fluxo de ar dos fans de baixo; e o que se deseja para a troca de calor de um cooler (air ou wc) funcionar bem é um fluxo laminar.

 

Se testar verá que estas fans debaixo da GPU mais atrapalham do que ajuda. O fan na parede traseira esta roubando ar do WC, ele faz sentido quando usando air cooler de torre.

 

Este WC genérico de 240mm é pouco para o 7950X, fica quente até com WC de 360mm.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@STAR ALPHA Eu fiz as ligação dos coolers em uma controladora, e fiz as ligação dos led juntando femea e macho de todos, e liguei apenas um conector ARGB em uma entrada da controladora, e peguei cada conector PWM e liguei em todas as entradas da controladora separado por cada fans, e liguei o conector da controladora na placa-mãe, fiz o mesmo com as fans do water cooler, porém a bomba de refrigeração do water cooler, eu liguei direto na placa-mãe na entrada "CPU FAN" e até ja mudei para uma entrada que minha placa-mãe tambem tem que é "W_PUMP" se não me engano, e já fiz o que você me informou que era colocar tudo no maximo, mais mesmo assim a temperatura permaneceu a mesma coisa. Outra coisa, Sem querer quando fui tirar a bomba do water para verificar se realmente tava pegando no processador, o plastico tava quente e acabou quebrando o encaixe que coloca na placa-mãe, ai eu fiz tipo uma gambiarra para poder dá certo, no caso eu coloquei a peça, será que isso é devido a isso? pois não tá pegando total no processador? só que também antes de quebrar, a temperatura já tava alta também.

@1lokos entendi entendi, também imaginei isso, que o Water Cooler não tivesse dando conta do processador, mais no caso o que você me recomendaria? comprar outro WC, se sim, qual seria o ideal? pois tava nesse plano mesmo, de comprar um WC ou só um Air cooler mesmo pra focar só no processador. Já as montagem dos coolers, eu fiz de acordo com os Vídeo do youtube que a galera tava recomendando, no caso para gabinete aquario o ideal é o fluxo laminar? como é esse fluxo laminar? qual é as posições das fans?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@STAR ALPHA na verdade o que quebrou foi só o encaixe pra plugar na placa-mãe e tal, que é quase o principal kk, pois é o que fica bem encaixado, mais sobre isso consegui da um jeito, mais acredito que o problema mesmo é o WC que não suporta o processador, por ser paralelo e tal e também ser da china.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!